Um Homem, Uma Mulher : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um Homem, Uma Mulher

Um Homem, Uma Mulher - filme

O cineasta é uma espécie de voyeur, muitos afirmam. E Claude Lelouch constrói essa prática de maneira magistral em Um Homem, Uma Mulher, filme que lhe deu a Palma de Ouro em Cannes, o Oscar de Filme Estrangeiro e muitos outros prêmios pelo mundo. E o Festival Varilux trouxe uma cópia restaurada para comemorar os 50 anos de seu lançamento.

A história é extremamente simples. A roteirista Anne Gauthier e o piloto de corridas Jean-Louis Duroc se conhecem enquanto visitam seus filhos em um colégio interno durante um fim de semana. Ambos viúvos, eles começam a se encontrar e aos poucos vai surgindo um sentimento mútuo de afeto. Literalmente, um homem e uma mulher em algo aparentemente banal. Mas, a forma como Claude Lelouch conta isso é que muda tudo.

Um Homem, Uma Mulher - filmeA questão da película alternar entre o preto e branco e o colorido, foi por falta de verba. Mas, acaba construindo uma estética exótica que traz um charme a mais para a obra. Como se as cenas externas fossem mais vivas, cheias de luz e cores. Enquanto as internas fossem intimistas e até mesmo opacas.

Mas, o que encanta mesmo na câmera de Claude Lelouch é essa capacidade de se colocar ali em cena, observando os acontecimentos, muitas vezes sem diálogos. Vamos acompanhando mais os pensamentos dos personagens que suas falas, o que traz efeitos interessantes como quando ele pergunta se ela é casada e vamos vendo as cenas dela com o marido.

Um Homem, Uma Mulher - filmeClaude Lelouch e o roteirista Pierre Uytterhoeven constroem muito dos personagens através dos seus pensamentos. A cena em que ele retorna a Paris após o rally pensando como seria sua conversa com ela, por exemplo, é de uma delicadeza incrível. Vamos nos aproximando deles, torcendo para que aquele sentimento brote de maneira delicada e bela. Sem pieguismo, sem exageros.

Mesmo quando o filme trabalha com as crianças, não apela para o sentimentalismo excessivo. A cena do jantar a quatro, por exemplo, é delicada, divertida. Vemos ali uma família feliz possível.

A trilha sonora é outro ponto alto do filme. A música tema escrita por Francis Lai fica em nossa mente. As cenas embaladas por ela ganham mais vida. E temos outros ótimos momentos como o marido de Anne cantando uma versão em francês de Samba da Benção de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Um Homem, Uma Mulher é daqueles clássicos que fica em nossa mente e funcionam ainda hoje. Encantando e envolvendo com suas imagens e sua bela história de amor. Talvez uma das mais belas que o cinema já narrou.

Visto no Festival Varilux de Cinema Francês 2016.

Um Homem, Uma Mulher (Un homme et une femme, 1966 / França)
Direção: Claude Lelouch
Roteiro: Pierre Uytterhoeven
Com: Anouk Aimée, Jean-Louis Trintignant, Pierre Barouh
Duração: 102 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.