Mamata : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Mamata

Mamata - filme brasileiro

“Brasil, 2017, eu desisto”. Essa é a sinopse do novo filme de Marcus Curvelo do Coletivo Urgente de Audiovisual - Cual, que fez o público do Cine Brasília rir muito na quarta noite de Festival.

Mamata ri de si mesmo, ironizando o estado caótico em que se encontra o Brasil financeira e politicamente. Através do inusitado personagem Joder, vivido pelo próprio Curvelo, que já apareceu em outros filmes do grupo, a obra acompanha a angústia de um artista estagnado entre a crise política, sem trabalho e com uma namorada que estuda no exterior.

Mamata - filme brasileiroCom o estilo próprio, anárquico, Marcus Curvelo mistura linguagens, construindo a trajetória de Joder entre conversas na frente do computador e imagens diversas de Salvador e Brasília que trazem referências do país recente de maneira criativa e pulsante. É uma grande catarse que questiona e tensiona todos os temas, inclusive o grito vazio em que se transformou o “Fora Temer”.

Há dois pontos-chaves que o cineasta parece buscar para representar a sensação de impotência que tomou conta da população brasileira. E é curioso como, de maneira inteligente, ele utiliza o esporte, que sempre foi objeto para manipular as massas em momentos de crise política para exemplificar isso.

É simbólico que Joder recorra ao sentimento de nação com a morte do último grande “herói” brasileiro em 1994. E que isso pareça um passado distante diante de símbolos de um país desconstruído que surgem a partir de uma viagem psicodélica sob o efeito da droga “pedalada”. Não detalho para não perder o frescor da surpresa, claro, já que o melhor da progressão dramática dessa sequência é a surpresa de sempre vir algo a mais que nos faz ir escalando a gargalhada.

Com o sonho de fugir para o exterior ou “se dar bem” com um trabalho arranjado pelo amigo filho de político, Joder não suporta a decepção de viver uma realidade tão sufocante desse país desajustado. Talvez por isso a música de Taiguara seja tão perfeita para abrir e fechar o curta.

Ao contrário de Joder, no entanto, Marcus Curvelo e o Cual não parecem desistir. Usam a arte como catarse e arma para rir da própria miséria e, como isso, refletir sobre tudo. Sobre ausências, presenças e atitudes diversas. Reflexão que ecoou e continua ecoando em Brasília, tal qual o grito no vazio do “Fora Temer”.


Filme visto no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Mamata (Mamata, 2017 / Brasil)
Direção: Marcus Curvelo
Roteiro: Marcus Curvelo
Com: Marcus Curvelo, Débora Ingrid, Carlos Baumgarten, Antônio Pereira Filó
Duração: 30 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.