Dicas da semana : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dicas da semana

Cinema

Projeta Brasil Cinemark
Amanhã é o Projeta Brasil na Rede Cinemark. Diversos filmes nacionais lançados esse ano serão exibidos a ingressos de apenas R$ 2,00. Uma iniciativa interessante e uma boa oportunidade para conferir e prestigiar o cinema brasileiro, além de ajudar novas produções, já que a renda é revertida para projetos. Pena que seja apenas em uma segunda-feira, quando a maioria do público trabalha ou estuda. Destaque para bons filmes que já saíram de cartaz como O Contador de Histórias, Feliz Natal, Tempos de Paz e Divã.

DVD

O Pagador de PromessasO Pagador de Promessas
Não é um lançamento em DVD, mas uma homenagem a Anselmo Duarte, cineasta falecido ontem. Este grande filme, único brasileiro a levar Palma de Ouro em Cannes, merece ser visto e revisto por todos. Pode ser encontrado nas melhores locadoras e lojas do país. Baseado na peça de Dias Gomes, o filme traça a trajetória de Zé do Burro e sua necessidade de pagar sua promessa, além de tocar em assuntos como intolerância religiosa, poder da imprensa e luta de classes.

Sinopse: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé ter feito sua promessa em um terreiro de macumba.

Televisão
Bee Movie, a história de uma abelha
Quarta-feira, 13:35, Telecine Light
Uma animação inusitada, com uma metáfora muito interessante sobre as relações humanas e as funções de cada ser no planeta

Sinopse: Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.

Joana D´Arc, de Luc Besson
Sábado, 22h, Universal
O diretor francês Luc Besson conta a história verídica de Joana D'Arc (vivida pela bela Milla Jovovich, mulher de Besson na época), a heroína mais famosa da França que foi queimada como bruxa, de uma forma muito interessante.

Sinopse: Nascida em 1412, Joana desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar mais de uma vez ao dia, ainda jovem. A Guerra dos Cem Anos, travada com a Inglaterra, se prolongava desde 1337 e, em 1420, os reis Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Surge, então, Joana D'Arc para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims. Mas seu amor pelo exército e pela França não é reconhecido e, graças às visões premunitórias que tinha, Joana foi tida como bruxa e condenada à morte pelos mesmos franceses que libertou.

A bela da tarde
Sábado, 18h, Canal Brasil
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, este filme de Buñuel chocou muita gente e trouxe Catherine Deneuve no auge de sua beleza. Uma boa reflexão sobre a insatisfação humana.

Sinopse: Séverine é uma jovem e bela mulher casada com um médico. Ela ama o marido, mas não consegue se satisfazer sexualmente com ele. Então entrega-se aos seus desejos e acaba por se tornar uma prostituta, mantendo uma vida dupla.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.