Cães : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cães

Após fazer bonito no Festival de Brasília, Cães de Adler Paz e Moacyr Gramacho teve sua noite de festa em Salvador. Exibido no último dia 22, no Espaço Unibanco, o curta foi aplaudido e festejado por toda a classe artística, que prestigiou mais essa boa produção da DocDoma.

Capa DVD Cães

O curta-metragem é inspirado na obra de Juan Rulfo, fotógrafo e escritor mexicano que muito bem retratou a vida e dificuldades do campo. Com uma fotografia impecável de Pedrinho Semanovschi, o curta conta uma passagem pelo sertão de um pai que carrega um filho quase desfalecido nas costas. Durante sua caminhada, flashes do passado vão sendo mostrados, construindo a tragédia que os assolou. Sem querer estragar a surpresa, é possível observar a força narrativa que as imagens de Cães consegue obter, utilizando-se de recursos como câmera na mão que traz a dificuldade daquela travessia. Além do recurso da câmera subjetiva, intercalando entre os dois personagens. Quando a subjetiva é do menino carregado, nota-se também a mudança no áudio, que fica mais abafado, distante, quase onírico, o que condiz com o que é explicado depois.

Hilton Cobra e Pisit Mota dão vida a esses dois personagens de maneira harmônica e impressionam nas expressões de sofrimento, lembrando bem a caracterização do povo do sertão. A interpretação de ambos traz uma força extra ao filme, tanto que o prêmio de melhor ator foi mais que merecido para Hilton Cobra.

Totalmente imagético, Cães é uma viagem pelo subjetivo daquela caminhada. A história, vamos montando aos poucos em nossa cabeça e não temos a certeza do que realmente aconteceu. Temos indícios nas citações à madrinha e ao coronel e o sangue que escorre no pai em alguns momentos, mas entender o enredo nesse nível não é o mais importante para apreciação da obra. A montagem, a direção dos atores, a bela fotografia evocam sensações e fazem com que a experiência fílmica seja apreciada por todos. Resta a nossa torcida para que o cinema baiano possa crescer cada vez mais. E que venham os longas (a exemplo de Trampolim do Forte e O Jardim das Folhas Sagradas), que já são aguardados com ansiedade por todos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.