Meu Querido John : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Meu Querido John

Meu Querido JohnAmanda Seyfried virou mesmo queridinha da América, seus três últimos papéis foram marcantes e diferentes. Se em O Preço da Traição ela é dissimulada e em Cartas para Julieta, uma mulher bem resolvida, em Querido John vem como uma adolescente pronta para se apaixonar. Em todos os papéis se sai bem, apesar de não ter nenhuma interpretação fora do comum. Já seu par, Chaning Tatum tem uma interpretação bastante rasa, apesar do belo físico. Ambos, porém, protagonizam uma bela história de amor, envolvente, emocionante que nos deixa satisfeitos mesmo com uma enorme quantidade de clichês e problemas fílmicos.

Lasse Hallström já demonstrou talento para emocionar, vide o belo Sempre ao seu lado. Ao dirigir a adaptação do livro de Nicholas Sparks, com roteiro de Jamie Linden, o sueco consegue trazer boas cenas e envolvimento do espectador, mas parece que algo fica faltando, principalmente depois que John vai para guerra. A história centra no romance entre Savannah e John, dois jovens que se conhecem em suas férias na praia e se apaixonam. A diferença de milhares de histórias de amor adolescente é que apesar dela estar voltando para a faculdade, ele está voltando para o exército. Poderíamos, então, citar milhares de filmes sobre amor e guerra. Porém, mais uma vez temos a diferença de Querido John retratar uma guerra recente, a guerra do Iraque.

Amanda SeyfriedApesar de centrar no casal, destaco aqui duas outras participações fundamentais na narrativa. Uma é o ator Richard Jenkins, pai de John, que tem a melhor interpretação do filme em seu personagem contido e tímido, que se revela algo mais que isso. O personagem vive em seu mundo particular entre coleção de moedas e cardápio diário. Outra é Henry Thomas, ex-garotinho de ET, que apesar de não ter conseguido manter uma carreira sólida a exemplo de sua "irmã" Drew Barrymore, continua tendo boas atuações. Ele é o amigo do pai de Savannah e está sempre acompanhado de seu filho autista, Alan.

Chaning TatumQuando John e Savannah têm que se separar, prometem se encontrar em breve em um pacto de amor. Ele tem que cumprir mais um ano de exército e poderá voltar para casa, quando finalmente os dois vão viver uma vida juntos. Após um terço de filme, ficamos então, com uma narrativa feita por cartas, único meio de comunicação entre os amantes, porém é nesse ponto que Hallström não é tão feliz e não consegue manter o frescor de um Diário de uma Paixão, por exemplo. O filme cai em seu entusiasmo e ficamos aguardando o reencontro. É quando o inesperado acontece: 11 de setembro de 2001, faltando poucos dias para John terminar seu serviço, ele se sente obrigado a se reapresentar por mais dois anos.

Pausa para meus sentimentos. Entendo a ombridade de um soldado em guerra querendo defender o seu país, mas diante do que conhecemos da tal guerra ao terror que os Estados Unidos gerou a partir do 11 de setembro não consigo me compadecer e ser cúmplice da escolha de John. Aquela vontade dos soldados de ficarem para lutar me dá agonia. Mas, isso é uma opinião própria. Voltemos ao filme.

Meu Querido JohnSavannah, como eu, não aceita que John tenha que voltar, mas continua até onde pode mantendo o relacionamento a distância. É nesse ponto que o roteiro nos surpreende duas vezes. Primeiro revelando o significado da narração inicial do filme, em uma das cenas mais emocionantes e bonitas da narrativa, única que me deu verdadeira vontade de chorar. Segundo trazendo para primeiro plano um personagem secundário que nem mesmo foi desenvolvido para tal desfecho, o que fica um pouco forçado.

De qualquer forma, Querido John é um filme sobre a capacidade de amar, de entrega e de transformação do ser humano. Tem uma história bonita, com pequenos problemas de condução que poderiam torná-lo uma obra mais gostosa de acompanhar. Ainda assim, nos envolve, nos fazendo torcer pelo óbvio final feliz.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.