Será Que? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Será Que?

Será Que? - filmeMúsicas, livros, peças e filmes já discutiram se um homem e uma mulher podem ser apenas bons amigos. Será que? não é diferente, nem há nada nessa comédia romântica que vá além do conhecido, ainda assim, funciona muito bem durante sua projeção.

Wallace, interpretado pelo eterno "Harry Potter" Daniel Radcliffe, está saindo de um longo luto de fim de romance e conhece em uma festa uma garota que parece ter muitas afinidades com ele. O problema é que Chantry, interpretada por Zoe Kazan, tem namorado e tudo o que quer é ser sua amiga. Wallace começa então, a investir nessa amizade, mas vai ser complicado esconder seus verdadeiros sentimentos por muito tempo.

Será Que? - filmeDaquelas comédias românticas extremamente clichês e previsíveis, mas que são gostosas de acompanhar. O casal formado por Daniel Radcliffe e Zoe Kazan funciona bem em cena, seja como amigos ou futuros talvez românticos. É visível em tela a química entre ambos e suas cenas são divertidas e doces ao mesmo tempo, nos dando a sensação de algo próximo, conhecido e totalmente crível. Como se vivêssemos um pouco aquela situação ou fôssemos amigos deles.

A personagem Chantry ainda tem a profissão inusitada para esse tipo de filme de animadora de um estúdio canadense. Seus desenhos, então, ganham vida em alguns momentos da trama, criando uma linguagem poética bonita. Normalmente é um desenho da própria personagem e suas emoções. Apesar da estranheza na primeira vez que isso acontece, logo se torna algo verossímil diante do contexto construído.

Será Que? - filmeO filme traz situações bem próximas do cotidiano, como ir ao cinema, festa na casa de amigos ou passeios por parques e shoppings. Mas, também mescla com situações nonsenses como o acidente do namorado de Chantry e exageros como a pegadinha na praia ou o incidente no provador de uma loja. Mas, o roteiro de Elan Mastai consegue dosar isso muito bem nos dando sempre a sensação da verossimilhança.

A questão do amor e da amizade acaba não sendo discutida enquanto uma tese sobre possibilidade ou não de algo assim acontecer. O foco é mesmo no sentimento de Wallace que desde o princípio se interessou por Chantry enquanto mulher, tornando-se seu amigo apenas pela insistência da moça. Parecia óbvio que mais cedo ou mais tarde, ele teria que se declarar. Isso não quer dizer que não existam amizades verdadeiras e descompromissadas entre homens e mulheres.

Será Que? é, então, apenas uma comédia romântica divertida e bem feita. Sem grandes compromissos ou momentos marcantes que nos façam pensar além do momento. Esquecível, mas totalmente válida.


Será Que? (What If, 2013 / EUA)
Direção: Michael Dowse
Roteiro: Elan Mastai
Com: Daniel Radcliffe, Zoe Kazan, Megan Park, Adam Driver, Mackenzie Davis
Duração: 98 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.