Cargo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cargo

Cargo - filme - Netflix

Em 2013, um curta-metragem chamou a atenção por ser extremamente simples e, ao mesmo tempo, de um impacto emocional profundo. A Netflix agora lança um longa-metragem baseado nesse acontecimento e, até certo ponto, é feliz na missão de ampliar sua história.

Cargo é daquelas obras que, se você não viu, melhor não saber nada para não estragar a experiência. Logo, é melhor procurar o curta apenas após ver o longa para entender o porquê de tanto sucesso.

Cargo - filme - NetflixA trama é ambientada em um mundo pós apocalipse zumbi onde a personagem de Martin Freeman tenta sobreviver com sua esposa e filhinha ainda bebê. A situação da família vai se complicando à medida que a narrativa avança, o que é esperado, criando o clima desolador de quase nenhuma esperança.

A construção desse efeito de angústia e desespero é bem feita, em um ritmo lento, muitas vezes contemplativo onde a presença de grupos de zumbis não é o recurso mais utilizado. Tal qual a série The Walking Dead, o roteiro parece trabalhar com a ideia de que os vivos acabam sendo a maior ameaça, mas, ao concentrar em um vilão maniqueísta, acaba caindo em clichês tolos.

Cargo - filme - NetflixPor outro lado, em vez de aprofundar as personagens principais para fazer a trama render um longa-metragem, a roteirista escolheu explorar a cultura aborígine, já que a história acontece na Austrália. Algo que não é exatamente ruim, mas tira um pouco do foco do arco principal, enfraquecendo o impacto da resolução. O filme acaba tendo uma sensação de mais do mesmo.

De qualquer maneira, Martin Freeman consegue convencer em seu desespero de pai zeloso, nos dando ótimos momentos durante a projeção. Assim como a bebê, que é extremamente fofa e ajuda no efeito de compaixão e envolvimento na trama.

Ainda que o resultado esteja longe do impacto do curta-metragem, Cargo acaba sendo uma obra que instiga, principalmente se você ainda não conhece a história. Há uma experiência curiosa em um universo já tão explorado, que é o dos zumbis, e uma tentativa de ligação com a cultura aborígene, além da eterna estrutura de busca por sobrevivência e proteção dos familiares. Uma jornada bonita, ainda que, aqui, de pouco impacto.


Cargo (Cargo, 2017 / EUA)
Direção: Ben Howling, Yolanda Ramke
Roteiro: Yolanda Ramke
Com: Martin Freeman, Anthony Hayes, Susie Porter
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.