Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom - filmeProduzido pela Netflix, Winter on Fire lembra muito outro documentário realizado pela mesma empresa: The Square. O estilo de produção e o tema acabam convergindo de diversas maneiras, o que não chega a ser algo errado ou ruim. Apenas uma constatação de estilo.

Evgeny Afineevsky retrata as manifestações que aconteceram na Ucrânia entre 2013 e 2014 que começou como um simples desagrado por não mais pertencer à Europa e terminou como uma luta de vida ou morte pela democracia e estado de liberdade de toda uma nação.

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom - filmeQuando os estudantes saíram as ruas para protestar porque o recém presidente eleito, Viktor F. Yanukovich, não assinara um acordo de cooperação com a União Europeia, encontram uma reação truculenta e extremamente violenta da polícia local. A população em geral se revoltou com o ato e foi também às ruas. Aos poucos, o que eram manifestações pacíficas se tornaram um verdadeiro cenário de guerra, com vítimas para todos os lados, muitos manifestantes mortos e o descontrole do governo que lançou leis absurdas condizentes com uma ditadura.

O documentário consegue resgatar imagens e alguns depoimentos para nos dar a dimensão exata daquele período. Da tensão, das perdas, da violência. Mas, acima de tudo, do sentimento cívico daquele povo e sua vontade de não deixar tudo como está, nem aceitar imposições que consideravam injustas.

Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom - filmeVemos não mais apenas jovens rebeldes, mas senhores e senhoras, cidadãos em geral que clamam por liberdade e justiça. Há imagens extremamente fortes como cada agressão que os policiais deferiam sobre os manifestantes, como um senhor que está ao chão com a cabeça ensanguentada, ou a morte de um dos líderes por uma bala de verdade. Temos também o símbolo da resistência nas barricadas criadas de maneira criativa e nos capacetes improvisados com panelas e escorredor de macarrão.

Mais do que falar da Ucrânia, o filme fala de um estado de espírito humano. Da união e da luta por um mundo melhor. Da não desistência mesmo que ilhados em uma praça e com tantos momentos de sufoco. A forma como a câmera vai em busca de tudo isso, mostrando em diversos ângulos a luta e a resistência, é emocionante.

Ainda que seja relativamente curto, o filme acaba, no entanto, nos cansando. Mas, isso acaba expressando um pouco do cansaço do próprio povo ali, esperando por justiça durante 93 dias. É mesmo para ser cansativo e, com isso, exaltar a força de vontade daquela população.

Um filme necessário que mexe conosco em diversos sentidos.


Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom (Winter on Fire, 2015 / Ucrânia / EUA / Reino Unido)
Direção: Evgeny Afineevsky
Roteiro: Evgeny Afineevsky
Duração: 102 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.