Judy: Muito Além do Arco-Íris : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Judy: Muito Além do Arco-Íris

Judy: Muito Além do Arco-Íris - filme

O subtítulo da distribuidora brasileira para Judy não deixa de ser uma ironia curiosa. Apesar da extensa carreira como atriz, cantora e dançarina, Judy Garland sempre é apresentada pela imprensa como a Dorothy de O Mágico de Oz.

Muito Além do Arco-íris não é uma cinebiografia tradicional, daquelas que busca contar toda a vida de uma artista. O filme narra um período final da vida de Judy, quando ela faz uma turnê em Londres quase obrigada, porque é a única forma de conseguir dinheiro e tentar recuperar a guarda dos filhos. Em paralelo acompanhamos os bastidores da gravação de O Mágico de Oz.

Judy: Muito Além do Arco-Íris - filmeO roteiro busca de alguma forma explicar o processo de dependência de remédios e álcool no fim da vida da artista a partir da rígida maneira como ela foi tratada nas gravações da obra. Não deixa de ser uma construção intrigante, mas a obra não parece querer aprofundar o tema, sendo apenas uma organização superficial que vai forçando pontos de encontro durante a projeção.

Há uma reconstituição de época bem cuidada. Os números musicais nos envolvem. A direção busca construir uma aura especial no palco e constrói uma boa dinâmica na construção do entorno. Os flashbacks, apesar de estereotipados, também são bem cuidados em reconstituição de época e bastidores de um filme tão icônico. Mas nada parece especial, é algo quase burocrático, cumpre sua função, mas nunca chega a se destacar completamente.

Judy: Muito Além do Arco-Íris - filme
O que se destaca mesmo é a interpretação de Renée Zellweger. A atriz constrói trejeitos próprios para não ser uma simples imitação do ícone, tendo a sensibilidade para passar a emoção daquela mulher sofrida. Chama a atenção como há diferença também corporal da Judy no dia a dia e de quanto ela está no palco.

Ainda que o filme não busque a reflexão sobre o show business, é possível não perceber o quão cruel ele pode ser. Não apenas pelo que a garota passou no início, como a maneira como lidam com aquela mulher doente que já tinha brilhado tanto. O vício é uma doença que muitas vezes não é compreendida, vista como descaso, com preconceito, faz com que a pessoa acusada por algo que não consegue controlar.

Construir um retrato da decadência de uma estrela que é símbolo de esperança não deixa de ser corajoso. Diante da complexidade da personagem título, no entanto, Judy acaba sendo pouco para o que poderia ser. Não que queiramos com isso julgar o que não foi feito. O fato é que, ao assistir à trama, a gente sente uma angústia e necessidade de mais. Emociona, nos tira do lugar de conforto, mas parece faltar algo para ir de fato muito além do arco-íris.


Judy: Muito Além do Arco-Íris (Judy, 2020 / EUA)
Direção: Rupert Goold
Roteiro: Tom Edge
Com: Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock
Duração: 118 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.