A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Ben Affleck no BAFTAE entre ressaca de Carnaval e expectativa para o Oscar muita coisa aconteceu dentro e fora do mundo cinematográfico. Teve até uma rara renúncia de um Papa, tema que pautou boa parte das notícias da semana, chegando a render uma declaração jocosa de Nanni Moretti que disse ter antecipado isso em Habemus Papam. Piadas à parte, não deixa mesmo de ser um acontecimento quase cinematográfico, é possível que em breve venha algum filme sobre o fato. Já pela corrida do Oscar, Argo e Ben Affleck levaram o Bafta de Melhor Filme e Melhor Diretor, complicando ainda mais a vida da Academia. Parece que os membros que deixaram Affleck de fora da disputa de Melhor Diretor pelo Oscar estão sozinhos contra o resto do mundo (contra seus próprios sindicatos, diga-se de passagem). Antes do Oscar só falta agora o Sindicato de Roteiristas para fechar a questão. Vejamos.

Notícias Rápidas
Peter DinklagePequeno Grande Homem
Uma notícia movimentou a semana. Peter Dinklage foi confirmado no elenco de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. A notícia veio do diretor do filme Bryan Singer, que publicou a mensagem no seu twitter pessoal "Officially like to welcome #PeterDinklage from #GameOfThrones to #XMEN #DaysofFuturePast Very very excited!"(fonte). Para quem não ligou o nome à pessoa, Peter Dinklage é o ator que faz Tyrion Lannister na série Game of Thrones (no Brasil, Guerra dos Tronos). A pergunta que fica é qual personagem ele interpretará? Há algumas confabulações até pelo ator ser um anão, o que limitaria suas possibilidades. Mas, com a tecnologia atual, onde homens altos vivem hobbits e anões, não duvidaria nada que ele pudesse ser outro tipo de personagem. Bom ator, Peter Dinklage já provou que é, agora só nos resta aguardar.

David Lynch e Idem Paris
Longe dos cinemas desde O Império dos Sonhos, David Lynch tem se dedicado ao mundo digital, com diversos vídeos experimentais ou não. Agora, ele faz uma mistura de passado e presente ao lançar um documentário de curta-duração sobre o Ateliê Idem Paris mostrando o passo a passo do trabalho artesanal de impressão em litografia. Para os fãs de obras com inspiração no surrealismo pode parecer algo estranho, mas não deixa de ser uma curiosidade interessante com enquadramentos e montagem bem pensados.


John Goodman não pára
John GoodmanPodendo ser visto em tela recentemente em Argo, Curvas da Vida e O Voo, John Goodman foi confirmado no elenco de Se Beber Não Case 3. Ele viverá um assassino que, segundo o próprio ator, "é um cara que gosta de matar pessoas vestindo roupas de trilha", divertiu-se (fonte). Vale lembrar que a terceira parte da franquia tem uma sinopse diferente e não terá casamento, criando um problema para os tradutores brasileiros. O filme está previsto para 31 de maio no Brasil.

CORES no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI)
Diretor de curtas premiados como DESEQUILÍBRIO (2004) e NANOILUSÃO (2006), roteirizado por Bráulio Mantovani, Francisco Garcia também está fazendo carreira de sucesso com o seu primeiro longametragem. Depois de participar do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Cores vai competir em mais dois festivais internacionais, agora no mês de fevereiro: na 53ª edição do Festival Internacio nal de Cinema de Cartagena (FICCI), que será de 21 a 27 de fevereiro, e na 9ª edição do Glasgow Film Festival, que acontece de 14 a 24 de fevereiro, na Escócia. Único brasileiro selecionado para o FICCI, o mais antigo e prestigiado festival de cinema da América do Sul, o filme estará competindo com premiados títulos como o português “Tabu”, de Miguel Gomes; o espanhol “Blancanieves”, de Pablo Berger; e o argentino “Infância Clandestina” de Benjamin Ávila, entre outros.

