Os piores filmes brasileiros? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os piores filmes brasileiros?

Márcio Garcia como Peri em O GuaraniA Veja lançou uma lista polêmica com os que seriam os piores filmes brasileiros de todos os tempos. Para começar, isso é tão relativo quanto seria a lista dos melhores. Afinal, cada filme tem seu objetivo e importância. Além disso, há muitos filmes recentes que facilmente poderiam ser trocados por outros. Por exemplo, "Xuxa em sonho de menina", pode ser uma bobagem, mas vai dizer que é pior que "Super Xuxa contra o baixo astral"? E ainda vem com um claro direcionamento político ao colocar na lista o filme de Fábio Barreto sobre a vida de Lula. O longa pode não ser nenhuma obra-prima, mas dizer que ele é pior do que O Guarani, por exemplo, de Norma Bengel, que traz Márcio Garcia como Peri? E o raríssimo O Gato de Botas Extraterrestre? A única coisa que não dá para discordar na lista é o filme que encabeça a lista. Cinderela Baiana é um marco cinematográfico. O trash dos trashs. Mas, como eu já disse, é tão ruim que fica bom.

Ou seja, a gente sempre aprende com filmes ruins. É sempre bom vê-los. E alguns podem ser pior para uns e não para outros, tudo depende da experiência. Por isso, não crio a minha própria lista de piores filmes. Não faz sentido. Gostaria de citar apenas aqui Segurança Nacional, que se não é um dos piores, com certeza é um dos mais tolos filmes de nossa história.

Abaixo a lista completa da Veja, apenas com um pequeno comentário do que acho de cada um deles. Vocês também podem conferir na publicação original aqui.

Carla Perez em Cinderela Baiana

1 Cinderela Baiana
"Clássico" protagonizado por Carla Perez com Lázaro Ramos, Perry Sales e Alexandre Pires não poderia ficar de fora mesmo. Até me arrisco a dizer que tem a pior cena de luta já registrada em um filme. Repito que é tão trash que acaba virando cult.


Paola Oliveira e Reynaldo Giannechini em Entre Lençois

2 Entre Lençois
Paola Oliveira e Reynaldo Giannechini realmente não me convenceram, mas não colocaria como o segundo pior filme da história.


Inspetor Faustão e o Mallandro

3 Inspetor Faustão e o Mallandro
Aguentar Faustão nos domingos já é complicado, imagine em um filme com Sérgio Mallandro? É, esse tenho que concordar que é intragável. Vejam do que essa dupla pode ser capaz.


Vera Fischer em Doida Demais

4 Doida demais
Clássico de Vera Fischer, um dos responsáveis pela fama de que cinema nacional é sinônimo de quase filme pornô.


Xuxa em Sonho de menina

5 Xuxa em Sonho de menina
Não conferi esse filme de Xuxa, mas a sinopse já denuncia mais um filme em que a rainha dos baixinhos se coloca como protagonista do sonho de ser estrela. Foi assim com Lua de Cristal (o melhor de todos, apesar de Sérgio Mallandro), Pop Star, Requebra, Gêmeas, entre outros. É a fórmula Xuxa de ser. Pode não ser bom, mas as crianças se divertem. 


Acquaria

6 Acquaria
Sandy e Júnior faziam sucesso com o seriado infanto-juvenil na Globo, mas quando foram pro cinema arriscaram uma história tão surreal que não fez mesmo o menor sentido.


Orfeu

7 Orfeu
O longa de Cacá Diegues tem muita coisa ruim, como Caetano Veloso cantando no telhado da favela ou Tony Garrido descendo o barranco para chegar ao local de desova, pegar o corpo de Eurídice e cantar "manhã, tão bonita manhã". São coisas surreais assim que fazem a crítica detonar o filme, mas o público em geral gostou bastante. Então, não o colocaria nessa lista.


O Guerreiro Didi e a Ninja Lili

8 O Guerreiro Didi e a Ninja Lili
Didi devia ter se aposentado há muito tempo. É triste ver o líder de um grupo que salvou o cinema nacional por tanto tempo ser indicado em qualquer lista parecida. Acho que sua fórmula está mesmo desgastada.


Lula, o filho do Brasil

9 Lula, o Filho do Brasil
O filme dos Barreto foi infeliz ao ser lançado em uma época tão inoportuna, mas a história é bem feita e produzida. O filme é envolvente e acredito que ainda será resgatado no futuro. A Veja colocou-o aqui, por óbvios motivos partidários.


Claudia Ohana é Luzia Homem

10 Luzia Homem
Mais um filme de Fábio Barreto. Com Claudia Ohana como a personagem-título. Nunca ouvi falar. Fiquei até curiosa.


Pra terminar, fiquem com mais uma cena. A cena final do campeão Cinderela Baiana. Rir é sempre uma ótima opção.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.