
Baseando sua carreira em plot twists, M. Night Shyamalan realmente surpreendeu o mundo quando colocou David Dunn, personagem de Bruce Willis, no final de Fragmentado revelando ser esse um filme continuação de seu segundo sucesso Corpo Fechado. O que parecia genial acabou sendo um dos percalços de Vidro. O capítulo final da trilogia chegou com enorme expectativa e esta nunca é uma boa companheira das obras.
Reunidos em uma clínica de reabilitação estão o próprio David Dunn, Elijah Price, personagem de Samuel L. Jackson, as múltiplas personalidades de Kevin Wendell Crumb, interpretadas por James McAvoy. A doutora Ellie Staple, interpretada por Sarah Paulson, quer convencê-los de que não têm poderes, sendo apenas pacientes psiquiátricos.

Há mérito na criação de um universo próprio de super-heróis em tempos onde Marvel e DC brigam por bilheteria. Há um flerte aqui com o realismo fantástico que parece até mais maduro e rico que seus “concorrentes”, porém o diretor e roteirista não parece tão interessado em explorar isso.
Toda a trama de Vidro se passa na tentativa de negar esse mundo, ao mesmo tempo em que cria a expectativa de como os heróis e vilões irão se libertar daquela clínica e fazer acontecer seus destinos. Afinal, não é possível que tudo se passe apenas nesse experimento psíquico.

Para quem está disposto à marca de uma trilogia de heróis tão complexos, a direção de M. Night Shyamalan pouco se arrisca. O filme se torna apenas uma condução correta de cenas, sem explorar melhor as nuanças do suspense e ação que a trama pede. Mesmo as investidas noturnas na clínica soam bobas.
No final, Vidro decepciona pela expectativa que criou. Ainda assim, é uma obra que cumpre o seu papel, entrando para o hall dos bons filmes do diretor que se acostumou a colecionar mais fracassos que sucessos. Vamos ver o que ele trará na sequência.
Vidro (Glass, 2019 / EUA)
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Com: James McAvoy, Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Anya Taylor-Joy, Sarah Paulson, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard
Duração: 129 min.