O Clã : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Clã

O Clã - filmeDiretor de filmes de sucesso como Abutres Elefante Branco, Pablo Trapero dirige o candidato a uma vaga de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar pela Argentina. Um filme intenso baseado em uma história real.

Após a ditadura militar, alguns integrantes das forças armadas resolveram começar uma espécie de negócio. Sequestro de pessoas ricas no país. O pior é que além do resgate, as vítimas acabavam sendo descartadas como queima de arquivo. E entre os mais famosos estão os Puccio, uma família aparentemente comum, tendo inclusive um dos filhos como um bem sucedido esportista.

O Clã - filmePablo Trapero poderia escolher diversos caminhos para contar essa história, o viés histórico e político talvez fosse o mais óbvio, porém, o diretor prefere trazer essa história real para o lado pessoal, para a intimidade da família, e mais precisamente para a tensão criada entre pai e filho. Alex e Arquímedes se amam e se odeiam com tamanha intensidade que nos conduzem em igual tensão por toda a trama.

Alex tem sonhos, tem o talento no rúgbi, tem uma namorada que ama, tem um futuro promissor. Mas, tem também um pai que o chantageia e o oferece o caminho mais fácil. E ele não nega, por mais que se incomode, que por vezes condene, ele também facilmente aceita não apenas ajudar nos "serviços" como agradece com um sorriso o dinheiro que vem disso. Condenar o velho mafioso é fácil, mas e a responsabilidade daqueles cúmplices passivos, como fica?

O Clã - filmeCom um roteiro não-linear que vai reconstruindo momentos históricos ao mesmo tempo em que nos dá o final e o início daquela família, o filme não nos surpreende pela descoberta dos crimes, afinal a existência do filme já indica que aquilo aconteceu. Mas, o como isso acontece, e principalmente, os acontecimentos na prisão não deixam de ser impactantes, com destaque para impressionante cena final de Alex e as revelações durante os créditos.

O Clã - filmeO fato de já sabermos do final, no entanto, tira um pouco do suspense e nos dá momentos de terror e tensão pela naturalidade como tudo aquilo é conduzido pela família. Como cortar um frango com arroz para o refém, ou apresentar a próxima vítima como um "amigo de toda a vida".

É curioso também a forma como Alex está sempre envolvido e à parte ao mesmo tempo. Sempre no momento-chave de escrever a carta, o rapaz é mostrado em uma montagem paralela fazendo outra coisa. Marcando de maneira clara que ele não está completamente envolvido, nem mesmo emocionalmente, continuando a sua vida independente do que acontece no sótão de sua casa.

Ainda que tenha momentos confusos e pudesse desenvolver um pouco melhor as motivações das personagens, O Clã é um filme intenso e bem realizado que nos deixa com o impacto das revelações finais nos fazendo pensar não apenas naquela família, mas na humanidade e no que somos capazes por dinheiro.


O Clã (El Clan, 2015 / Argentina)
Direção: Pablo Trapero
Roteiro: Julian Loyola, Esteban Student, Pablo Trapero
Com: Antonia Bengoechea, Gastón Cocchiarale, Guillermo Francella
Duração: 110 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.