Bem Casados : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Bem Casados

Bem Casados - filmeAs comédias nacionais são aquele produto amor e ódio. Parece que não tem meio termo, enquanto as bilheterias estouram, os críticos apontam falhas. Bem Casados não deve ser diferente, mas é interessante que ainda que tenha coisas muito estranhas nesse filme, também tem detalhes muito bons.

Uma comédia romântica moderna, por assim, dizer, onde a mulher não é a frágil sonhadora à espera do príncipe encantado. Mesmo a noiva interpretada por Luíza Mariani tem seus momentos de extremamente decidida, como na antecipação da lua-de-mel. Mas, a trama é focada mesmo em Alexandre Borges e Camila Morgado que já trabalharam juntos em televisão e aqui repetem a boa química. Mesmo a princípio não sendo um casal, fica claro que foram feitos um para o outro de uma certa maneira.

Bem Casados - filmeHeitor filma casamentos, mas parece cansado dessa vida. Há uma certa crise de meia idade nele, mesmo que não admita que casar e ter filhos esteja em seus planos. Em diversos momentos, ele parece fora de contexto como quando fala a eterna piada do "se o casamento dela durar mais que o seu, você corta o seu pescoço". Já Penélope é uma mulher estranha. Forte e frágil ao mesmo tempo, quer o noivo, mas não quer casar. Tem um certo segredo e acaba se afeiçoando a Heitor.

Um ponto positivo de Bem Casados é a maneira como ele trata os novos relacionamentos, o papel da mulher em personagens fora do estereótipo como as de Camila Morgado e Bianca Comparato, além das críticas a instituição do casamento e as festas em si. Ao mesmo tempo, o filme traz personagens como a de Christine Fernandes que acaba desconstruindo todo o discurso feminista atual.

Bem Casados - filmeA trama também tem pontos positivos e negativos. Nada faz muito sentido ali, desde a forma como a produtora de Heitor vive ou recruta novos funcionários, até o objetivo de Penélope. Tanto que não há unidade narrativa, o que não é necessariamente um erro, mas fica estranho quando a festa acaba e temos outros desenvolvimentos a partir dali. Talvez não focar tanto neste casamento pudesse ajudar a melhorar o desenvolvimento da história.

Há ainda inserções forçadas como da personagem Lili de Leticia Lima, ou mesmo o problema de Penélope que vai sendo construído com um certo suspense e depois resolvido de uma maneira quase leviana. Aliás, tudo parece meio leviano na atitude das personagens. Isso sem falar na falta de cuidado e verossimilhança nas cenas de filmagem dos casamentos, com os "profissionais" todos juntos gravando o mesmo plano ou se divertindo nas festas.

Bem Casados - filmeAinda assim, o filme traz bons momentos, a começar pela interpretação de Camila Morgado que se diverte em cena e tem, inclusive, mais uma vez uma piada com "Eu estou grávida" (que mentalmente, podemos completar "De Luis Carlos Prestes"). Bianca Comparato também está bem em cena, como assistente responsável, Alice. E Alexandre Borges cumpre o papel, como o resto do elenco que não se destaca, mas também tem bons momentos.

A trilha sonora de André Abujamra talvez seja outro ponto positivo, há sempre um tom irônico, ou um reverso de expectativa interessante que acrescenta à cena. A direção também é bem cuidada e Aluízio Abranches que estreia em comédias após alguns dramas, mantem um bom ritmo em toda a trama. Mas, parece que o roteiro de Fernando São Tiago, poderia ser melhor trabalhado.

De qualquer maneira, Bem Casados é daqueles filmes que tem atrativos para o grande público. E apesar de soar estranho a maior parte do tempo, não apela, nem ofende nossa inteligência, sendo um entretenimento descompromissado. Deve ser mais um sucesso de bilheteria.


Bem Casados (2015 /Brasil)
Direção: Aluízio Abranches
Roteiro: Fernando São Tiago
Com: Alexandre Borges, Camila Morgado, Bianca Comparato, Fernando São Tiago
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.