O que há no cinema: Depois da Chuva : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Depois da Chuva

OscarHoje tem anúncio dos indicados ao Oscar, você pode conferir todas as categorias em nossa página do Facebook e, em breve, uma análise junto com a dos vencedores do Globo de Ouro do último domingo. Mas, hoje também é dia de estreias nos cinemas brasileiros e tem coisa boa chegando por aí. Para nós, o destaque é o filme baiano Depois da Chuva que estreia em circuito nacional após dois anos de trajetória vitoriosa por diversos Festivais no país e no mundo. Vamos torcer por nosso cinema independente.

Estreias da Semana:

Depois da Chuva - Nota 04 de 05
Depois da Chuva (Brasil, 2013)
Direção: Cláudio Marques, Marília Hughes

Jovem vivencia a época de reabertura de seu país que tem consequências no colégio em que estuda. Ao mesmo tempo em que lida com as mudanças da juventude e a descoberta do amor.

Thomas: Muito legal a forma com que o filme trabalha os acontecimentos do colégio em paralelo com os acontecimentos do país. Gostei. Do tom melancólico, do punk, do anarquismo, das reflexões.

Livre - Nota 03 de 05
Livre (Estados Unidos, 2014)
Direção: Jean-Marc Vallée

Mulher resolve encarar uma trilha de 4.200 Km como forma de repensar sua vida. Sem experiências em caminhadas longas ela passará por diversas dificuldades, mas também por aprendizados.

Thomas: Acho que a criatura era meio maluca de enfrentar essa, mas de qualquer forma o filme instiga e a gente embarca junto nessa jornada. Só poderia ser um pouco menor, fica cansativo.

Invencível - Nota 03 de 05
Invencível (Estados Unidos, 2014)
Direção: Angelina Jolie

A história real do atleta olímpico Louis Zamperini, que sofre um acidente de avião, e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme, e quando consegue, é capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Thomas: A senhora Brad Pitt não faz nada demais na direção, mas também não faz de menos, o filme fica ok. Agora, esse cara, caramba, viu? Se não fosse real, ia dizer que era mentira demais, muita provação para um sujeito só.

Outras estreias
Antes de Dormir (Reino Unido, 2014), de Rowan Joffe
Leviatã (Rússia, 2014), de Andrey Zvyagintsev
O Segredo das Águas (Japão, Espanha, França, 2014), de Naomi Kawase
Os Pinguins de Madagascar (Estados Unidos, 2014), de Simon J. Smith, Eric Darnell
Se fazendo de morto (França, Bélgica, 2014), de Jean-Paul Salomé

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 4 de 5Whiplash - Em busca da perfeição (Estados Unidos, 2015)
Direção: Damien Chazelle

Garoto está no primeiro ano da faculdade de música quando chama a atenção do professor Terence Fletcher e tem uma chance na orquestra da instituição. Mas, o que seria um sonho, pode se tornar um pesadelo pelo rigor do mestre.

Thomas: Forte, eletrizante. Cara, até eu que não curto jazz fiquei aqui batucando minhas pernas. Muito louco mesmo. Mas, só sendo muito louco para ir às últimas consequências assim em busca da perfeição.

Thomas - Nota 3 de 5Êxodo: Deuses e Reis (Reino Unido, 2014)
Direção: Ridley Scott

Uma nova versão da história de Moisés e sua jornada de libertação do povo hebreu do Egito.

Thomas: Efeitos especiais bons, até o 3D é bacana. Mas, o filme parece que não decide que caminho vai tomar, ou do realismo mais palpável ou do mito conhecido. Tanto que o mar vermelho vai frustrar muita gente. De qualquer maneira, é um épico que impressiona.


Thomas - Nota 3 de 5Operação Big Hero (Estados Unidos, 2014)
Direção: Don Hall e Chris Williams

Um garotinho superdotado vai encontrar ajuda em um robô criado por seu irmão mais velho quando seus planos não saem como ele esperava.

Thomas: Outro filme divertido, que poderia ser melhor explorado, mas que as crianças vão adorar. Lumi já está procurando saber como consegue um Baymax para ele. Socorro...

Thomas - Nota 5 de 5O Abutre (Estados Unidos, 2014)
Direção: Dan Gilroy

Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

Thomas: Rapaz, que filme perturbador. Muito bem feito. Forte mesmo. E vai além da mídia, repensando a ética e até que ponto vale tudo para se dar bem na vida.


Thomas - Nota 4 de 5Relatos Selvagens (Argentina, 2014)
Direção: Damian Szifrón

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Thomas: Rapaz, vou te dizer, esses filmes normalmente a gente gosta de uma ou duas tramas, odeia outra e o resto é mais ou menos, certo? Errado. Aqui, todos os seis são bons filmes e conseguem nos envolver e divertir durante toda a projeção. Muito bom. Esses argentinos...

Thomas - Nota 4 de 5Boyhood - Da infância à juventude (Estados Unidos, 2014)
Direção: Richard Linklater

O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Thomas: Gostei muito de ver essa experiência cinematográfica. Ver os atores crescendo e envelhecendo em cena sem perder o clima familiar e a trama dos personagens é muito bacana. E os diálogos são muito bons. Só achei que poderia trabalhar melhor os personagens.

Humor:
Clique para ampliar


Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.