Grandes Cenas: Star Wars : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Star Wars

Star Wars: Sou Seu PaiInspirada no teaser trailer de O Despertar da Força, episódio VII da série Star Wars que estreia no final de 2015, resolvi trazer aqui uma das cenas mais marcantes da série. O momento em que Luke descobre a identidade de Darth Vader. Imagino que a essa altura não tenha um ser vivo no planeta que não saiba esse mistério, mas só para não perder o costume, o texto tem spoilers.

Star Wars: Sou Seu PaiHoje parece mesmo impossível não saber que Vader é, na verdade, Anakin Skywalker, mas na época foi um segredo guardado a sete chaves. Nem mesmo os atores no set de filmagem sabiam a verdade. O ator David Prowse, que dava corpo ao personagem por trás da armadura, disse na hora da filmagem outra frase, dizendo que Obi-Wan tinha matado o pai de Luke. Apenas na pós-produção, o ator James Earl Jones, que fazia a voz de Vader pronunciou a famosa frase: "Eu sou seu pai".

Fico imaginando o impacto da época, após o primeiro filme construir o vilão, e boa parte deste confirmar sua posição, o clímax da trama trazer essa reviravolta é de um impacto imenso. Principalmente para o destino do herói Luke. O trauma de ter seu pai, a imagem de um ídolo reconstruída como um ser que ele abomina e gostaria de destruir. O público que tinha criado a empatia necessária por ele, também sentia o mesmo impacto.

Star Wars: Sou Seu PaiPara as novas gerações, que já começaram pelo Episódio I, isto perde muito da força. Não apenas por saber que Anakin é Vader, mas por criar a empatia com este, tendo acompanhado sua jornada de ascensão e queda desde o princípio, quando era um garoto ingênuo em um planeta distante. Ainda assim, a cena traz emoção, ao conduzir a revelação de uma maneira bastante intensa.

Luke e Vader duelam por um bom tempo, até que Luke se vê encurralado. Vader começa o seu discurso persuasivo dizendo que ele não pode resistir ao destino e deve se unir a ele no lado negro da força. Luke é enquadrado em um quase plongée, com uma câmera bastante alta, mostrando o quanto ele está em posição inferior, enquanto que Vader é mostrado com uma câmera baixa deixando-o ainda mais ameaçador.

Star Wars: Sou Seu PaiLuke consegue revidar e se levanta, mas continua em desvantagem, tanto que a câmera enquadra Vader em primeiro plano e ele ao fundo, dando a ideia de maior e menor pela aproximação. Depois há um curto plano com as posições invertidas, tendo Luke mais próximo, que dá uma falsa sensação para a plateia de que ele pode vencer. É quando vem o golpe de Vader que corta a mão do herói.

Em uma cena à sombra, Luke chora a dor da perda do membro. Logo depois se ajoelha perante Vader, ainda gritando de dor. O vilão se aproxima, novamente em seu discurso persuasivo, e o jogo de câmera se mostra o mesmo, com ele de baixo para cima e Luke de cima para baixo.

Star Wars: Sou Seu PaiUm plano geral mostra a situação exata, com Luke engatinhando em uma instalação que tem um vão abaixo. É interessante observar que esse plano é em plongée, criando essa sensação de pequenez do herói sem saída.

Quando Luke grita pela primeira vez "eu nunca vou me juntar a você", a câmera passa a enquadrar tanto ele quanto Vader na posição reta. Mesmo em desvantagem, o herói reforçou sua posição e isso lhe deu força. Mas, quando Vader pergunta sobre o pai, Luke está descendo um degrau e volta a ficar em uma posição inferior no enquadramento da câmera também, preparando para a revelação que irá fragilizar o herói. A música fica também mais tensa.

Quando Darth Vader profere a fatídica frase "Não, eu sou seu pai", ele está sendo enquadrado de baixo para cima. E a reação de Luke é enquadrada de cima para baixo. A trilha sobe, ainda mais tensa, e ficamos no close do personagem em desespero crescente até o grito "Não....".

Star Wars: Sou Seu PaiVader continua seu discurso chamando Luke para se juntar a ele, o rapaz ainda desnorteado procura uma saída. Temos a primeira imagem completamente em plongée do que está abaixo do personagem, ou seja, sua outra opção fora dar a mão a Vader. Em close, vemos criando coragem até se jogar no vão. E é interessante que a câmera corte para a "expressão" de Vader observando a cena, ainda de baixo para cima, mas com uma sensação de derrota e desânimo que ele exprime principalmente pela mão que se abaixa e os ombros meio arqueados.

A cena mostra a essência da série. Uma jornada de pai e filho, um duelo dos dois lados da Força, uma briga contra o destino. A revelação causou impacto na época e marcou a virada na jornada de Luke para salvar a galáxia, agora, ele também tinha que resgatar o pai e o que havia de bom nele.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.