Festival de Gramado
Mesmo sem o glamour de outras edições, o Festival de Gramado ainda é o principal evento cinematográfico do país. Referência para escolha dos melhores do ano, é sempre uma honra levar um kikito para casa. Neste ano, no entanto, duas polêmicas agitaram a edição.
Primeiro a homenagem a Reginaldo Faria. Com grande contribuição ao cinema nacional, tanto como ator quanto diretor, recebeu o troféu Oscarito e soltou o verbo quanto a atual fase do cinema nacional: “Conheci o cinema numa época muito fértil, nas décadas de 60 e 70 – pra mim, a mais fértil, com mercado bem mais amplo e com mais criatividade. Hoje me parece o oposto: o mercado é menor e criatividade igual.” disse. Não tiro a razão dele, afinal, começou a fazer cinema em uma época muito fértil do nosso país.
Segundo foi a homenagem a Xuxa Meneghel pelo conjunto da obra que segundo defesa da organização "já levou mais de 36 milhões de pessoas aos cinemas em todo o país". Tudo bem, bilheteria é algo importante, mas acho que ao dar um prêmio de conjunto da obra têm-se que analisar o legado que esta obra deixa para as futuras gerações. Enfim, a qualidade dessa obra. Nada contra Xuxa, acho que de "Super Xuxa contra o Baixo Astral" (o primeiro infantil dela, sem ser participação nos Trapalhões) para "Xuxa em sonho de menina" (o mais recente) houve uma evolução imensa. Agora, compare ao conjunto da obra dos Trapalhões, por exemplo. Eles fizeram adaptações do teatro, da literatura, da música, da sabedoria popular, criando histórias que acrescentavam cultura à vida das crianças. Tanto que foram recentemente lançados em uma coletânea de DVDs. Os filmes de Xuxa são sempre melodramas com ela no papel de uma mocinha lutando contra algum mal. Talvez, por isso, o prêmio de Xuxa tenha gerado tantas críticas.
E os Kikitos vão para...
Longa Metragem Brasileiro:
Melhor Filme: “Corumbiara” de Vincent Carelli
Melhor Diretor: Vincent Carelli por “Corumbiara” e Paulo Nascimento por “Em Teu Nome”
Melhor Ator: Leonardo Machado por “Em Teu Nome”
Melhor Atriz: Vivianne Pasmanter, por “Quase Um Tango...”
Melhor Roteiro: Sérgio Silva, por “Quase Um Tango...”
Melhor Fotografia: Katia Coelho por “Corpos Celestes”
Prêmio Especial do Júri: “Em Teu Nome”, de Paulo Nascimento
Melhor Diretor de Arte: Fabio Delduque, por “Canção de Baal”
Melhor Trilha Musical: Andre Trento e Renato Muller por “Em Teu Nome”
Prêmio da Crítica: “A Canção de Baal”, de Helena Ignez
Melhor Filme do Júri Popular: “Corumbiara” de Vincent Carelli
Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema: “Corumbiara” de Vincent Carelli
Melhor Montagem: Mari Corrêa, por “Corumbiara”
Longa Metragem Estrangeiro:
Melhor Filme: “La Teta Asustada”, de Claudia Llosa
Melhor Diretor: Claudia Llosa, por “La Teta Asustada”
Melhor Ator: Horacio Camandule, por “Gigante” e Matías Maldonado, por “Nochebuena”
Melhor Atriz: Magaly Solier de “La Teta Asustada”
Melhor Roteiro: Adrián Biniez, por “Gigante”
Melhor Fotografia: Guillermo Nieto, por “Lluvia”
Prêmio Especial do Júri: “La Próxima Estación” de Fernando E. Solanas
Prêmio da Crítica: “Gigante”, de Adrian Biniez
Melhor Filme do Júri Popular: “Lluvia” de Paula Hernández
Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema: “La Teta Asustada” de Claudia Llosa
Curta Metragem
Melhor Filme: “Teresa” de Paula Szutan e Renata Terra
Melhor Diretor: Paula Szutan e Renata Terra, por “Teresa”
Melhor Ator: Miguel Ramos, por “Invasão do Alegrete”
Melhor Atriz: Juliana Carneiro da Cunha, por “O Teu Sorriso”
Melhor Roteiro: Davi Pires e Diego Müller, por “Invasão do Alegrete”
Melhor Fotografia: Andre Luiz de Luiz, por “Ernesto no País do Futebol”
Prêmio Especial do Júri: “Olhos de Ressaca” de Petra Costa
Melhor Diretor de Arte: Diogo Viegas, por “Josué e o Pé de Macaxeira”
Melhor Trilha Musical: Leonardo Mendes, por “Josué e o Pé de Macaxeira”
Melhor Montagem: Gustavo Ribeiro, por “Teresa”
Prêmio da Crítica: “O Teu Sorriso”, de Pedro Freire
Melhor Filme do Júri Popular: “Josué e o Pé de Macaxeira” de Diogo Viegas
Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema: “Olhos de Ressaca” de Petra Costa
Mostra Gaúcha:
Melhor Filme: “De Volta ao Quarto 666”, de Gustavo Spolidoro
Melhor Direção: Leonardo Remor, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Ator: Nelson Diniz, por “Quiropterofobia”
Melhor Atriz: Sissi Venturin, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Roteiro: Davi Pires e Diego Müller, por “Invasão do Alegrete”
Melhor Fotografia: Matheus Massochini, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Direção de Arte: Guilherme Pacheco, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Música: Sérgio Rojas, por “Jogo do Osso”
Melhor Montagem: Marcos Lopes, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Edição de Som: Cristiano Scherer, por “Livros no Quintal”
Melhor Produtor / Produtor Executivo: Regina Martins, por “Mapa-Mundi”
Primeiro a homenagem a Reginaldo Faria. Com grande contribuição ao cinema nacional, tanto como ator quanto diretor, recebeu o troféu Oscarito e soltou o verbo quanto a atual fase do cinema nacional: “Conheci o cinema numa época muito fértil, nas décadas de 60 e 70 – pra mim, a mais fértil, com mercado bem mais amplo e com mais criatividade. Hoje me parece o oposto: o mercado é menor e criatividade igual.” disse. Não tiro a razão dele, afinal, começou a fazer cinema em uma época muito fértil do nosso país.
