A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Semana de Cinema e MercadoAIC - Academia Internacional de Cinema teve uma semana intensa com palestras gratuitas e abertas ao público. Desde o dia 30 de julho, está sendo realizado a primeira Semana de Cinema e Mercado com discussões sobre universo cinematográfico sob pontos de vista de profissionais de diferentes posições do mercado. E amanhã é um dia importante para o reconhecimento da internet para essa área. Será o dia da mesa “Blogueiros como críticos e difusores de cinema – Uma nova Linguagem” com Juliano Vasconcellos, Tiago Borbolla e Daniel Lopes, blogueiros e administradores de sites de cultura que irão discutir a importância da internet como canal de comunicação. Tudo isso a partir das 14h, sendo a mesa de encerramento do evento. Não deixa de ser um avanço, quando a internet ainda é vista por boa parte dos distribuidores e anunciantes como um espaço menor que as mídias tradicionais. Vamos torcer para que outros eventos como esse possam se multiplicar. Maiores informações no site.

Notícias Rápidas

VingadoresVingadores em 4D
Os Vingadores: The Avengers’’ retorna aos cinemas nesta sexta, 3 de agosto, só que em 4D – com exibição exclusiva em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi, e em Salvador, no Shopping Bela Vista. Serão pelo menos duas semanas em cartaz em cada cinema. A partir de 10 de agosto, será a vez do 3D, chegando novamente às telas de todo o Brasil para esquentar a chegada do Blu-RayTM a partir de 29 de agosto nas lojas do país com a cena extra que não foi exibida por aqui. Uma lata especial, com Blu-RayTM duplo inclui ainda como bônus cenas inéditas e estendidas, erros de gravação, o curta ‘Marvel Artigo 47’, cenas dos bastidores e, no disco 2, o público vai poder curtir ‘Construindo um Sonho’, um documentário de 90 minutos sobre a produção do filme. Fãs da Marvel já começam a contar os dias...

CoringaCadê o Coringa?
Bom, todo mundo sabe que Heath Ledger faleceu antes mesmo do lançamento de Cavaleiro das Trevas. Nolan, sabiamente não quis colocar outro ator para interpretar o Coringa no terceiro filme da série. Mas, no segundo filme, o personagem foi preso e nada mais foi dito sobre ele. Mesmo com Gotham pegando fogo com os planos de Bane, ninguém toca em seu nome. Claro que todos se perguntam, então, onde estaria o personagem. O site Omelete resgatou um trecho do livro escrito por Greg Cox (que serviu de inspiração para o filme), o possível paradeiro do vilão: "Agora que o Ato Dent tornou impossível aos criminosos de Gotham alegarem insanidade para se livrarem de suas penas, a prisão Blackgate substituiu o Asilo Arkham como a penitenciária para a qual são enviados os prisioneiros. Os piores dos piores são mandados para lá, exceto pelo Coringa, que, dizem os boatos, continua trancado no Arkham, como o seu último preso. Ou talvez ele tenha escapado. Ninguém sabe ao certo. Nem Selina". Não deixa de ser uma curiosidade interessante, agora o que Nolan faria com o personagem caso a tragédia não assolasse o ator, talvez a gente nunca ficará sabendo.

Trailer de 007
Saiu o novo trailer de Operação Skyfall, 23ª aventura do Agente 007. Além de mostrar cenas eletrizantes de ação, o trailer nos traz o ator Javier Bardem, que interpretará o vilão do filme, aparentemente em grande estilo. Resta saber se James Bond irá resistir e provar sua lealdade a M, quando seu passado voltar a atormentá-lo.


Coleção Harry Potter
Essa semana, dia 31 de julho, foi o aniversário de Harry Potter. E para comemorar a data, a Warner anunciou que ainda em 2012 irá lançar no Brasil o Harry Potter Wizard’s Collection - uma coleção especial com todos os filmes da série e com itens colecionáveis imperdíveis. São 31 discos ao todo: todos os filmes em alta definição em Blu-ray, além das versões em DVD; as versões 3D de Harry Potter e as Relíquias da Morte partes 1 e 2; 12 discos de conteúdo adicional, incluindo 8 Blu-rays com o documentário “Creating the World of Harry Potter” - disponíveis apenas nas edições definitivas -, e 1 Blu-ray totalmente exclusivo com conteúdo inédito. E ainda virá com um certificado de autenticidade, já que serão fabricadas apenas 60 mil unidades no mundo inteiro.

