Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água - filmeAo ver as primeiras imagens e o trailer do filme de Bob Esponja, confesso que tive poucas expectativas. A ideia de levar os personagens para o mundo real em uma trama atrapalhada que tinha Antonio Banderas como o vilão pirata Barba Burguer parecia pouco digesta. Mas, felizmente, a trama se assemelha mais ao desenho original do que aparenta.

Na pacata Fenda do Biquíni, a harmonia é mantida pelo delicioso hambúrguer de siri do Sr. Sirigueijo. Mas, após diversas tentativa de Plankton roubar a fórmula secreta do alimento, algo dá errado e ela simplesmente desaparece, deixando a cidade em uma situação caótica pós-apocalíptica, obrigando o atrapalhado herói Bob Esponja a buscar uma solução para aquela confusão, inclusive indo à superfície.

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água - filmeA estrutura narrativa do filme traz algumas brincadeiras com a metalinguagem. Tudo começa quando o pirata Barba Burguer rouba um livro de uma ilha, das mãos de um esqueleto e começa a contar a história a uma trupe de pombos cantores. Sim, é isso mesmo. A história é exatamente essa saga do hambúrguer de siri e o livro ainda terá um função fundamental na trama.

Antonio Banderas constrói o seu vilão de maneira extremamente caricata, com caras, bocas e trejeitos exagerados. Felizmente, boa parte da história se passa no fundo do mar com os personagens em seu formato original de desenho e isso mantém o ritmo muito próximo do desenho, com situações nonsense, claro, mas também divertidas que trazem camadas em suas piadas.

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água - filmeO próprio hambúrguer de siri é motivo de piadas diversas, a começar pelo mal que faz a saúde, mas que os habitantes preferem ignorar e continuar comendo. Uma referência clara aos fast foods. Isso sem falar no exagero de elevar esse alimento à responsabilidade da paz local. Tudo é motivo de piada, mesmo quando parece que Bob Esponja chama todos à razão, logo em seguida a situação se perde novamente.

Quando passa para a superfície, temos algumas licenças poéticas próprias daquele universo, a exemplo da forma como eles conseguem sair do mar e respirar normalmente por ali. Mas, por ter pessoas reais interagindo com eles, o tom se torna ainda mais exagerado, caindo a qualidade da obra. Principalmente quando eles ganham super poderes e tudo parece a imaginação fértil de uma criança de cinco anos. O que não deixa de ser, diriam alguns, mas ainda assim, fica menos agradável.

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água acaba sendo uma agradável surpresa para quem conhece e gosta do personagem. Uma aventura que com certeza, vai agradar mais aos pequenos, mas pode divertir toda a família.


Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água (The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water, 2015 / EUA
Direção: Paul Tibbitt
Roteiro: Glenn Berger, Jonathan Aibel
Com: Antonio Banderas, Frankie Muniz, Clancy Brown
Duração: 93 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.