O Quarto de Jack : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Quarto de Jack

O Quarto de Jack - filmeBaseado no livro de Emma Donoghue e roteirizado pela própria, O Quarto de Jack é um filme intenso. Traz um tema duro, construído com sensibilidade pelo ponto de vista de uma criança de cinco anos que nos emociona e embala em diversos momentos.

É algo raro atualmente diante do bombardeio de informações ainda mais para um candidato ao Oscar, mas vi o filme sem saber muito dele, nem o trailer assisti e, assim, a experiência acabou sendo ainda mais intensa. Recomendo àqueles que queiram sentir o mesmo em expectativa e surpresa não ler a crítica agora e retornar apenas após assistir ao filme. De qualquer maneira, não há aqui spoilers que já não estejam na divulgação do mesmo.

O Quarto de Jack - filmeJack é um garotinho criativo e até certo ponto, feliz. Vive com sua mãe em seu quarto, que, para ele, é o mundo. Tudo que há além dele são as imagens da televisão e o Velho Nick que vem todo domingo trazer coisas que tira do objeto que para ele é mágico. Mas, quando ele faz cinco anos, não é mais uma “criancinha” segundo suas próprias palavras e sua mãe vai lhe contar a verdade.

O velho Nick é um seqüestrador que os mantém ali em cativeiro e o que passa na televisão é parte do mundo real que existe do outro lado da parede. Como nasceu ali, Jack só conhece aquele quarto como mundo e muito das questões explicadas por sua mãe soam estranhas demais. Só que mesmo confuso, ele ainda terá uma missão, para depois reaprender a viver nesse maravilhoso mundo desconhecido.

O Quarto de Jack - filmeA primeira parte do filme é extremamente minimalista. Temos pouco do quarto, apenas partes dele, não nos dando a dimensão exata do local, a própria Joy, mãe do garoto é vista em partes, e Nick demora a aparecer além das sombras. O diretor Lenny Abrahamson nos coloca de fato na posição de Jack e fazemos o esforço de imaginar a mente daquele garoto que nasceu em cativeiro e só tem aquilo como realidade palpável.

Ao mesmo tempo, não podemos desconectar da compreensão de mundo que temos e nos angustia saber daquela situação, do seqüestro, do cativeiro, da forma como Joy serve sexualmente a Nick, do medo que ela sente do homem também querer mexer com o filho, do desespero e da falta de perspectiva diante dos planos possíveis de fuga.

Já na segunda parte, o drama ganha outras dimensões. Primeiro pela óbvia ampliação de mundo de Jack. Tudo é assustadoramente grande para ele. A força do Sol é intensa demais, as paisagens são assustadoras, os prédios imensos, as pessoas vistas com desconfiança. Estamos descobrindo o mundo com seus olhos e tudo ganha mesmo outra dimensão cinematográfica.

O Quarto de Jack - filmeAs lentes de Lenny Abrahamson nos apresentam esse novo mundo, como se de fato nos fosse novo. Sempre por partes. Há sempre uma sensação de expectativa diante do novo mundo, e uma apreensão que representa não apenas o novo de Jack, como o velho novo de Joy, que pela compreensão que tem, acaba tendo também maior dificuldade de superar o trauma e se readaptar, até mesmo por perceber algumas reações como a do próprio pai.

É tudo construído com muita delicadeza e o que mais impressiona não é nem a atuação de Brie Larson, apesar de ótima, mas do garoto Jacob Tremblay que consegue construir uma maturidade emocional impressionante em cada gesto e olhar. São cenas fortes em que ele se entrega de uma maneira impressionante, nos emocionando tanto em tela quanto em som, quando sua voz over narra sua experiência intensa com a ingenuidade de uma criança.

O Quarto de Jack é daqueles filmes que nos impacta e fica conosco por um bom tempo. Através de um tema já explorado por diversas vezes, mas que ao trazer o viés do olhar infantil se torna ainda mais intenso, doloroso, mas também belo. Porque nos dá um novo ponto de vista, a inocência de não compreender a maldade e apenas se entregar a novos conhecimentos.


O Quarto de Jack (Room, 2016 / EUA)
Direção: Lenny Abrahamson
Roteiro: Emma Donoghue
Com: Brie Larson, Jacob Tremblay, Sean Bridgers, Joan Allen, William H. Macy, Tom McCamus
Duração: 118 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.