Os Belos Dias : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Belos Dias

Os Belos DiasBelos Dias. A tradução brasileira foi feliz ao manter a tradução literal do título do filme de Marion Vernoux. Isso porque o título é uma poesia irônica, que tem a ver com a locação do filme e também com seus significados.

Fanny Ardant é Caroline, uma mulher recém-aposentada que perdeu a melhor amiga há cinco meses. Seu marido e filhas estão preocupados com a aparente apatia da senhora e a presenteiam com uma matrícula em um clube especial: Os Belos Dias. O clube é uma espécie de recanto para a terceira idade onde senhores e senhoras fazem cursos de teatro, informática, cerâmica, dança, entre outras recreações. Mesmo sem gostar, Caroline começa a frequentar e lá vai encontrar mais do que qualquer um imaginava.

Os Belos DiasO filme tem um tom leve, seguindo uma trajetória cotidiana daquela senhora e seus pequenos constrangimentos. Mas, é composta por pequenas cenas de impacto, como a aula de teatro, onde ela tem que ir à frente se apresentar. Ou a cena do restaurante onde Caroline e Julien conversam abertamente sobre atração e sexo. Isso sem falar em uma cena mais a frente onde o marido Philippe conversa com Caroline na cama. A composição da luz, do enquadramento e da interpretação dos atores é muito boa.

Aliás, a interpretação de Fanny Ardant é o ponto alto do filme. Ele é concentrado nela e em suas descobertas. Suas escolhas nos levam a cada pequena aventura que ela vive, seja com Julien ou não. Suas expressões, suas trocas de olhares, a dosagem da sensualidade, do desejo e da vergonha. Tudo é construído de uma maneira delicada.

Os Belos DiasOs Belos Dias é daqueles filmes sem grandes atrativos e ao mesmo tempo tão bem conduzidos que nos envolve. Ainda que o roteiro não nos traga um evento tão extraordinário, traz um olhar inusitado diante do já visto. E a forma como vai sendo conduzido é envolvente. Ele só começa a se perder na resolução. A tentativa de construir algo leve criou alguns estranhamentos, principalmente pela cena final que não parece condizente com todo o resto.

As atuações são boas, não apenas da já citada Fanny Ardant como de todo o elenco em geral. Até mesmo os figurantes dão um charme especial, como uma senhora na aula de teatro que continua sorrindo quando Caroline sai irritada. A fotografia também é bem cuidada, sempre utilizando o cenário do mar que traz uma melancolia, uma renovação e uma paz ao mesmo tempo. É uma espécie de símbolo do próprio estado de espírito de Caroline.

No final, Os Belos Dias não muda muita coisa, mas é gostoso de acompanhar. Uma história bem contada, ainda que mal resolvida, com atuações com bastante verdade e um cenário agradável. Talvez, esta seja a grande metáfora dos Belos Dias do título. Aparentemente não tem nada de belo, mas é mais uma etapa da vida.


Os Belos Dias (Les beaux jours, 2013 / França)
Direção: Marion Vernoux
Roteiro: Marion Vernoux
Com: Fanny Ardant, Laurent Lafitte, Patrick Chesnais
Duração: 94 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.