Seminário Baiano de Crítica de Artes
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) dá início às ações que integram o segundo ano do Programa de Incentivo à Crítica de Artes. Nos próximos dias 29 e 30 de outubro, o II Seminário Baiano de Crítica de Artes vai reunir profissionais brasileiros reconhecidos no campo para discutir a crítica de artes, com a proposta de divulgar a importância e os aspectos desta produção, agregar profissionais e estimular o interesse de novos autores críticos. O Seminário acontece no Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador), sempre das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita, aberta ao público até lotação da sala e os interessados em garantir vaga devem fazer pré-inscrição pelo site. Para aqueles que não puderem se fazer presentes, os dois dias do evento terão transmissão ao vivo através do Portal do IRDEB, com apoio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da FUNCEB, permitindo também o acesso de pessoas do interior do estado e de todo o país.
2º Ciclo de Cinema Gratuito
Entre os dias 4 de outubro e 17 de janeiro, a Praça Victor Civita promove o Cine na Praça. O projeto, que é composto por quatro ciclos, exibirá 22 filmes gratuitos e realizará quatro debates com renomados cineastas brasileiros, a fim de apresentar, explorar e discutir a linguagem audiovisual. O 2° Ciclo, que vai de 25 de outubro à 8 de novembro, apresenta a temática: “As Faces do Suspense” e conta com a exibição de três longas e três curtas. O convidado do debate desta segunda fase é o cineasta e diretor brasileiro Marco Dutra. Maiores informações no site.
Alguém Qualquer
O filme brasileiro Alguém Qualquer, de Tiaraju Aronovich, levou o prêmio “Curator's Choice” (Escolha do Curador) na 11ª edição do Boston Latino International Film Festival (BLIFF). No domingo (28/10), a obra será exibida no encerramento do festival, no Centro Rockefeller para Estudos Latino-Americanos da Universidade Harvard, região de Boston, Massachusetts (EUA). A cada edição o BLIFF avalia cerca de 300 filmes de 17 países, mas premia apenas um longa metragem por ano. O filme mergulha no cotidiano de Zé (Tiaraju Aronovich), "faz-tudo" em um prédio residencial que repara móveis de palha e vime em suas horas vagas. Ele mantém a sua rotina de homem simples mesmo com a visita inesperada de Jandira (Amanda Maya), sua prima sonhadora e cheia de vida. Ao sofrer um infarto, Zé é informado de que tem apenas seis meses de vida. Vivendo agora sob o mesmo teto, Zé e Jandira aprendem a questionar valores profundos, como vida, morte, amor e eternidade.
Duas estreias de peso, uma do cinema nacional e outra do americano.
007 – Operação Skyfall é o 23º filme da série James Bond, e está sendo apontado por muitos como o melhor da série. Dirigido por Sam Mendes, com Daniel Craig como o famoso agente e Javier Bardem como o vilão, o filme tem como plot o vazamento de dados confidenciais revela a posição de diversos agentes infiltrados em células terroristas, colocando suas vidas em risco. O próprio James Bond (Daniel Craig) é um dos afetados e precisa demonstrar sua lealdade a M (Judi Dench) para ajudá-la a resolver o problema.
A outra estreia é o segundo filme de Breno Silveira no ano, Gonzaga, de pai para filho. A bela sinopse se apresenta como: "A vida e trajetória de dois artistas numa mesma obra. A história de um é entrelaçada à do outro. Duas vidas que se mostram indissolúveis, predestinadas". E é isso mesmo, dois artistas, um pai e um filho que nunca se entenderam e que tentam encontrar um ponto de encontro em suas trajetórias. Destaque para os atores que fazem tanto Gonzaguinha quanto Gonzagão nas diversas fases.
Para quem está em Salvador ou região metropolitana, além do último fim de semana do FICI, tem a oportunidade de ir ao Panorama Coisa de Cinema que vai até a próxima quinta-feira. E também ao II Aliança Salvador, que acontece amanhã na Sala Walter da Silveira. Maiores informações podem clicar no nome de cada evento e ler a matéria completa.
Para todo o Brasil, hoje o Telecine Cult exibe o filme Alien, o Oitavo Passageiro, na versão do diretor Ridley Scott. Uma boa oportunidade para ver e rever esse cultuado do cinema de suspense.
No Telecine Cult, sexta, dia 26, às 19h45
Direção: Ridley Scott.
Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver e Yaphet Kotto.
EUA, ING, 1979. Ficção científica. 120 min. 14 anos