A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Sexta-feira 13, para muitos, dia de azar, outros, sorte. Parece que o Blogger sofreu com essa superstição e atrapalhou um pouco as nossas postagens. Mas, tudo se resolve. Independente de qualquer coisa, sexta-feira é dia de cinema. Dando continuidade a nossa coluna semanal, vamos falar um pouco do que nos chamou a atenção por esses dias. Essa semana é marcada pelo início do Festival de Cannes, o mais charmoso e importante para classe cinematográfica, e que vai até o dia 22/05, na próxima edição falaremos mais sobre as novidades ocorridas nele.

Notícias Rápidas:
Stanley Kubrick
Está não é tão nova, mas recentemente foi disseminada nos blogs e sites nacionais, por isso, vamos entrar na onda também. Ninguém nega a importância de Stanley Kubrick para o cinema mundial. Diretor extremamente autoral e perfeccionista, seu estilo beira a precisão matemática. Nos brindou com clássicos inesquecíveis e recentemente ganhou uma homenagem inusitada. Um passeio por sua filmografia em desenho. Vejam o resultado:


Vitrine Filmes
Vitrine FilmesAgora uma ótima notícia para o cinema nacional independente. Qual o principal problema dos filmes brasileiros que não são apoiados pela Globo Filmes ou consegue um acordo com uma grande majorie? Se você pensou em distribuição, está certo. Pensando nisso, a Vitrine Filmes vai lançar um projeto interessante para ajudar a dar visibilidade a filmes independentes e ajudar na formação de platéias para o estilo. Serão selecionadas obras que venham se destacando em festivais, cinema autoral de baixo orçamento que não encontra espaço no circuito comercial. É o Projeto SESSÃO VITRINE, a princípio, acontecerá em sete capitais: São Paulo (Espaço Unibanco), Recife (Fundação Joaquim Nabuco), Porto Alegre (PF Gastal), Curitiba (Cinemateca de Curitiba), Salvador (Circuito Sala de Arte), Belo Horizonte (Sala em negociação) e Rio de Janeiro (Cine Jóia). Onde cada filme selecionado terá pelo menos uma sessão diária durante uma semana de exibição. Algumas cidades terão também a exibição de uma curta-metragem antes. Achei a idéia genial, por isso quis compartilhar aqui.

A leva de filmes será exibida de 27 de maio a 30 de junho. São eles: Estrada para Ythaca [Brasil, 2010], de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti. A Estrada Real da Cachaça [Brasil, 2008], de Pedro Urano. Chantal Akerman, de cá [Brasil, 2010], de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira. Um Lugar ao Sol [Brasil, 2009], de Gabriel Mascaro. Morro do Céu [Brasil, 2009] de Gustavo Spolidoro.

Estreias da semana no Cinema:
Os Agentes do DestinoDestaco três estreias de destaque essa semana, em estilos bem diferentes. Primeiro o novo longametragem estrelado por Matt Damon: Os Agentes do Destino. Vocês podem ler a crítica completa no post de ontem, mas, em resumo, a história tem momentos interessantes e se perde em outros. História baseada no conto de Philip K. Dick, mistura ficção científica e ação, mas no fundo é um grande drama romântico. Outra estreia é mais uma tentativa de comédia romântica baseada naquela velha máxima de paixão não correspondida de noivo/ noiva de melhor amigo ou amiga. Amanhã tem a crítica do filme, mas adianto que tem muita bobagem nessa trama de Luke Greenfield. Por último, e não menos importante, chega ao Brasil Priest, baseado na HQ de mesmo nome, que as distribuidoras brasileiras resolveram traduzir. O título, então, ficou Padre, mas não se enganem, é um filme de ação em um mundo pós-apocalíptico. Só que agora a devastação não foi uma bomba atômica ou catástrofe natural, mas uma guerra entre humanos e vampiros. Esse, ainda quero ver também.


Fica a dica:
Piratas do Caribe 4E já que estamos chegando perto da estreia do quarto filme da série Piratas do Caribe, nada melhor do que rever os três primeiros:
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)
Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007)
Os três filmes foram dirigidos por Gore Verbinski e estrelados por Johnny Depp. Alguém consegue imaginar outro Jack Sparrow senão ele? Divertido, mistura comédia com ação em uma dose certa. Por isso, faz tanto sucesso. A Disney acertou o tom nessa Saga que não surgiu com o filme, é bom ressaltar. Na verdade, Piratas do Caribe é um brinquedo temático no parque da Disneylândia e do Magic Kingdom. Tive o prazer de passear nele, muito antes do primeiro filme e sempre foi uma das melhores atrações do parque. Mas, agora, ele cresceu, ganhou vida e curso próprio nas telas do cinema.

A Idade da TerraA outra dica é para os moradores de Salvador
De 13 a 19 de maio, Sala Walter da Silveira, sempre às 19h, será exibido em sessão gratuita o filme A Idade da Terra de Gláuber Rocha. No elenco: Tarcísio Meira, Jece Valadão, Ana Maria Magalhães, Antônio Pitanga e Geraldo Del Rey. Filme que causou grande confusão exatamente em sua estreia em Cannes, A Idade da Terra é um dos mais polêmicos e incompreendidos filmes do fundador do Cinema Novo. Aqui uma sinopse escrita pelo próprio diretor:

“O filme mostra um Cristo-Pescador, o Cristo interpretado pelo Jece Valadão; um Cristo-Negro, interpretado por Antônio Pitanga; mostra o Cristo que é o conquistador português, Dom Sebastião, interpretado por Tarcísio Meira; e mostra o Cristo Guerreiro-Ogum de Lampião, interpretado pelo Geraldo Del Rey. Quer dizer, os quatro Cavaleiros do Apocalipse que ressuscitam o Cristo no Terceiro Mundo, recontando o mito através dos quatro Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, cuja identidade é revelada no filme quase como se fosse um Terceiro Testamento. E o filme assume um tom profético, realmente bíblico e religioso.”

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.