Como Era Verde o Meu Vale : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Como Era Verde o Meu Vale

Como Era Verde o Meu Vale - filme

Ver um filme de John Ford no cinema é sempre um acontecimento especial. Por isso, não pude perder a exibição de Como Era Verde o Meu Vale, adaptação do livro de Richard Llewellyn, no 5º Olhar de Cinema de Curitiba.

O filme está longe de ser a obra-prima do diretor, na verdade, é talvez seu filme mais polêmico, o que ficou conhecido como aquele que tirou o Oscar de Cidadão Kane. Mas, não é difícil compreender o porquê a Academia o ter preferido no lugar da obra-prima de Orson Welles.

Como Era Verde o Meu Vale - filmeO mundo estava em guerra e Como Era Verde o Meu Vale traz um sentimento saudosista de uma época que não retorna, onde tudo era mais ingênuo e a vida mais fácil, com os valores familiares fortes.

Na verdade, o filme é construído em flashback, a partir das memórias de Huw Morgan sobre o período em que ele, com seis anos, vivia com sua família em um pequeno vale no País de Gales.

Família tradicional, religiosa, conhecida no local, todos trabalhadores da mina da região. Huw é o primeiro letrado, que vai à escola e sofre preconceito por isso. Mas, aprende a se defender, inclusive de um cruel professor que abre as portas para o bullying que a criança sofre por lá.

Como Era Verde o Meu Vale - filmeO filme mostra a trajetória de mudanças, com o progresso, a dificuldade financeira, os acidentes de trabalho e mesmo a maledicência da vizinhança em relação à posturas femininas vistas como inadequadas pela igreja.

Mas, o que encanta mesmo no filme é esse tom melancólico construído em um ritmo próprio e belo. Com paisagens bem construídas e uma sensação eterna de que o passado é mesmo o local em que todos querem viver. Quem nunca se pegou relembrando a infância e as coisas boas já vividas?

Ao colocar Huw para relembrar sua infância, é seu sentimento que comanda a trama e somos contagiados por ele, relembrando nossos próprios momentos. E tudo está ali de alguma maneira contemplado. O primeiro amor, as decepções, situações difíceis, medos, perdas e, acima de tudo, o crescimento e aprendizado da vida.

Como Era Verde o Meu Vale é um exemplo do que um filme clássico é capaz. Mesmo quase noventa anos depois ainda funciona e dialoga com plateias diversas. Daqueles para se ver e rever, de preferência assim, na tela grande.


Filme visto no 5º Olhar de Cinema - Curitiba.

Como Era Verde o Meu Vale (How green Wars my vallery, 1941 / EUA)
Direção: John Ford
Roteiro: Philip Dunne
Com: Walter Pidgeon, Maureen O’Hara, Anna Lee, Donald Crisp, Roddy McDowal
Duração: 122 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.