Harry Potter Wizard’s Collection

Homem de Aço
Ainda sem dizer muita coisa, a Warner lançou o segundo teaser do filme Homem de Aço, que será lançado em 2013. Depois do fechamento de Batman, um bom recomeço para o Super-Homem é tudo o que os estúdios e a DC desejam. E pelos nomes envolvidos na produção é possível ficar animado. Só que, até para desvincular do fracasso de Superman - O Retorno, a escolha do nome tem causado algumas confusões entre o público. Já vi muita gente confundindo o Homem de Aço (que sempre foi esse simpático alienígena de Krypton), com o Homem de Ferro, da Marvel... Mas, atenção, já que não são apenas os metais que os diferenciam...


Festival de 5 minutos
Saiu essa semana a lista dos filmes selecionados para o Festival de 5 Minutos de Salvador. No total, 176 vídeos habilitados foram avaliados e 50 selecionados em todo o país. O XV Festival Nacional 5 Minutos será realizado nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, situadas na Biblioteca Pública dos Barris, de 15 a 20 de outubro, e transforma Salvador na capital brasileira do audiovisual em curto formato por uma semana. Além da exibição de vídeos, o evento inclui, na sua programação, jogos eletrônicos, exposições e encontros com pesquisadores e realizadores nacionais e internacionais. Também há espaço para atividades voltadas para oficinas de formação e aperfeiçoamento profissional no segmento de audiovisual. Vejam selecionados aqui.


Estreias da Semana

O que esperar quando você está esperandoSemana cheia de estreias. Temos o infantil 31 minutos – O filme, baseado na série de televisão chilena, com fantoches dublados por Mariana Ximenes, Daniel de Oliveira, Marcio Garcia e Guilherme Briggs. O filme conta a história de Juanín Juan Harry, o último de sua espécie, produtor do excêntrico noticiário “31 Minutos”, tem de fugir dos ataques de Cachirula, uma colecionadora de animais.

Tem também Bel Ami – O sedutor, que traz o ator Robert Pattinson na pele do protagonista, um jovem de origem pobre que usa de seu charme para manipular as mulheres da sociedade parisiense do século 19 com a intenção de subir na vida. Mas, o destaque vai mesmo para o trio feminino Christina Ricci, Uma Thurman e Kristin Scott Thomas.

Tem ainda novo filme de Kirk Jones, O que esperar quando você está esperando, que traz cinco casais que estão esperando bebê, cada um com uma situação peculiar. No elenco nomes como Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Dennis Quaid e Rodrigo Santoro, no papel que lhe valeu uma indicação em um prêmio para atores latinos nos Estados Unidos.

Para quem gosta de filmes musicais, tem também a estreia do filme brasileiro Vou rifar meu coração, da diretora Ana Rieper, vencedor do In-Edit desse ano. O filme fala sobre o imaginário afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica. E por fim, o documentário Katy Perry: Part of Me, sobre a cantora pop Katy Perry, fenômeno mundial, sua vida, sua carreira e sua mega turnê de 2011.

Humor
Clique para ampliar


Fica a dica

Mostra de Cinema B.O.Mostra de Cinema B.O.
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2012, será realizada em Brasília a Mostra de Cinema B.O. (Baixo Orçamento), com a intenção de incentivar as produções independentes do país. Seu principal evento será a mostra competitiva de filmes de curta metragem, onde o valor máximo de produção não poderá ultrapassar R$ 20 mil (vinte mil reais).

A Mostra foi idealizada pela Olhar Multimídia, empresa de produção audiovisual de Brasília. Segundo Rodrigo Nunes - Coordenador Geral da Mostra de Cinema B.O.“ É uma ótima oportunidade de reconhecer e premiar quem faz, quem rala e se desdobra para realizar seu sonho de fazer cinema, ainda que de baixo custo. E o mais interessante deste reconhecimento é que o total da premiação em todas as categorias somam mais de R$ 20 mil (vinte mil reais), um grande incentivo para os premiados continuarem com seu sonho em uma próxima produção”.

Além da mostra competitiva de filmes, serão realizadas palestras e oficinas com profissionais da área cinematográfica. As palestras contarão com nomes como Laura Coutinho, professora e doutora da UnB e o coordenador do curso de cinema do IESB Paulo Duro. As oficinas serão ministradas pelo consultor técnico Marcelo Ruiz, pelo professor e iluminador Antônio di Paiva, o cineasta Gustavo Serrate, o produtor audiovisual Rodrigo Luís Martins e com Ítalo Cajueiro, conhecido pelo curta “O Lobisomem e o Coronel”, primeiro filme brasileiro a conquistar o Anima Mundi de melhor filme.

Então, se você é produtor independente e tem um filme de baixo orçamento, não perca tempo, e se inscreva, ainda tem um mês. Maiores informações no site.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.