A Comunidade : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Comunidade

A Comunidade - filme

Novo filme de Thomas Vintenberg, A Comunidade traz características próximas de seus grandes filmes. A principal delas é trabalhar as emoções humanas elevando a níveis insuportáveis e fazendo-as explodir em dores quase vivas. Ainda assim, traz problemas, principalmente de ritmo.

O casal de acadêmicos Erik e Anna, junto com a filha Freja, resolvem abrir sua casa para criar uma comunidade igualitária em um belo bairro de Copenhague. Realizando uma seleção quase às cegas, vão reunindo pessoas diversas. Porém, a concepção ideal acaba desmoronando em alguns aspectos.

A Comunidade - filmeA principal questão que Vintenberg explora é a ironia dos sonhos perdidos. Principalmente em relação à personagem Anna que é quem idealiza o projeto da comunidade e quem acaba sendo mais afetada por ela. Enquanto que Erik, reticente à ideia, acaba reconfigurando sua vida de maneira surpreendente.

Há situações insólitas na convivência do grupo. Como um personagem que nunca colabora financeiramente e quando cobrado começa a chorar. Ou o garotinho desenganado que sempre repete quando quer comover “eu não passarei dos nove anos”. Ou ainda o relacionamento da jovem Freja com um jovem mais velho.

Mas, sem dúvidas, a situação mais incômoda é o drama vivido pelo casal principal. Sem querer dar muitas informações e spoilers, a maneira como a situação vai sendo construída é incômoda. Não apenas pela apatia, mas pela antecipação de que não vai dar certo, que há mais ali a ser resolvido, mas que os personagens preferem esconder e fingir não ver. E os atores Ulrich Thomsen e Trine Dyrholm conseguem desenvolver muito bem as emoções contidas e posteriores explosões dos personagens.

A Comunidade - filmeAinda assim, o filme parece carecer de ritmo e propósito. Expor o mundo idealizado desmoronando é instigante, mas soa também utópico, por todos os vieses ali apresentados. A forma como a comunidade se organiza e como vai sendo desenvolvida a ação demonstram cansaço, até pelo fato de muitas das situações se tornarem absurdas à nossa vista.

Ainda assim, Vintenberg demonstra eficiência em trabalhar os espaços, focando principalmente na casa onde a comunidade se estabelece. As cenas à mesa acabam sendo as mais interessantes, seja em deliberações da comunidade ou em simples confraternizações. Ali são dadas as pistas com olhares ou ausência de comunicação entre o casal, por exemplo. Ali também percebemos as relações entre os personagens, inclusive do pequeno Vilades que olha a garota Freja, com o dobro de sua idade, com sonhos impossíveis.

No final, A Comunidade é um filme de altos e baixos, mas que consegue nos envolver e nos tirar da situação de conforto. Não tanto quanto A Caça, um dos filmes anteriores do diretor. Mas, ainda assim, uma obra que merece nossa atenção.


Filme visto no 5º Olhar de Cinema de Curitiba.

A Comunidade (Kollektivet, 2016 / Dinamarca)
Direção: Thomas Vintenberg
Roteiro: Thomas Vintenberg,
Com: Ulrich Thomsen, Trine Dyrholm, Lars Ranthe
Duração: 111 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.