A Hora Mais Escura : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Hora Mais Escura

A Hora Mais EscuraO primeiro problema de A Hora Mais Escura é o mesmo da maioria dos filmes concorrentes ao Oscar desse ano, a longa duração. Mas, no caso do filme de Kathryn Bigelow isso é um problema ainda maior já que a história que ela conta não tem substância para isso. Fica então, principalmente na primeira hora de projeção uma arrastada trama sobre tortura que gerou muita polêmica em relação a direitos humanos.

O filme se propõe a ser a narração quase fiel da caçada à Osama Bin Laden. Para isso, o roteirista Mark Boal e Kathryn Bigelow retornam à origem do problema, com uma tela escura e sons de narração do 11 de setembro de 2001 para abrir o filme. Logo depois, estamos em um acampamento militar onde a personagem de Jessica Chastain, Maya, vai ter os primeiros contatos com torturas feitas na tentativa de encontrar pistas para a localização do terrorista. A agente da CIA é uma mulher obcecada por essa missão. Nem mesmo a longa tortura em um dos prisioneiros a intimida. Aliás, toda a primeira parte do filme é feita de torturas e exibição de atentados terroristas.

A Hora Mais EscuraO jogo de de horror incomoda e nos deixa ligados na cadeira. Kathryn Bigelow constrói expectativas ao narrar a trama em um ritmo lento, quase documental, nos dando a sensação de que o tempo se arrasta. E, ao mesmo tempo usa do susto em cada atentado, como se nos acordasse para a próxima sequência de discussões e estratégias dentro da CIA. Em uma sequência, no entanto, ela usa de técnicas de suspense e de horror ao mesmo tempo, quando dá pistas, até tolas como um gato preto atravessando a pista, para depois nos dar mais um susto, por mais que já estivéssemos esperando aquilo.

A Hora Mais EscuraJessica Chastain, que já ganhou o Globo de Ouro e concorre ao Oscar, está bem, mas sua interpretação não é nada demais. A própria personagem Maya não nos traz nada de admirável. Uma mulher arrogante e obsessiva que tem como sentido de vida apenas capturar e matar um terrorista, como se um homem fosse a solução para todas as questões da humanidade. A forma como ela fica no escritório fazendo a contagem progressiva após descobrirem uma tal casa é irritante. É como se dissesse, "vamos lá, invade e mata todo mundo que nossos problemas estão resolvidos".

O grande perigo de A Hora Mais Escura é exatamente esse. Justificar tortura e assassinatos como se isso fosse por uma causa maior. Pela nobre vingança do que aconteceu em 11 de setembro e em todos os outros atentados terroristas posteriores. Como se matar Bin Laden fosse o objetivo maior da humanidade. Uma espécie de novo Hitler que ameaçava a paz mundial. Resume terrorismo e intrigas internacionais de uma maneira muito simplista, como se não houvesse todas as outras questões, financeiras principalmente, por trás de tudo isso.

A Hora Mais EscuraE o maior perigo disso é que Kathryn Bigelow faz muito bem o seu trabalho. É uma diretora competente que mesmo em meio à longa duração da trama, sabe dosar as emoções e nos envolver naquele jogo, gerando expectativas e emoções diversas. Acompanhamos as investigações no decorrer dos anos, as torturas, as invasões, as mortes quase que concordando que era o melhor a ser feito. Tal qual Leni Riefenstahl que quase nos fazia acreditar em Hitler, Bigelow nos coloca ao lado dos Estados Unidos e de Bush (que foi quem começou isso, ainda que Obama tenha terminado) como salvador da humanidade contra o perigo que é o terrorismo.

A Hora Mais Escura é, então, um filme polêmico. Talvez o título em português subliminarmente estivesse querendo passar isso. Como se essa fosse a hora mais densa, mais obscura da nossa história, quando vibramos com torturas e assassinatos a sangue frio com a justificativa de que é por um bem maior. Como se o valor de cada vida fosse diferente. Como se Deus fosse maior que Alah. Como se o nosso mundo fosse mais valioso do que o do nosso vizinho. Que Deus e Alah nos ajudem a evoluir além desses conceitos tão chulos para que possamos realmente ter um mundo de paz.


A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012 / EUA)
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Mark Boal
Com: Jessica Chastain, Joel Edgerton, Chris Pratt
Duração: 157 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.