O Abutre : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Abutre

Filme O AbutreOs limites éticos dos meios de comunicação parecem estar sempre sendo testados. A compreensão de até que ponto podemos invadir uma vida pela audiência, manipulação de fatos em interesses políticos ou econômicos, ou, simplesmente, o sensacionalismo em torno das tragédias diversas. O Abutre, filme de estreia do roteirista Dan Gilroy na direção, discute esse tema sob um ponto de vista curioso e, até certo ponto, inédito.

Louis Bloom, interpretado de maneira intensa por Jake Gyllenhaal, é um ladrãozinho quase inofensivo, em busca de uma oportunidade na vida. Quando ele testemunha um acidente na estrada e o trabalho de uma equipe de filmagem freelancer, uma nova perspectiva se abre e, com isso, sua verdadeira personalidade e objetivos.

Filme O AbutreBloom abre sua própria empresa de filmagem e vai em busca de cenas inéditas de acidentes e crimes que possam interessar à telejornais. Seu olhar peculiar chama a atenção da diretora de imagens Nina Romina, vivida por Rene Russo, que não percebe, ou não quer perceber, a verdadeira obsessão do cinegrafista, incapaz de escrúpulos ou mesmo compreensão do que pode ser errado.

A construção desse exemplo peculiar de psicopata é o que mais chama a atenção na interpretação de Jake Gyllenhaal. A forma intensa com que ele nos apresenta Louis Bloom em seu jogo quase ingênuo de subir na vida, quando fala de ser autodidata e que se pode aprender de tudo na internet. Contrastando com o olhar compulsivo ao se encontrar em uma cena de crime, a forma como ele vai invadindo os espaços, em busca do melhor ângulo sem nunca raciocinar sobre o certo e o errado. E que ainda se conclui com seu sorriso vitorioso a cada matéria que vai ao ar.

Filme O AbutreO roteiro é bastante feliz ao nos conduzir sob o ponto de vista do protagonista. Acompanhamos sua habilidade e naturalidade em lidar com os temas, ao mesmo tempo em que somos capazes de nos distanciar e observar o certo e o errado de cada situação. Louis Bloom não inventou nada, ele apenas aproveitou a oportunidade ao perceber que aos jornais interessavam cenas chocantes e o clima de terror. Para ele, era apenas um trabalho, sem maiores consequências.

Filme O AbutreA direção de Dan Gilroy consegue ser firme e intimista, nos dando cenas extremamente bem realizadas e impactantes como o momento em que ele filma o rival. A forma como a câmera vai se aproximando em busca do olhar do homem deitado na maca traduz muito da situação e da ultrapassagem de limites, principalmente ao termos uma informação que os personagens não têm sobre o acidente.

A escalada de Louis Bloom vai sendo conduzida com cuidado, sem muito didatismo, representada pela passagem de tempo dinâmica e as mudanças de equipamentos como a câmera, o rádio e o carro. A contratação do assistente Rick também demonstra muito da personalidade do protagonista e sua forma de raciocinar a realidade. Pistas que vão desembocar na resolução de uma maneira muito fluida, sem parecer exagerada.

O Abutre é daqueles filmes que causam impactado, por sua boa realização e por seu tema incômodo. Observando os telejornais sensacionalistas é possível se perguntar até que ponto não podem realmente existir pessoas como Louis Bloom, que se aproveitam tanto de tragédias para conseguir dinheiro e audiência que já perderam completamente a noção dos limites e da ética.



O Abutre (Nightcrawler, 2014 / EUA)
Direção: Dan Gilroy
Roteiro: Dan Gilroy
Com: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton
Duração: 117 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.