Abril e o Mundo Extraordinário : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Abril e o Mundo Extraordinário

Abril e o Mundo Extraordinário - filme

Imagine um mundo sem ciência, ou melhor, onde os poucos cientistas que ainda restam trabalham para o governo fabricando armas. Assim é a realidade distópica de Abril e o Mundo Extraordinário, em que, em 1941, a França ainda é governada por Napoleão V e o mundo ainda é mantido à base do vapor.

A ideia instiga e os temas levantados como preservação da natureza, relações humanas e ética na ciência também. O problema é que o roteiro de Franck Ekinci e Benjamin Legrand não chega a aprofundar muito isso, nos dando uma aventura regular através da jovem Abril que, com seu gato Darwin, tenta encontrar a fórmula do Elixir da Vida, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que aconteceu com os cientistas do mundo, incluindo seus pais.

Abril e o Mundo Extraordinário - filmeO problema maior do filme é não definir o tom. Ao mesmo tempo em que escolhe temas profundos, traz um viés infantilizado como o guarda extremamente caricato que os persegue. Além de maniqueísta e bobo, ele ainda passa por situações forçadas para arrancar graça, quando não há mesmo a necessidade de sua presença. Tanto o gato Darwin, quanto Julius, o garoto que Abril conhece podem suprir essa função.

Ainda assim, a animação possui bons momentos. Alguns extremamente fortes como quando Abril é arrumada para ser enviada a um orfanato, ou quanto o gato Darwin quase morre. Há ainda boas cenas de ação como quando eles fogem da polícia ou a cena da casa andante.

Abril e o Mundo Extraordinário - filmeA animação em 2D é simples, mas possui uma direção de arte bem detalhada, construída pelo próprio Jacques Tardi, que teve sua graphic novel como base para o longa-metragem. E mesmo tendo boa parte dos cenários estáticos, é possível sentir a dinâmica da obra, que nunca parece parada de fato. E fica ainda mais criativa no mundo escondido onde estão os cientistas sumidos.

Não deixa de ser curioso ver esse mundo imaginário, onde em plena década de quarenta ainda não existe rádio, televisão, ou mesmo luz elétrica. Onde as árvores viraram raridades de museu e o mundo disputa em guerra a floresta que permanece apenas no Canadá.

É interessante ver que um mundo sem ciência parece assustador, mas que, apesar de tudo, o homem continua sonhando com a vida eterna, sem doenças e sem riscos. A busca pelo elixir que os pais de Abril, e depois ela, buscavam demonstra o medo da morte ou do fim, já que muitos dos cientistas não acreditam em vida além daqui.

Uma pena, no entanto, que a animação construa isso de maneira superficial, reduzindo a uma aventura de bem contra o mal, com algumas atrapalhações no caminho. Ainda assim, é uma aventura bem feita.


Visto no Festival Varilux de Cinema Francês 2016.

Abril e o mundo extraordinário (Avril et le monde truqué, 2016 / França)
Direção: Franck Ekinci, Christian Desmares
Roteiro: Franck Ekinci, Benjamin Legrand
Duração: 106 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.