Grandes Cenas: Jesus Cristo SuperStar : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Jesus Cristo SuperStar

Jesus Cristo SuperStarSábado de Aleluia, dia de queimar o Judas. Para contrastar à tradição, trago aqui a cena inicial do filme Jesus Cristo SuperStar, musical de 1973 que traz Judas, não como vilão, mas como protagonista que questiona o rumo que a vida de Jesus Cristo tomou. O mito maior que o homem, o homem maior que a mensagem. Para os autores, Judas não acreditava que Jesus fosse Deus, mas apenas um homem incrível que ele admirava. Porém, o plano parece ter saído do controle e ele precisava freá-lo, por isso o traiu. Questões religiosas à parte, não deixa de ser um ponto de vista interessante.

Na cena inicial escolhida para análise, Judas apresenta seus argumentos com a bela música Heaven On Their Minds. O diretor Norman Jewison é feliz ao colocar o personagem sentado em uma pedra no meio do deserto. Judas está literalmente pregando no deserto, uma voz solitária que grita, buscando alertar seu mestre para os perigos que virão, caso ele realmente acredite na história de que é um Deus. A primeira estrofe da música é cantada com Judas sentado de cabeça baixa, a câmera vai se aproximando aos poucos em zoom. Na verdade, é um efeito repetitivo com cortes de plano sobre plano, que vai nos deixando cada vez mais perto do protagonista.

Jesus Cristo SuperStarAs primeiras palavras da música são: My mind is clearer now (Minha mente está mais clara agora); At last all too well (Finalmente, bem demais); I can see where we all soon will be (Posso enxergar onde nós todos estaremos); If you strip away The myth from the man (Se você separarar o mito do homem); You will see where we all soon will be (Você verá onde todos nós estaremos). Só quando grita o nome "Jesus", Judas se levanta, como se clamasse aos céus. Nesse ponto, seu tom de voz, que estava melancólico até então, se torna desesperado, um pouco agressivo, mas principalmente desesperado com o futuro que antevê.

A cena começa então a montar em paralelo Jesus rodeado de pessoas e Judas sozinho clamando por atenção. Interessante perceber que a profundidade de campo do lado de Judas é grande, tudo está em foco, nítido, deixando o personagem menor naquele imenso cenário, apesar de estar enquadrado sempre em planos fechados. Já do lado de Jesus, a profundidade de campo é pequena, só está focado o grupo que o cerca, destacado do fundo do cenário desfocado, como se desse mais importância a eles. Ou, em outra interpretação, como se eles estivessem fora da realidade e Judas fosse a voz da razão.

Jesus Cristo SuperStarUma outra sequência aérea mostra Judas andando por um caminho, completamente só naquele cenário imenso. Ele é quase uma sombra em meio àquela areia quente. Ele se aproxima da câmera aos poucos, sempre cantando e olha para onde estaria Jesus. Importante ressaltar que ele não olha para câmera em nenhum momento, mantendo a distância da quarta parede. Mesmo quando Norman Jewison dá um close nele, seu olhos estão totalmente direcionados para o lado direito. Logo depois vemos Jesus cercado e as pessoas dançando ao seu redor, a encenação que Judas alerta contra.

Depois o mostra andando pela cidade, cercado de admiradores, enquanto Judas continua alertando no deserto sobre os perigos. Listen, Jesus, to the warning I give (Escute Jesus, para o aviso que lhe dou); Please remember that I want us to live (Por favor, lembre-se que eu quero que nós vivamos); But it's sad to see our chances weakening with every hour (Mas é triste ver nossas chances enfraquecendo a cada hora); All your followers are blind (Todos os seus seguidores são cegos!); Too much heaven on their minds (Excesso de paraíso em suas mentes); It was beautiful, but now it's sour (Era lindo mas agora está azedo!); Yes it's all gone sour (Sim, tudo azedou...).

Jesus Cristo SuperStarA cena ainda traz um plano com Judas de costas para câmera no alto da montanha, tendo ao fundo Jesus e sua caravana andando. A câmera vai se aproximando do grupo, estourando Judas na tela, até passar por entre suas pernas. Depois corta em um contraplano, mostrando-o sozinho lá em cima e a câmera se afastando aos poucos, fechando o círculo que começou com a aproximação do início da cena. Uma figuração de que Judas estará mesmo só, e distante do pensamento das pessoas. Como já disse, independente de crenças e realidades, é um grande filme e esta, uma grande cena. E propícia para o dia de hoje. Se o próprio Jesus disse para perdoarmos nossos inimigos, vamos deixar que a memória de Judas descanse em paz, assim como todos os "judas" que passam por nossa vida.


Heaven On Their Minds
Letra: Tim Rice - Música: Andrew Lloyd Webber

My mind is clearer now.
At last all too well
I can see where we all soon will be.
If you strip away The myth from the man,
You will see where we all soon will be. Jesus!
You've started to believe
The things they say of you.
You really do believe
This talk of God is true.
And all the good you've done
Will soon get swept away.
You've begun to matter more
Than the things you say.

Listen Jesus I don't like what I see.
All I ask is that you listen to me.
And remember, I've been your right hand man all along.
You have set them all on fire.
They think they've found the new Messiah.
And they'll hurt you when they find they're wrong.

I remember when this whole thing began.
No talk of God then, we called you a man.
And believe me, my admiration for you hasn't died.
But every word you say today
Gets twisted 'round some other way.
And they'll hurt you if they think you've lied.
Nazareth, your famous son should have stayed a great unknown
Like his father carving wood He'd have made good.
Tables, chairs, and oaken chests would have suited Jesus best.
He'd have caused nobody harm; no one alarm.

Listen, Jesus, do you care for your race?
Don't you see we must keep in our place?
We are occupied; have you forgotten how put down we are?

I am frightened by the crowd.
For we are getting much too loud.
And they'll crush us if we go too far.
If they go too far....

Listen, Jesus, to the warning I give.
Please remember that I want us to live.
But it's sad to see our chances weakening with every hour.
All your followers are blind.
Too much heaven on their minds.
It was beautiful, but now it's sour.
Yes it's all gone sour.

Listen, Jesus, to the warning I give.
Please remember that I want us to live.
C'mon, c'mon
He won't listen to me ...
C'mon, c'mon
He won't listen to me ...

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.