Segundo foi a homenagem a Xuxa Meneghel pelo conjunto da obra que segundo defesa da organização "já levou mais de 36 milhões de pessoas aos cinemas em todo o país". Tudo bem, bilheteria é algo importante, mas acho que ao dar um prêmio de conjunto da obra têm-se que analisar o legado que esta obra deixa para as futuras gerações. Enfim, a qualidade dessa obra. Nada contra Xuxa, acho que de "Super Xuxa contra o Baixo Astral" (o primeiro infantil dela, sem ser participação nos Trapalhões) para "Xuxa em sonho de menina" (o mais recente) houve uma evolução imensa. Agora, compare ao conjunto da obra dos Trapalhões, por exemplo. Eles fizeram adaptações do teatro, da literatura, da música, da sabedoria popular, criando histórias que acrescentavam cultura à vida das crianças. Tanto que foram recentemente lançados em uma coletânea de DVDs. Os filmes de Xuxa são sempre melodramas com ela no papel de uma mocinha lutando contra algum mal. Talvez, por isso, o prêmio de Xuxa tenha gerado tantas críticas.
E os Kikitos vão para...
Longa Metragem Brasileiro:
Melhor Filme: “Corumbiara” de Vincent Carelli
Melhor Diretor: Vincent Carelli por “Corumbiara” e Paulo Nascimento por “Em Teu Nome”
Melhor Ator: Leonardo Machado por “Em Teu Nome”
Melhor Atriz: Vivianne Pasmanter, por “Quase Um Tango...”
Melhor Roteiro: Sérgio Silva, por “Quase Um Tango...”
Melhor Fotografia: Katia Coelho por “Corpos Celestes”
Prêmio Especial do Júri: “Em Teu Nome”, de Paulo Nascimento
Melhor Diretor de Arte: Fabio Delduque, por “Canção de Baal”
Melhor Trilha Musical: Andre Trento e Renato Muller por “Em Teu Nome”
Prêmio da Crítica: “A Canção de Baal”, de Helena Ignez
Melhor Filme do Júri Popular: “Corumbiara” de Vincent Carelli
Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema: “Corumbiara” de Vincent Carelli
Melhor Montagem: Mari Corrêa, por “Corumbiara”
Longa Metragem Estrangeiro:
Melhor Filme: “La Teta Asustada”, de Claudia Llosa
Melhor Diretor: Claudia Llosa, por “La Teta Asustada”
Melhor Ator: Horacio Camandule, por “Gigante” e Matías Maldonado, por “Nochebuena”
Melhor Atriz: Magaly Solier de “La Teta Asustada”
Melhor Roteiro: Adrián Biniez, por “Gigante”
Melhor Fotografia: Guillermo Nieto, por “Lluvia”
Prêmio Especial do Júri: “La Próxima Estación” de Fernando E. Solanas
Prêmio da Crítica: “Gigante”, de Adrian Biniez
Melhor Filme do Júri Popular: “Lluvia” de Paula Hernández
Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema: “La Teta Asustada” de Claudia Llosa
Curta Metragem
Melhor Filme: “Teresa” de Paula Szutan e Renata Terra
Melhor Diretor: Paula Szutan e Renata Terra, por “Teresa”
Melhor Ator: Miguel Ramos, por “Invasão do Alegrete”
Melhor Atriz: Juliana Carneiro da Cunha, por “O Teu Sorriso”
Melhor Roteiro: Davi Pires e Diego Müller, por “Invasão do Alegrete”
Melhor Fotografia: Andre Luiz de Luiz, por “Ernesto no País do Futebol”
Prêmio Especial do Júri: “Olhos de Ressaca” de Petra Costa
Melhor Diretor de Arte: Diogo Viegas, por “Josué e o Pé de Macaxeira”
Melhor Trilha Musical: Leonardo Mendes, por “Josué e o Pé de Macaxeira”
Melhor Montagem: Gustavo Ribeiro, por “Teresa”
Prêmio da Crítica: “O Teu Sorriso”, de Pedro Freire
Melhor Filme do Júri Popular: “Josué e o Pé de Macaxeira” de Diogo Viegas
Melhor Filme do Júri de Estudantes de Cinema: “Olhos de Ressaca” de Petra Costa
Mostra Gaúcha:
Melhor Filme: “De Volta ao Quarto 666”, de Gustavo Spolidoro
Melhor Direção: Leonardo Remor, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Ator: Nelson Diniz, por “Quiropterofobia”
Melhor Atriz: Sissi Venturin, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Roteiro: Davi Pires e Diego Müller, por “Invasão do Alegrete”
Melhor Fotografia: Matheus Massochini, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Direção de Arte: Guilherme Pacheco, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Música: Sérgio Rojas, por “Jogo do Osso”
Melhor Montagem: Marcos Lopes, por “Sobre Um Dia Qualquer”
Melhor Edição de Som: Cristiano Scherer, por “Livros no Quintal”
Melhor Produtor / Produtor Executivo: Regina Martins, por “Mapa-Mundi”
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Festival de Gramado
2009-08-17T19:36:00-03:00
Amanda Aouad
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