Profissão: Palhaço : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Profissão: Palhaço

Profissão: PalhaçoTrês gerações de palhaços, um pequeno circo itinerante e uma diretora com um olhar aguçado experimentando ângulos que acrescentam sensibilidade àquelas histórias. Essa mistura resultou em Profissão: Palhaço, da diretora baiana Paula Gomes, que estreia em rede nacional hoje, às 22:30h (horário de Brasília). O projeto foi um dos vencedores do concurso DOCTV e mostra os bastidores de um pequeno circo, sempre pelo olhar do profissional do riso.

“A nossa proposta não é repetir aquela ideia do circo melancólico, do circo que acabou. Com esse documentário nós fomos atrás daqueles profissionais que pintam a cara e tiram sustentos de famílias inteiras da sua arte. Nós encontramos um circo que está vivo, vivíssimo, com as arquibancadas lotadas, apesar de todas as dificuldades que encontra”, diz Paula Gomes que também produziu o documentário. “É aí, nesse Brasil sem teatro, sem museus, sem salas de cinema, que os palhaços e seu circo de lona rasgada ainda desempenham um papel importantíssimo nos dias de hoje”, diz ainda.

Profissão: PalhaçoAs gravações ocorreram no povoado de Quicé (Senhor do Bonfim), onde toda a equipe esteve imersa no cotidiano do Weverton Circo, compartilhando trailers, refeições e histórias. As conversas eram casuais, privilegiando sempre a liguagem do cinema direto com o cotidiano da trupe. Assim, a realidade da região, o rural e o urbano, se misturavam com o dia a dia do circo de uma forma interessante.

Apenas na parte final vemos os três protagonistas transvestidos de palhaço, atuando. É emocionante o momento em que o mais velho entra no picadeiro após seis anos de aposentadoria. E a melancolia da realidade dura parece se perder diante da arte de fazer rir. É uma visão bem interessante desse profissional tão esquecido nos dias de hoje.


Estreia: 30.04 (sexta-feira)
Canal: Tv Cultura
Horário: 22:30

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.