A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Dia do RockNo dia 13 de julho de 1985, foi organizado um evento especial pelo fim da fome na Etiópia. O show tributo, foi transmitido ao vivo pela BBC e realizado simultaneamente em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos, contando com nomes como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. O dia ficou conhecido, então, como "O Dia Mundial do Rock". Um marco. No documentário do Queen, Days of our lives, eles demonstram o quão importante esse show foi para o grupo, por exemplo. E como cinema e rock andam de mãos dadas, queria começar o retrospecto dessa semana, lembrando alguns filmes marcantes com o tema.

São muitos, a começar pelo "Rei do Rock", que atuou em nada menos do que 31 filmes de ficção. Outro grupo de rock famoso que utilizou muito o cinema foi Os Beatles. Temos cinebiografia diversas como The Doors, Cazuza, O Garoto de Liverpool, The Runaways, Sid e Nancy, entre outros. Tem ainda resgates como Rock Around The Clock, isso sem falar dos diversos documentários que não daria para listar aqui, entre nacionais e internacionais. Temos ainda filmes onde o tema é o rock como Escola de Rock, Os Piratas do Rock, The Wonders, etc. Temos também experimentos com músicas como Across The Universe. E esse ano ainda estamos esperando o filme Faroeste Caboclo, inspirado na música de Renato Russo / Legião Urbana. Ou seja, filmes sobre, com ou em homenagem ao rock é o que não faltam, veja alguns aqui. Então, vai nossa pequena homenagem ao dia.


Notícias Rápidas

Paramount 100 anos
Paramount 100 anosOntem a Paramount comemorou 100 anos de fundação. E para celebrar, lançou o Blu-Ray do filme Asas ("Wings", 1927), de William A. Wellman, primeiro filme a ganhar uma estatueta do Oscar. E o melhor, completamente restaurado. Um pouco da história do cinema se faz a partir da Paramount. Além de "Asas" é dela "The Squaw Woman", de Cecil B. De Mille, primeiro filme feito inteiramente em Hollywood. É dela ainda "Crepúsculo dos Deuses" (Sunset Boulevard), de Billy Wilder, um dos grandes clássicos da nossa história. Isso sem falar outros grandes filmes como O Poderoso Chefão, Os Caçadores da Arca Perdida, Love Story, só para citar alguns... Então, só nos resta parabenizar a Paramount, ou melhor, agradecer por fazer parte do nosso sonho. E para ter um pequeno vislumbre da força desse estúdio. Vejam o time que ele reuniu para comemorar seu centenário nessa foto que saiu na revista Vanity Fair de julho. Basta usar a lente de aumento que o aplicativo ainda lhe dá o nome do diretor, ator ou atriz. Todos estrelas que já passaram pelos estúdios.

RobocopO Futuro sob controle
Imagine sua cidade sem choros, onde a vida do polícia nunca esteja em risco. Essa é a promessa da Omnicorp, proteger sua cidade com sua tecnologia, por ter o futuro sob controle. Não acredita? É só clicar em www.omnicorp.com que você verá...

Essa é a primeira ação promocional do novo filme de Robocop, dirigido pelo brasileiro José Padilha que terá o início de suas filmagens em breve. O site é uma réplica fictícia do que seria a empresa do filme, com demonstração de produtos, além da expectativa para o grande lançamento para breve: RC-2000 -“os recursos humanos encontram a engenharia robótica”. Estão no elenco do filme Joel Kinnaman (o sueco da trilogia Millenium), Gary Oldman, Samuel L. Jackson, Hugh Laurie e Abbie Cornish. Agora é aguardar.

Trailer de 360
A Paris lançou o trailer legendado do novo filme do diretor Fernando Meirelles. Para quem ainda não tinha visto ou não entende inglês, segue. "Nós apenas vivemos uma vez. Quantas chances ainda temos?"


Rodrigo SantoroSantoro no prêmio ALMA
O brasileiro Rodrigo Santoro finalmente começa a ter reconhecimento por seu trabalho em Hollywood. Ele acaba de ser indicado na categoria de melhor ator do prêmio ALMA, para artistas latinos nos Estados Unidos, pelo papel em "O Que Esperar Quando Você Está Esperando", filme que ainda vai estrear no Brasil no dia 03 de agosto. Na categoria, Santoro terá a concorrência de ninguém menos que Benicio del Toro por "Selvagens", Andy García por "For Greater Glory: The True Story of Cristiada" e o mexicano Diego Boneta, pelo musical "Rock of Ages". Vamos torcer, a premiação será no dia 21 de setembro em Los Angeles.

