A arte da dublagem : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A arte da dublagem

Flynn Rider - EnroladosNo post de sexta-feira, reclamei de terem escolhido Luciano Huck para dublar Flynn Rider em Enrolados. Queria deixar claro que não tenho nada contra o apresentador da Rede Globo. Acho até seu programa interessante. "Bem feitinho", como ele brincou com o CQC. O problema é que existem tantos bons dubladores no Brasil que não dá para entender o porquê de escolherem famosos como se isso fosse atrair público. O mais importante é funcionar na história.

Para homenagear os profissionais da dublagem brasileira, coloco aqui o documentário "Eu conheço essa voz", produzido por alunos da PUC visando divulgar essa profissão tão desvalorizada. Crescemos ouvindo essas vozes, seus trejeitos, sotaques. Assistir filmes com atores em sua voz original, é melhor, admito, mas no caso das animações, a dublagem brasileira tem seu charme, afinal, mesmo o original é uma dublagem. A diferença é que, com a evolução da tecnologia, cada vez mais as dublagens originais são trabalhadas para casar perfeitamente com o movimento de boca e expressões do personagem. Além disso, alguns efeitos sonoros se perdem, por mais que os estúdios enviem as cópias com vários canais de áudio separados.

Por que Luciano Huck?Ainda assim, esses talentosos profissionais brasileiros fazem de tudo para entregar o melhor trabalho, como tive o prazer de ver ano passado aqui em Salvador na sessão de dublagem ao vivo. Por mais que muitos, incluindo eu, prefiram ver o filme no original a função dessa profissão para a conquista de público é importantíssima, principalmente em um filme infantil, onde a criançada ainda não consegue acompanhar legendas. Por isso, faço quase um apelo aos produtores locais. Vamos valorizar a dublagem brasileira. Não chamem pessoas famosas achando que isso vai valorizar seu filme, pois pode acabar se revertendo em algo muito ruim. Já vi diversas manifestações contra Luciano Huck em Enrolados na internet.

Vejam a primeira parte do documentário "Eu conheço essa voz", são quatro no total e estão todas neste canal, e digam se não tenho razão de levantar minha voz em favor desses profissionais.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.