A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Habemus PapamSemana em que o cinema fica de lado para a tradição milenar da Igreja Católica. Mesmo sem o mesmo poder de antes, a instituição ainda é importante para milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente às vésperas da Semana Santa. E a eleição do novo Papa é o assunto em pauta. Ainda mais por ser um Papa Argentino, Jorge Mario Bergoglio, que passará a se chamar Francisco 1º. Claro que as piadas sobre a rivalidade Argentina vs Brasil, futebol e tudo mais povoaram a internet desde quarta-feira quando foi feito o anúncio. Não foi dessa vez que confirmou-se a profecia de Nostradamus com um Papa negro e tudo correu de uma maneira muito tranquila, ao contrário de um certo filme. O fato é que, católicos ou não, Habemus Papam. Vamos ver se esse tem uma mente mais aberta e ajuda a melhor esse mundo, que está precisando.

Notícias Rápidas
O Cadeado - Leon SampaioPanorama Internacional Coisa de Cinema na Chapada Diamantina
Uma mostra de curtas-metragens selecionados para o VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema será apresentada gratuitamente nos dias 29 e 30 de março ao público de Rio de Contas. As sessões acontecerão no Espaço Imaginário (Rua Barão do Rio Branco, 220), sempre às 20h e incluem filmes contemplados na premiação do festival (novembro de 2012), como “Dizem que os Cães Veem Coisas”, de Guto Parente, e “O cadeado”, de Leon Sampaio. Rio de Contas será a última cidade da mostra itinerante do VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que passou anteriormente por Santo Amaro e Remanso. Esta edição foi marcada também pela primeira realização simultânea em Salvador e Cachoeira, formato que será mantido em 2013.

Francisco BrennandO artista recluso se mostra
Deveria estar nas estreias da semana, mas quis destacar aqui o documentário de Mariana Brennand Fortes sobre o pintor, desenhista, escultor e ceramista Francisco Brennand. Aos 85 anos, ele vive isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. Raramente é visto em público, mas está desmistificado nesse filme que foi eleito o melhor documentário na Mostra Internacional de São Paulo. Francisco Brennand estreia hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Juiz de Fora e Florianópolis. E na próxima semana chega à Salvador, Recife, João Pessoa e Brasília.


Kick Ass 2Kick Ass 2
Saiu essa semana cartaz e trailer oficial de Kick Ass 2. A continuação da saga dos comuns que resolvem se tornar super-heróis e combater o crime, não parece tão criativa quanto a primeira obra. O cartaz aliás, é bem simples, com o close dos personagens Kick Ass e Hit Girl, que estão muito mais velhos que no primeiro filme e isso parece um problema para a continuação da adaptação das HQs. A atriz Chloe Moretz, por exemplo, está visivelmente escondendo os seios. Na trama, dessa vez, o ex-Red Mist, agora Motherfucker (Christopher Mintz-Plasse) cria uma legião de supervilões para vingar a morte do pai. Além disto, os heróis ainda precisam lidar com suas identidades secretas sendo reveladas ao mundo. Tomara que o resultado empolgue mais que as primeiras peças promocionais.


RobocopO Robocop de Padilha
Uma declaração inusitada de José Padilha essa semana deu o que falar. O diretor de filmes como Tropa de Elite, teria dito à atriz Abbie Cornish que o seu novo filme, a refilmagem de Robocop, não seria apenas um grande filme, mas um clássico. A declaração é de se estranhar, não apenas pela falta de modéstia, mas pelas declarações do próprio diretor brasileiro que vinha reclamando do sistema de produção de Hollywood, onde não teria liberdade criativa e que muitas cenas suas estavam sendo cortadas. De qualquer maneira, tudo isso é marketing para o filme que começa a criar mais curiosidade. Principalmente, porque teve sua estreia adiada para fevereiro de 2014. "Robocop" se passa no ano de 2029. Na história, o conglomerado multinacional OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. Os drones estão ganhando guerras ao redor do globo e agora eles querem trazer essa tecnologia para as ruas. Vamos acompanhar.

Veronica MarsVeronica Mars vira filme
A série Veronica Mars vai virar filme, após a arrecadação de fãs que levantaram mais de US $ 2 milhões, em pouco menos de 12h. O criador da série teve a ideia de fazer uma campanha de arrecadação de fundos, após a Warner questionar se o filme teria mesmo interesse da massa. Afinal, a série foi cancelada em 2007 após apenas três temporadas. O sistema de arrecadação coletiva já é comum na internet, principalmente nos Estados Unidos, mas temos exemplares aqui no Brasil também, como o Catarse. O sistema é simples, o produtor apresenta a ideia e diz quanto precisa. Cotas são apresentadas e cada cota equivale a uma recompensa que pode ir desde nomes nos créditos até, DVDs do filme, cópia do roteiro autografado e por aí vai. A meta de Veronica Mars já foi alcançada, mas os fãs podem continuar contribuindo até 12 de abril. É fã e quer contribuir? É só ir na página do Kickstarter.

Estreias da Semana
Finalmente chega aos cinemas brasileiros o filme Anna Karenina de Joe Wright. Nova versão do romance de  Leon Tolstói com Keira Knightley, Jude Law, Aaron Johnson e Kelly Macdonald no elenco. Na trama, Anna, uma jovem presa em um casamento sem amor, mantém um relacionamento com o Conde Vronsky.

Linha de AçãoOutra estreia, é o filme nacional A Busca de Luciano Moura que tem como maior trunfo a interpretação do ator Wagner Moura. Ele é um médico, filho de um pai ausente, que pega a estrada para procurar o filho que desapareceu sem deixar muitos rastros. No elenco ainda Lima Duarte, Mariana Lima e Brás Antunes.

Tem também mais um retardatário de 2012. O filme de ação A Fuga de Stefan Ruzowitzky, estrelado por Olivia Wilde e Eric Bana. Uma tentativa frágil de construir um thriller em torno de três mundos distintos, dois irmãos fugitivos, um ex-boxeador recém saído da cadeia e uma pacata cidade na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá, onde uma jovem policial tenta mostrar ao pai o seu valor.

Tem ainda, a estreia de Linha de Ação de Allen Hughes, com Mark Wahlberg, Russel Crowe, Catherine Zeta-Jones, Kyle Chandler no elenco. Na trama, ex-policial se envolve em um grande escândalo, ao seguir a mulher do prefeito de Nova York. E Pieta de Kim Ki-duk sobre um agiota que é forçado a reconsiderar seu violento estilo de vida depois da chegada de uma misteriosa mulher que diz ser sua mãe.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica
E pegando carona na notícia de Veronica Mars, vamos dar uma dica diferente essa semana. Que tal investir também em um projeto brasileiro que pode ser interessante? Garimpando no site Catarse, encontramos essa interessante web série, NERD of the DEAD. Claro, os zumbis estão na moda, The Walking Dead que o diga. E olhando o vídeo apresentado, os produtores parecem mesmo estar fazendo algo de qualidade. Boa parte da série já está produzida, só falta o episódio final. Faltam apenas 53 dias e a meta ainda está longe de ser alcançada. Quer dar uma forcinha? Visite a página.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.