El gran viaje al país pequeño : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

El gran viaje al país pequeño

El gran viaje al país pequeño - filme

O drama dos refugiados comove a muitos e assusta outras tantos. Enquanto alguns países fecham as portas para os indesejados problemas, outros os convidam prometendo uma vida melhor. Assim fez Música, presidente do Uruguai e assim diversas famílias fugiram da Síria em busca do pequeno país latino. A diretora Mariana Viñoles resolveu acompanhar a jornada de alguns deles. 

Assim nasce El gran viaje al país pequeño, um filme, acima de tudo, corajoso. Uma obra que utiliza muito da técnica observativa para acompanhar uma família específica, apresentando suas expectativas, dificuldades, decepções e resoluções nesse caminho. 

El gran viaje al país pequeño - filme
Talvez o maior mérito da diretora seja expor aquela realidade sem necessariamente tomar partido. Apesar de uruguaia, ela cola sua narrativa no ponto de vista dos refugiados. Sendo assim, as questões são apresentadas sem paixão nem preconceitos. Viñoles não julga aquelas pessoas nem omite os problema de seu próprio país. Apresenta a realidade passo a passo, para que possamos refletir sobre esse complexo tema.

Em uma determinada cena, os refugiados reclamam sobre o que lhes foi prometido e que agora eles não tem casa, nem comida. Um uruguaio responde que no país também tem muita gente sem casa e passando fome. É um viés crítico e de importante reflexão. Afinal, como ajudar ao ser humano que vem de longe, se não conseguimos nem mesmo ajudar o que está do nosso lado? 

El gran viaje al país pequeño - filme
Essa é uma questão humanitária que traz camadas diversas e que o filme busca apresentar sem pressa, mas também sem precisar ser didático. As imagens muitas vezes falam mais que palavras. A maneira como Mariana Viñoles expõe com sua câmera a rotina daquelas pessoas, seus medos e seus sonhos nos toca. 

É uma obra sensível que traz uma força e uma reflexão importantes, além de bastante atual. Não por acaso, o filme ganhou prêmio especial do júri, melhor direção e o prêmio da crítica no Festival de Gramado desse ano.

Filme visto no 48º Festival de Cinema de Gramado.

El gran viaje al país pequeño (Uruguai, 2020)
Direção: Mariana Viñoles 
Duração: 105 min.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.