31 Minutos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

31 Minutos

31 MinutosLançado em 27 de março de 2008 nos cinemas chilenos só agora o filme de 31 Minutos chega ao Brasil. Por lá, a série é sucesso absoluto, com três temporadas, tanto que o filme foi recorde de bilheteria. Aqui, a Nickelodeon exibiu duas temporadas com relativo sucesso, o que faz crer que o longa-metragem também o tenha.

As questões principais da série como a sátira ao jornalismo e as questões ecológicas estão no filme, porém os que não estão acostumados com a linguagem podem estranhar a trama pouco infantil, com piadas mais irônicas e politicamente incorretas. Poderíamos chamar 31 Minutos de uma mistura latina de Os Simpsons com os Muppets. Apesar da trama simples, com um roteiro bem infantil, essa característica satírica acaba fazendo os pais se divertirem mais com as piadas que os pequenos espectadores.

31 MinutosA trama gira em torno do produtor do programa de televisão 31 Minutos, Juanín. Ingênuo e workaholic, tudo o que essa estranha espécie animal deseja é fazer o seu chefe Túlio feliz. Ainda mais no dia do seu aniversário. Porém, o apresentador egocêntrico não percebe o quão fiel é o seu escudeiro e acaba o demitindo. O que nem ele sabe é que tudo não passava de um plano do Tio Careca e da malvada Cachirula, que deseja Juanín para completar sua exótica coleção de bichos em uma ilha assustadora. Túlio, o repórter Bodoque e toda a equipe do 31 Minutos partem, então, para uma caçada ao amigo perdido.

A mistura de fantoches em um mundo real, com imagens gravadas no estado do Rio de Janeiro, inclusive, não deixam de dar uma estética instigante à obra. É engraçado ver o "garoto" do jornal tomar um banho a cada carro que passa, ou a trajetória melancólica de Juanín em seu triciclo até os estúdios de gravação. As cenas em alto mar, no entanto, soam falsas pela dificuldade de trabalhar o oceano e as miniaturas dos fantoches e seus barcos. A baleia mesmo fica muito estranha.

31 MinutosAinda assim, a trajetória é coerente e divertida, com muitas piadas irônicas e situações surreais. Tudo na ilha de Cachirula é extremamente exótico. Desde a situação dos bichos, passando pelo exército de bonecas, as bonecas robôs gigantes, e a solução tosca para vencê-las. Isso sem falar na construção da própria vilã, uma menina mimada que desejar ter uma coleção de bichos raros para se vangloriar. Destaque para a conversa com Juanín no porão.

Agora, assim como não entendo Os Simpsons passando pela manhã para as crianças, o filme 31 Minutos acaba se voltando para uma linguagem adulta demais para os pequenos. Sátiras políticas, agressões verbais, comportamentos politicamente incorretos, ainda mais nos dias de hoje, não devem tornar uma aventura tão interessante para menores de seis anos. Sem querer ser pudica, mas até mesmo pela pouca compreensão da maioria das ironias.

31 MinutosMesmo com sátiras e posturas politicamente incorretas, no entanto, 31 Minutos valoriza também a amizade e os direitos dos animais. O que não deixa de ser um ponto positivo para educação das crianças, mas é preciso entender um pouco mais as nuanças do texto. Provavelmente o público pré-adolescente se divirta mais.

Independente do tema, no entanto, 31 Minutos tem uma boa produção para a estética que se propõe. Afinal, um filme que possui fantoches de bichinhos falantes não é mesmo para se exigir excelência técnica. A montagem possui um ritmo dinâmico, com cenas de suspense relacionadas à vilã, e aventura na jornada de resgate de Juanín. Isso sem falar na boa solução para os fantoches estarem em cenários reais, dando um contraste interessante.

31 MinutosAs dublagens brasileiras também não fazem feio, construindo características próprias para cada personagem. Destaque para Guilherme Briggs como o repórter Juan Carlos Bodoque, que se faz valer de sua experiência com dublagens para construir uma voz bastante expressiva. Mas, os famosos Márcio Garcia, Daniel de Oliveira e Mariana Ximenes também se saem bem como Tulio, Juanín e Cachirula respectivamente.

No final das contas, 31 Minutos é uma aventura divertida, com um humor irônico e inteligente que pensa uma trama completa para o cinema, não sendo apenas um episódio estendido da série. Porém, repito que é preciso ter um amadurecimento maior para aproveitá-lo, não sendo uma boa viagem para as crianças muito pequenas. Diferente da série, o filme pesa mais na sátira e piadas politicamente incorretas que nas questões ambientais e educacionais, ainda que tenha uma ideia de valorização da amizade.


31 Minutos (31 Minutos, 2012 / Chile, Brasil, Espanha)
Direção: Alvaro Díaz e Pedro Peirano
Roteiro: Alvaro Díaz e Pedro Peirano
Voz: Márcio Garcia, Daniel de Oliveira, Mariana Ximenes e Guilherme Briggs
Duração: 87 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.