Papos de Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Papos de Cinema

Papos de CinemaNo dia 11 de janeiro, comemoramos os cinco anos do CinePipocaCult com um evento aqui em Salvador. Tudo foi pensado com muito carinho, buscando levar para o auditório do Salvador Shopping Business aquilo que o site se propõe: discutir cinema. O resultado nos deixou bastante felizes e compartilhamos um pouco agora com vocês.

O evento foi aberto com um vídeo resumo desses cinco anos. É complicado resumir tudo que vivemos, vimos, participamos, aprendemos e compartilhamos durante esse tempo, mas as fotos buscam demonstrar a diversidade. Os prêmios que ganhamos, as pessoas que entrevistamos, os eventos que participamos, os amigos que ganhamos, os cursos que fizemos. Tudo está aí, de uma forma ou de outra. Vejam e divirtam-se conosco.


Para a primeira mesa, o tema “A crítica em favor do cinema” rendeu boas discussões sobre o papel da crítica e as possibilidades no mundo de hoje. João Carlos Sampaio (Jornal A Tarde), Adalberto Meireles (Ponto C de Cinema), Rafael Carvalho (Moviola Digital) e Regina Gomes (UFBA) conseguiram apresentar, em seus pontos de vista diversos, questões interessantes. Regina ainda levantou a discussão sobre a crítica estar em função do cinema ou em um mesmo patamar que ele, ao questionar o título da mesa.

Papos de CinemaUm ponto que gerou certa controvérsia na mesa foi uma pergunta da plateia sobre a opinião do crítico em seu texto. Enquanto alguns defendiam a necessidade do posicionamento, outros ponderavam a questão da afirmação excessiva. João Carlos Sampaio acredita que taxar um filme de bom ou ruim não é o caminho, enquanto Regina Gomes considera importante um posicionamento mais incisivo.

Outra questão que gerou bastante discussão foi a possibilidade de considerar um grupo de filmes como as Chanchadas da Atlântida, os Filmes dos Trapalhões ou as Comédias Nacionais atuais como blocos homogêneos. Cada filme é um filme, lembrou João Carlos Sampaio, dentre as Chanchadas existiam bons filmes e filmes ruins, assim como as comédias atuais pode ter coisas interessantes e outras muito ruins.

Vejam aqui um resumo da primeira mesa:


João Pimenta - Papos de CinemaApós a mesa, tivemos a presença do ator e humorista João Pimenta, criador do personagem Pé de Pranta. Sempre inovando, João não quis fazer um stand up, conforme anunciado, mas um "sitdown comedy", digamos assim. Sentado em sua cadeira, ele contou seus "causos" de infância e sua experiência com o cinema, sendo um menino vindo do interior da Bahia. A plateia riu com suas piadas e com as situações descritas nas salas que incomodam qualquer cinéfilo. Thomas mesmo teria aprovado.

Já a segunda mesa trouxe boas ponderações sobre o mercado cinematográfico. O tema “Conservadorismo no cinema: culpa do público ou dos produtores?” foi ampliado pelos debatedores, que discutiram também suas experiências no mercado. Cláudio Marques (Espaço Itaú Glauber Rocha), Rodrigo Luna (Arremate e Jessy) e Amadeu Alban (Movioca) falaram de tudo um pouco, de políticas públicas, de plateias, de gostos pessoais e claro, dos seus próprios projetos.

Vejam aqui um resumo da segunda mesa:


E para finalizar, a Liga dos Baianos aproveitou o evento para lançar o seu Mercadinho, com produtos diversos deles e dos seus parceiros, inclusive nós. O CinePipocaCult agora tem uma marca, a Rato de Cinema, que, aproveitando o nosso mascote Thomas, irá trazer estampas cinéfilas e divertidas para todos os gostos. Dêem uma olhadinha na loja.

E vejam as fotos do evento que colocamos em nosso Facebook:


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.