31 Minutos
Baseado em série infantil de muito sucesso no Chile, que passou também na TV a cabo brasileira, o filme 31 minutos tem estreia prevista para o dia 3 de agosto e já começa a divulgação. A história se passa nos bastidores do noticiário de televisão 31 Minutos, produzido e apresentado por personagens coloridos e bastante excêntricos, onde trabalham Túlio (voz de Marcio Garcia) e Juanín (voz de Daniel de Oliveira). Juanín é raptado a mando da colecionadora de animais Cachirula (voz de Mariana Ximenes) e levado para um castelo-prisão fantástico. A partir daí, a lunática equipe do programa inicia uma desenfreada busca pelo amigo e companheiro de trabalho. Maiores informação no site do filme.


Los Angeles Brazilian Film Festival
De domingo, dia 15 de julho até a quarta-feira, dia 19, acontece o 5º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). Um dos destaques dessa edição é o curta-metragem Coisado, da brasileira Gabby Egito. Premiado como melhor Curta de Drama no Atlantic City Cinefest, o filme também disputa prêmios na semana seguinte em Las Vegas e no final de agosto em Atlanta.

5º Los Angeles Brazilian Film FestivalNo estilo noir, combinado com uma pitada de realismo fantástico, o filme - rodado em Los Angeles e totalmente falado em inglês - conta a história de um misterioso investigador particular que é contratado por um arrogante publicitário para investigar se seu sócio o está roubando na agência, o que provoca conseqüências nefastas. A história é vagamente inspirada no jagunço Hermógenes de "Grande Sertão: Veredas" e tem um humor ácido muito interessante. A diretora disse que se inspirou ainda em "O Falcão Maltês", de John Ford, e nos diálogos espirituosos dos livros de Raymond Chandler. Vejas o trailer de Coisado.

O LABRFF vai exibir 40 filmes brasileiros e/ou realizados por brasileiros. O festival abre com a estréia do novo longa do ator e diretor Márcio Garcia, “Open Road”, no Academy’s Linwood Dunn Theater, em Hollywood. O filme é estrelado por Andy Garcia, Camilla Belle, John Savage, Juliette Lewis, Colin Egglesfield e Christiane Torloni.

Estreias da Semana

Na EstradaO grande lançamento da semana é o novo filme de Walter Salles, Na estrada - adaptação do livro On The Road de Jack Kerouac sobre a geração beat. A técnica do filme chama a atenção. Fotografia, trilha sonora, elenco, direção cuidadosa. Agora, o roteiro pode ser uma decepção para alguns. Não que o formato seja ruim, mas, é daqueles onde há uma aparente não-narrativa, as ações sendo levadas no batimento da proposta do movimento Beat (que afinal é do que fala o livro e filme). Mas, não esperem roteiro estruturado com ganchos, conflitos, etc. Aliás, nem esperem o que promete a sinopse: triângulo amoroso pela estrada afora. O filme é mais que isso, ou menos, poderão argumentar alguns.

Apenas para constar, essa semana o filme Fausto chega ao Rio de Janeiro e Hasta La Vista à Salvador.

Humor
Clique para ampliar


Fica a dica

Maratona Star Trek
Jornada nas EstrelasPara os treks de plantão, o Telecine fará um especial da saga Jornada Nas Estrelas nos dia 14 e 15 de julho. Os canais Telecine Cult e Telecine Action estreiam oito dos 11 filmes que integram a franquia de ficção científica, protagonizada pela tripulação da nave estelar USS Enterprise. No sábado, os quatro primeiros longas da saga vão ao ar em sequência no Telecine Cult, a partir de 13h30. No domingo, o Telecine Action dá continuidade à maratona com mais quatros filmes, a partir de 13h45. E vida longa e próspera a todos.

Sábado - Telecine Cult
13h30 - Jornada Nas Estrelas: O Filme, dirigido por Robert Wise
15h45 - Jornada Nas Estrelas II: A Ira De Khan, de Nicholas Meyer
17h45 - Jornada Nas Estrelas III: À Procura de Spock, de Leonard Nimoy
19h50 - Jornada Nas Estrelas IV: A Volta Para Casa, também de Leonard Nimoy

Domingo - Telecine Action
13h45 - Jornada Nas Estrelas V: A Última Fronteira, de William Shatner
15h45 - Jornada Nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida, de Nicholas Meyer.
17h50 - Jornada Nas Estrelas: Primeiro Contato, de Jonathan Frakes
20h - Jornada Nas Estrelas: Insurreição, de Jonathan Frakes

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.