Toy Story 3 - Passagens da vida : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Toy Story 3 - Passagens da vida

Buzz LightyearEm 1995, a Pixar revolucionou o mercado de animação com um filme sobre brinquedos. A técnica era impressionante, a construção dos personagens era fantástica, o roteiro era muito bom. Mas, o que chamava a atenção era de que não se tratava apenas de um filme para crianças. Qualquer pessoa se sentia novamente criança ao ver sua fantasia tornando-se realidade. Quem nunca imaginou que seus brinquedos favoritos tinham vida própria? Sentimentos, vontades, reações parecidas com qualquer ser humano. O ciúme de Woody ao ver Buzz chegar e tornar-se o favorito do Andy. O medo da solidão, do abandono, o valor da amizade. Toy Story toca em temas profundos que nos fazem pensar e os pequenos se divertirem, porque tudo é feito de forma divertida como uma grande brincadeira.

Em 1999, veio o Toy Story 2. Outro filme muito bem feito, com bom roteiro, mas muito parecido com o primeiro. Quebrando a lógica da Pixar de não fazer continuações, dizem que a responsabilidade foi da Disney, estúdio adepto de novos filmes com o mesmo tema. Particularmente eu não me envolvi tanto com esta segunda investida no mundo dos brinquedos, porque não trouxe algo de novo, parecia mais do mesmo.

Woody e Andy

Eis que surge, em 2010, o Toy Story 3. Antes de ler o argumento, pensei que seria mais um ao estilo do segundo filme. Porém, aquela história fazia sentido. Após quinze anos da surpresa inicial, a Pixar e a Disney nos brindavam com uma verdadeira continuação do primeiro filme. Agora, Andy tinha crescido e ia para faculdade. O que fazer com seus brinquedos favoritos? Nasce então, uma potencial obra-prima dos cinemas. Os pequenos continuarão a se divertir com as aventuras de brinquedos bem humanizados. Os adultos vão se lembrar daquele momento crucial em que tiveram que dar adeus à infância. E principalmente, o público infantil que conheceu Toy Story em 1995, agora é o adulto jovem que passou recentemente pelo mesmo drama de Andy e mais do que ninguém vai compreender aquela dor e ter que se despedir junto ao garoto de seus queridos Woody, Buzz, Jessie e companhia.

Caixa para Sunnyside

É difícil traduzir em palavras a emoção da última sequência do filme. Claro que não vou contar aqui para vocês, não se preocupem. Mas quem já viu vai entender e quem não viu vai lembrar quando for conferir. É um momento mágico, nostálgico e mesmo doloroso. Confesso que fiquei em prantos na sala escura. Como é difícil se despedir da infância. Lembro de cada brinquedo que fui doando a outras crianças ao longo da vida e o sofrimento que isso causava. Toy Story nos dá isso e ainda inverte o ponto de vista, mostrando o quanto é doloroso para os brinquedos esse momento. Ao mesmo tempo em que querem continuar com seu dono, querem brincar. A emoção do dinossauro quando Andy toca nele dentro do baú é o retrato dessa sensação dúbia. Afinal, brinquedos foram feitos para brincar.

Lots, Buzz e Woody

Toda a trajetória na creche, a confusão da ida para o sotão ou para o lixo e a disputa dentro do local, nos envolvem na direção do sentimento principal, que mais do que o medo da solidão, é o medo do momento da despedida. Do fim da amizade que julgávamos eterna. "O importante é que estejamos todos juntos", diz Woody logo no início. O final foi melancólico e surpreendente, um ponto final perfeito para uma história perfeita. Com a mesma técnica, aprimorada pelo tempo, Toy Story é um filme fundamental para todas as idades. A exibição em 3D não é tão importante, apenas um plus, nada que faça falta na versão 35mm. A essência está na história e na forma como esta é conduzida.


Ah, e antes que esqueça, destaque também para Dia e Noite, curta exibido antes do longa, muito interessante. Esse sim, vale a pena ver em 3D, pois aproveita bem o formato.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.