Bel Ami - O Sedutor : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Bel Ami - O Sedutor

Bel Ami - O SedutorAdaptado da obra de Guy de Maupassant, Bel Ami traz uma história instigante de um jovem de classe baixa que tenta vencer na Paris do final do século XIX. O chamariz é Robert Pattinson em um personagem mais denso, mas quem rouba a cena mesmo é o trio feminino composto por Uma Thurman, Kristin Scott Thomas e Christina Ricci.

"As pessoas mais importantes de Paris não são os homens poderosos, mas suas esposas". Diz a personagem de Uma Thurman, Madeleine Forestier, ao jovem Georges Duroy. E ele segue esse conselho à risca. Recém chegado da guerra, de origem pobre e com poucos recursos, ele precisa encontrar uma forma de vencer na Cidade Luz. Jovem e bonito, usa de seu charme para conquistar as mulheres ao seu redor e usá-las como peões de um jogo de xadrez minucioso. Sua carinha de anjo engana a todas que passam a chamá-lo de Bel Ami, Bom Amigo em Francês. Mas o jogo é mais complicado do que ele próprio supunha.

Bel Ami - O SedutorO filme de Declan Donnellan e Nick Ormerod consegue manter um clima que nos prende à trama. Mas acaba não dosando bem a jornada alpinista do rapaz com os bastidores políticos, deixando todas as pontas muito soltas, perdendo a força do texto e uma complexidade maior na trama. Bel Ami, que ganhou no Brasil o desnecessário subtítulo "O Sedutor", poderia ser mais do que é, ainda que tenha muitas qualidades. Sua construção acaba se arrastando, sendo repetitiva e as viradas no roteiro soam falsas, mal formuladas.

O que segura mesmo o interesse em geral são as três personagens femininas de destaque. Uma Thurman dá um toque sensual e estrategista irresistível a sua Madeleine Forestier. Ela rouba as cenas em que aparece, parecendo ter um ímã em sua imagem. Tal qual a própria personagem que é uma espécie de fiel da balança naquela sociedade ainda machista. Kristin Scott Thomas está a própria senhora de época, distinta, digna, mas que ao se envolver com o charme daquele rapaz, perde toda a compostura, tendo participações marcantes. Por fim, Christina Ricci, a garota que vimos crescer. E como cresceu. Clotilde de Marelle é a mulher mais madura da trama, um porto seguro para Bel Ami. Sensata, compreensiva, sensual, seria o seu amor perfeito se outros trâmites não tivessem em jogo.

Bel Ami - O SedutorRobert Pattinson, no entanto, não conseguiu me passar toda a sedução e segurança que o jovem Georges Duroy deveria. Enquanto Cosmópolis não vem, Bel Ami é, sem dúvida, seu personagem mais complexo e ele se esforça. Há momentos de intensidade, outros de sentimentos indefinidos. Mas, até a beleza plástica que encantou plateias na Saga vampiresca, parece aqui sofrida. É difícil crer que mulheres tão belas e bem resolvidas consigam se encantar tão profundamente. O personagem composto por ele não inspira esse encanto descomunal onde basta chegar para sorrisos se abrirem.

Falta também a Bel Ami, inteligência e desenvoltura maior no jogo político que deveria ser fundamental para a trama. Afinal, não é apenas um jovem bonito seduzindo mulheres casadas. É um jovem ambicioso usando pessoas para chegar ao topo. E todo o jogo político por trás do jornal, das cartadas "literais ou metafóricas" e das eleições é essencial para essa trajetória. O roteiro de Rachel Bennette, no entanto, joga isso de uma maneira muito desleixada. Focando muito em sua relação com as mulheres e esquecendo as implicações do resto.

Bel Ami - O SedutorA direção e a fotografia, por outro lado, conseguem compor bons ambientes e momentos. Há sutileza até na construção dos personagens, como em uma das primeiras cenas, quando Madeleine Forestier dita para Georges Duroy o que seria seu primeiro artigo para o jornal local. A composição das cenas do ninho de amor dele com Clotilde de Marelle também são plásticas e cuidadosas. A montagem também faz um bom trabalho dando ritmo ao roteiro que não deixa muito clara a duração de cada acontecimento, ainda que deixe clara a passagem de tempo.

Bel Ami - O Sedutor não chega a nos seduzir completamente. Ainda assim, é um filme bem realizado, com bons momentos, um esforço de Pattinson, mas que é ofuscado pelo talento inconteste dessas três belas mulheres e grandes atrizes. Poderia ser muito mais, mas cumpre o seu papel.


Bel Ami (Bel Ami - O Sedutor, 2012 / Inglaterra / França)
Direção: Declan Donnellan, Nick Ormerod
Roteiro: Rachel Bennette
Com: Robert Pattinson, Uma Thurman, Kristin Scott Thomas e Christina Ricci
Duração: 102 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.