Morrendo e Aprendendo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Morrendo e Aprendendo

Morrendo e Aprendendo - filmeMuito antes de ser o Homem de Ferro, Robert Downey Jr. nos divertiu com essa comédia espiritualista que no Brasil foi lançada apenas em home vídeo. Lembro bem de assisti-la em VHS e achar que não devia nada a outros do gênero como Um Espírito Baixou em Mim. Revendo hoje, continua divertindo.

Thomas Reilly é um funcionário de uma empresa que comprar outras que foram decretadas falência. Mas, o que o torna especial são quatro espíritos que o seguem desde o seu nascimento. Por obra do destino, ele nasceu no momento do acidente de ônibus que tirou a vida dessas pessoas e elas estão presas a ele. Até que descobrem que tudo isso é uma segunda chance para que eles resolvam problemas pendentes antes de ir embora de vez.

Morrendo e Aprendendo - filmeNa verdade, apesar da boa interpretação de Robert Downey Jr., principalmente quando tem seu corpo invadido por cada um dos quatro espíritos, Thomas acaba não sendo o personagem principal. Nossa empatia é construída com as quatro pessoas que perderam a vida e precisam resgatar algo. Tanto que o roteiro leva um bom tempo do primeiro ato apresentando cada um deles, para só, então, vermos Thomas nascendo.

Acaba que a estrutura da trama poderia ser melhor planejada, talvez a quantidade excessiva de roteiristas (quatro), tenha prejudicado o resultado final. As questões dos dois homens da turma são melhor desenvolvidas que a das duas mulheres, por exemplo. Principalmente de Julia, interpretada por Kyra Sedgwick, que acaba construindo quase um "Deus Ex-machina" na sua resolução, com direito a chuva mágica e tudo.

Morrendo e Aprendendo - filmeHá uma suspensão da realidade também, principalmente na parte de Thomas criança. Como aquele garoto tão pequeno fazia tudo o que fazia sozinho pelas ruas fica pouco explicado. Os pais só vão se preocupar de fato quando o dono do jóquei vai até a casa deles para contar o que estava acontecendo. Não que nada seja impossível, mas a forma como o roteiro trabalha nos faz questionar diversos momentos.

Morrendo e Aprendendo - filmeDe qualquer maneira, o filme tem ritmo e nos envolvemos com as atrapalhadas dos quatro, primeiro brincando com Thomas, depois o convencendo a ajudá-los e por fim, em suas missões. É divertida e envolvente a amizade que criam com o menino e entre si, nos tornando mais próximos de todos eles. Como não se divertir com as diversas inserções de "Walk Like A Man", por exemplo?

E da mesma forma que diverte, é possível se emocionar com a trajetória de todos eles. Apesar de construída de maneira despretensiosa, o filme acaba tratando de histórias de resgate, deixando a mensagem de que devemos resolver nossos problemas ainda em vida, para não levarmos conosco. Coragem é um dos pontos principais da trama. Coragem para fazer o certo, seguir seu coração, enfrentar um desafio e deixar sua família em paz.

Ainda que sem grandes pretensões, Morrendo e Aprendendo acaba sendo um filme que diverte e emociona, merecendo ser lembrando já que teve tão pouco destaque por aqui. Quem sabe a fama de Robert Downey Jr. ajude a resgatar o filme.



Morrendo e Aprendendo (Heart and Souls, 1993 / EUA)
Direção: Ron Underwood
Roteiro: Gregory Hansen, Brent Maddock, S.S. Wilson e Erik Hansen
Com: Robert Downey Jr., Charles Grodin, Alfre Woodard, Kyra Sedgwick, Tom Sizemore, Elisabeth Shue, David Paymer
Duração: 104 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.