A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Festival VariluxComeçou ontem o Festival Varilux, festival de cinema francês que já se tornou tradição por aqui. Neste ano, o festival chega a 45 cidades e 80 salas de cinema, um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado que faz desse evento o maior festival de cinema digital do Brasil. Uma novidade dessa edição é que o evento será dividido em duas fases, de 3 a 10 de maio em algumas cidades e de 10 a 16 em outras, facilitando assim a logística das cópias, a programação completa de cada cidade participante já está no site do Festival. Além da segunda edição do curso de roteiro, esse ano o festival ainda traz duas novidades na cidade do Rio de Janeiro: a realização gratuita de Master Classes com os diretores, voltadas para estudantes de cinema da cidade do Rio de Janeiro, e exibições gratuitas no cinema Odeon dedicada aos estudantes do fundamental e do ensino médio. A abertura aqui em Salvador foi ontem no Itaú Glauber Rocha, com o filme Adeus, Minha Rainha, crítica em breve.

Notícias Rápidas
Somos tão JovensSomos tão Jovens
Antes mesmo de estrear, o filme Somos Tão Jovens já tem um recorde para acumular, é o filme nacional de maior alcance no Facebook. A página do filme na rede social já tem 265 mil curtidores e tem mais de 60% de engajamento entre os fãs, um recorde na história do site em se tratando de cinema nacional. Uma prova de que Renato Russo e o Legião Urbana ainda tem uma força muito grande no país. Tanto que os maiores atrativos da página, estão relacionados a essa memória afetiva como o álbum Uma Legião de Fãs com fotos dos fãs do filme quando jovens e o álbum Memorabilia vem reunindo ingressos de shows e autógrafos da Legião Urbana ou de Renato Russo enviados pelos fãs. E viva à Legião.

Cine Fest Brasil-CanudosCircuito Inffinito de Festivais
Desde o dia 30 de abril, está acontecendo o Cine Fest Brasil-Canudos, ponto de partida do Circuito Inffinito de Festivais, que chega a sua 6ª edição levando para a cidade histórica do sertão baiano o que há de melhor na recente produção audiovisual brasileira. Nessa primeira fase acontece o início das aulas em oficinas gratuitas para os jovens, que seguem até o dia 10 de maio. Já a mostra competitiva acontece do dia 15 até 19 de maio. Ao todo, serão exibidos 11 filmes (cinco longas e seis curtas), entre eles, dois curta-metragens inéditos produzidos pelos alunos das oficinas. Para saber mais, visite o site do festival.

Círculo de Fogo
Novo trailer de Círculo de Fogo (Pacific Rim) saiu essa semana e promete um filme realmente eletrizante. Aqui podemos ver um pouco mais dos robôs e da ligação entre eles e os humanos que os controlam, dando ainda mais a sensação de semelhança com o Anime Evangelion. Vamos torcer para ser mesmo um belo filme.


Lily JamesNova Cinderela
Após desistência de Emma Watson, finalmente a Disney anuncia a nova Cinderela para a aventura live action que deve chegar aos cinemas em 2014. A gata borralheira da vez será a atriz Lily James. Segundo o site The Hollywood Reporter, a contratação da jovem foi confirmada pelo estúdio nesta terça-feira (30). A madrasta da moça será Cate Blanchett, mas o príncipe ainda está em negociação. Vamos aguardar e torcer para ser um bom filme, ao contrário da maioria das adaptações dos contos de fadas que vem sendo apresentados em tela grande.

Nerd Of The Dead
Lembra da série independente que divulgamos aqui, falando sobre sua campanha para arrecadar fundos para o último episódio? Então, eles ainda não conseguiram a verba lá no Catarse, mas essa semana lançaram o primeiro episódio na net e já está fazendo um sucesso razoável. Com um roteiro claramente inspirado em Shaun of the Dead, tem também semelhanças com Zumbilândia. A produção chama a atenção, principalmente a direção de arte que traz ótimos easter eggs espalhados pelo cenário. Vamos continuar torcendo para eles conseguirem completar a série.


Woody Allen
Novo filme de Woody Allen

Ao contrário das expectativas sobre a vinda do cineasta para o Rio de Janeiro, o novo filme de Woody Allen será na França. No elenco, Emma Stone e Colin Firth, é tudo o que foi informado até o momento. O filme começa a ser filmado no verão (de lá, claro). Enquanto isso, ainda esse ano chega aos cinemas "Blue Jasmine" rodado em São Francisco, que traz no elenco Cate Blanchett, Alec Baldwin, Peter Sarsgaard, Michael Emerson.



Estreias da Semana

O Sonho de WadjdaChega aos cinema Somos Tão Jovens, a cinebiografia de Renato Russo dirigida por Antonio Carlos da Fontoura. Quer dizer, o filme centra apenas na juventude do líder da Legião Urbana, não podendo ser classificado exatamente como uma biografia do mesmo, mas não deixa de trazer algumas curiosidades. Uma pena que não desenvolve melhor o roteiro. Ainda assim, emocionará muitos fãs da banda. No elenco, Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid.

Novo filme de Danny Boyle, Em transe é a outra estreia de destaque da semana. Na trama, um leiloeiro de obras de arte, envolvido com um grupo de criminosos, recorre a um hipnoterapeuta para encontrar uma pintura perdida. Um roteiro confuso, com muitas reviravoltas, mas com uma direção de arte que se destaca. Com James McAvoy, Rosario Dawson e Vincent Cassel.

Tem ainda O Sonho de Wadjda de de Haifaa Al-Mansour. Filme que traz a história de uma menina, na Arábia Saudita, desafia as tradições de seu país. Primeiro filme totalmente rodado no país.

E por fim, o documentário Paulo Moura – Alma Brasileira de Eduardo Escorel, que reúne vestígios filmados e gravados ao longo de quatro décadas formando um retrato da carreira musical e da personalidade de Paulo Moura.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica
Stella ArtoisFestival de Cannes
O Festival de Cannes está vindo aí e a Stella Artois está com uma boa promoção para quem é criativo e quer curtir o festival ao vivo. Para concorrer a uma viagem exclusiva, basta criar um cartaz de cinema e escrever uma sinopse criativa. O vencedor viajará, com um acompanhante, e ficará hospedado no iate exclusivo Stella Artois, em Cannes, na França, de 24/05 a 27/05/2013.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.