Os Melhores Filmes de Animação de 2014 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Melhores Filmes de Animação de 2014

Os Melhores Filmes de Animação de 2014Após tempos tão escassos, foi um ano tão bom para as animações que resolvemos criar uma lista só com a categoria. Mais uma vez lembrando que é uma lista pessoal e dos filmes que tive o prazer de ver esse ano.

Os melhores filmes de animação de 2014:


Uma animação divertida, irônica e com diversas camadas de crítica à nossa sociedade. Uma bela surpresa que tive o prazer de ver este ano e não poderia deixar de citá-la em uma repescagem. Tomara que o gênero cresça em nosso país.

O Congresso Futurista
9 - O Congresso Futurista

Este é uma polêmica. Meio live action, meio animação. E a parte em live action parece o mais interessante. Ainda que a parte em animação seja instigante também e deixe a nossa imaginação voar junto com a proposta da trama.


Muitos amaram. A animação tem mesmo potencial, ainda que peque em alguns momentos. Os significados que trouxe em relação à infância, à brincadeira e às podas do mundo adulto são o que fazem dela algo digno de citação em uma repescagem.


Finalmente chegou ao Brasil essa bela animação que teve uma indicação ao Oscar em 2001. Chico e Rita é um belo filme de se ver, com uma história de amor envolvente e as eternas questões de Cuba e Estados Unidos. Fica a desejar apenas um pouco enquanto animação, poderia brincar um pouco mais com o formato.


Uma animação que passou quase despercebida é uma grata surpresa. A forma como lida com a inversão das prioridades humanas é impactante. Afinal, os monstros nos parecem mais humanos que aquelas pessoas comedoras de queijo. Criativo e bem conduzido. Merece mesmo um destaque.


A partir daqui, devo alertar que foi difícil colocar uma ordem, todas as cinco animações são dignas de listas e prêmios, cada uma no seu estilo.


Continuações sempre são um problema. Mas, aqui conseguimos ver um filme que não apenas mantém o nível do seu antecessor como cria uma nova etapa para o seu protagonista, sem repetir fórmulas e nos encantando mais uma vez com Banguela e Soluço. Uma nova jornada incrível, emocionante e mágica.


A trama do filme parece simples, mas o tratamento dado pela animação faz a história crescer aos nossos olhos, sendo uma belíssima experiência. Repleta de camadas em seu roteiro, Festa no Céu encanta pelos detalhes e pelo conjunto da obra.


Uma animação que consegue colocar o Brasil em pé de igualdade com as demais animações do mundo. Vencedor do Annecy deste ano, chega a ser uma injustiça estar fora da disputa do Oscar. Principalmente porque na pré-lista tinha nomes como Rio 2 e Aviões 2. Mas, a gente dá o pódio a ele.

Vidas ao Vento
2 - Vidas ao Vento

Hayao Miyazaki é um gênio da animação, diversos dos seus filmes encantam o mundo até hoje, com uma riqueza de detalhes e uma capacidade impressionante de aprofundamento de temas. Sua última obra não poderia ser diferente, Vidas ao Vento é uma belíssima obra. Só não está no topo da lista por causa do tema que não me encanta tanto. O sonho por voar, o amor e a jornada épica são encantadores, mas a questão dos aviões de guerra do Japão tornam o roteiro um pouco cansativo.

Frozen
1 - Frozen

Frozen está no topo da lista não por ser Disney, princesas, ou "Let it go", mas pela forma que os realizadores conseguiram trazer uma novidade, um frescor em um tema que parecia completamente desgastado. A forma como lida com os clichês e critica os valores dos contos de fadas é muito bom, exatamente porque ele faz isso, fazendo um conto de fadas com seus clichês. E por isso, ele ficou com o primeiro lugar de 2014 em minha humilde opinião.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.