Guardiões da Galáxia Vol. 2 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Guardiões da Galáxia Vol. 2

Guardiões da Galáxia Vol. 2 - filme

Em 2014, os Guardiões da Galáxia foram apresentados nos cinemas. O filme mais divertido e escrachado da Marvel, talvez, por isso, esse segundo esteja sendo tão comparado a Deadpool. James Gunn manteve o humor e o tom de nunca se levar totalmente a sério do primeiro filme. Agora com maior liberdade, já que não precisa mais apresentar suas personagens. E ainda teve tempo para uma emocionante sequência.

Peter Quill, Rocket, Gamora, Drax e o pequeno Groot já começam em ação, que, claro, vem conduzida com muita música. A cena de abertura tem seu impacto por diversos fatores. Eles estão todos lá, juntos. Há uma batalha, mas James Gunn desvia a atenção para o pequeno Groot que fica em primeiro plano dançando, enquanto, ao fundo, vemos flashs da luta. É curioso que trabalha aí também a preocupação do grupo com o "mascote" e as possíveis besteiras que faça, criando uma dinâmica divertida de interrupções da luta para salvá-lo de algo bobo.


Guardiões da Galáxia Vol. 2 - filmeNão existe em Guardiões da Galáxia Vol. 2 uma trama tão delineada quanto o primeiro, com uma missão estabelecida e objetivos a serem cumpridos. As situações são se revelando aos poucos e, sim, a Galáxia corre perigo novamente, mas de uma maneira mais inusitada e boa parte das personagens nem percebe isso até que o perigo esteja iminente. As tramas vão se desenrolando em causas e consequências criativas que nos fazem seguir a jornada sem nem perceber a passagem do tempo. É curioso que essa cena inicial, que parecia deslocada, acaba puxando o fio a partir de uma ação impensada de Rocket e que leva os anti-heróis a uma perseguição que acaba fazendo o destino do grupo se cruzar com o "destino" de Peter Quill.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 - filmeO filme traz esse interessante pano de fundo de pai e filho que acaba conduzindo a um aprofundamento de todas as personagens do grupo. O roteiro consegue mesclar bem as situações divertidas com tomadas de consciência. Segredos são revelados, emoções são confessadas sem precisar ser didático. Tudo vai sendo exposto de maneira natural, criativa, divertida e, surpreendentemente, emocionante. A cena de confronto entre Rocket e Yondu, por exemplo, é muito bem feita. E um desfecho no espaço acaba trazendo uma emoção surpreendente à trama que fará alguns desavisados mais emotivos chorarem.

Com maior orçamento, a aventura traz também mais efeitos especiais e perseguições pela galáxia que misturam adrenalina com humor. A cena da nave indo até o planeta Ego é um bom exemplo. Ao mesmo tempo em que correm perigo, trazem situações hilárias, equilibrando bem esse gênero de aventura / comédia que os Guardiões pareceram elevar a outro nível, com toques musicais. É curioso como eles trazem a música cada vez mais para dentro do universo ficcional. Não apenas com o walkman de Peter como com som nas naves. E até mesmo uma certa evolução na estrutura que abre novas possibilidades em outros filmes.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 - filmeNão podemos deixar também de observar os efeitos especiais, cada vez mais realistas, como um desenvolto pequeno Groot passeando pelos cenários. Ou todas as maquiagens dos diversos seres que surgem. Mas nada parece impressionar tanto quanto o rejuvenescimento de Kurt Russell na parte inicial do filme, algo que parece estar sendo cada vez mais aprimorado nos cinemas. Não nos surpreende que, em breve, filmes possam ser feitos com atores virtuais, como vislumbrou O Congresso Futurista.

Ainda que sem grandes novidades, Guardiões da Galáxia Vol. 2 entra para o hall das boas continuações exatamente por manter o clima que encantou no primeiro e por conseguir aprofundar suas personagens. Isso reforça a sensação de que temos aqui uma aventura engraçada, porém, não tola. Há fundamentos que embasam personagens e tramas conduzindo-os a algum lugar. Nada é simplesmente gratuito. É um universo próprio que nos diverte e envolve.

Não por acaso, temos cinco cenas pós-créditos que acrescentam a esse clima. Não são importantes necessariamente para o desenvolvimento da trama, talvez apenas duas, uma com um gancho e outra com a apresentação do crescimento de certa personagem. São esquetes de humor. E como tais acrescentam ao sentimento de diversão a que o filme se propõe. Não por acaso o cinema estava quase lotado até o último frame.


Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2, 2017 / EUA)
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn
Com: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Michael Rooker, Karen Gillan, Kurt Russell
Duração: 136 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.