Cores - FilmeSegundo o próprio diretor , “Cores mostra três jovens tão comuns que se perdem facilmente na multidão de uma grande metróp ole como São Paulo. Eles são o reflexo da própria juventude brasileira. Descrevendo a amizade entre estes três jovens urbanos, longe de moralismos ou teorias deterministas, o filme quer apenas contar uma história e apontar suas contradições, em que o maior sintoma da sociedade contemporânea é a falta de perspectiva”.


Estreias da Semana
Depois de uma semana farta de estreias, apenas três filmes novos chegam aos cinemas brasileiros. Mas, pelo menos, três boas opções.

De Coração AbertoDe Coração Aberto de Marion Laine, com Juliette Binoche e Edgar Ramírez no elenco narra a história de Mila e Javier, dois cirurgiões cardiovasculares casados há dez anos. Suas duas paixões são o amor que eles sentem um pelo outro e a profissão. Com a gravidez inesperada de Mila, a relação perde o equilíbrio.

A Hora Mais Escura de Kathryn Bigelow. Um dos concorrentes ao Oscar 2013 que traz a caça ao terrorista Osama bin Laden durante uma década após os atentados terroristas de 11 de setembro. E sua morte nas mãos de um esquadrão especial da marinha. No elenco, Jessica Chastain que também concorre ao Oscar de melhor atriz. Um filme muito bem feito, porém com pontos questões delicadas que destrincho melhor na crítica que irá ao ar amanhã.

E As Sessões que também está no Oscar pela indicação de Helen Hurt como Melhor atriz coadjuvante. Dirigido por Ben Lewin conta a história de um homem preso a um respirador artificial que decide perder a virgindade. No elenco, destaque ainda para John Hawkes como o protagonista. Daqueles trabalhos que nos encanta e não sabemos nem exatamente o porquê.


Humor
Clique para ampliar



Fica a Dica
Duas dicas para quem quer ser diretor.

Music Video Festival
Quer dirigir o seu primeiro videoclipe e exibi-lo na MTV? O m-v-f- e a Mixer te ajudam!
O concurso é direcionado a novos diretores que ainda não tenham veiculado clipe em TV. O vencedor ganhará estrutura profissional e será orientado pelo diretor Seb Caudron (Mixer) e equipe da produtora para colocar suas ideias em prática num vídeo oficial para a música “Great Strings” da banda Holger. O videoclipe irá estrear na MTV em abril e terá festa de lançamento com show da banda, em data e local a serem definidos.


"O Music Video Festival é um marco para o reconhecimento do videoclipe como arte. Com este projeto, a Mixer reforça seu comprometimento com o mercado brasileiro e com os novos talentos. O Future Talent by Mixer promete revelar muitos novos profissionais", acredita Seb.

As inscrições para o prêmio são gratuitas e podem ser feitas pelo site do projeto até dia 27/02/2013. Os 10 trabalhos finalistas serão anunciados no dia 01/03/2013 e o grande vencedor será conhecido no dia 07/03/2013.

Sundance London Film and Music Festival
Mas, se videoclipe não é exatamente o seu foco, tem também essa ótima oportunidade que a Nokia e o Sundance London Film and Music Festival estão promovendo. Mas, que também tem ligação com a música. Inspirados no New American Noise, que lança uma luz sobre a cena musical underground em seis cidades americanas, o Festival desafia cineastas e diretores de todo o mundo para investigar a cena da música em outras cidades.

A ideia é enviar um trailer de 15 a 60 segundos inspirado na ideia de um curta-metragem inspirado na cena da música em uma cidade de escolha do diretor. Dois trailers serão selecionados pelos jurados do Sundance Institute e da Nokia. Os vencedores receberão um Nokia Lumia920 e um orçamento de $5.000 dólares cada, para finalizar a produção do seu curta. Serão levados com tudo pago pela Nokia para participar do Festival em Londres, onde seus curtas serão exibidos com destaque. E ainda um grande vencedor receberá um prêmio de $5.000 dólares. Participe!

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.