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13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
Poucos diretores geram reações tão extremadas quanto Michael Bay. Para muitos, ele é o arquétipo do cinema hiperbólico, onde tudo explode — às vezes literalmente — em nome de uma estética que coloca o espetáculo acima da substância. Mas 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (2016) é, sem dúvida, uma tentativa singular dentro de sua filmografia. Baseado no ataque real ao consulado dos Estados Unidos na Líbia, em 2012, o filme adapta o livro de Mitchell Zuckoff com uma inusitada aspiração ao realismo — ou, ao menos, a uma versão mais contida da grandiosidade típica de Bay. Não se trata de uma mudança radical, mas sim de uma inflexão curiosa: entre explosões e tiroteios meticulosamente coreografados, há aqui uma tentativa real de contar uma história humana, urgente e politicamente carregada.
A premissa é conhecida: após a derrubada de Muamar Kadhafi e a instabilidade provocada pela Primavera Árabe, a cidade de Benghazi tornou-se terreno fértil para milícias armadas. Em setembro de 2012, militantes atacaram o consulado americano e uma base da CIA disfarçada. A narrativa acompanha seis ex-militares contratados como seguranças terceirizados — a chamada Equipe de Resposta Global — que desobedecem ordens superiores e partem para o resgate dos diplomatas em meio ao caos urbano. É um recorte de treze horas de violência ininterrupta, tensão constante e heroísmo questionável.
Bay, que até então havia flertado com o gênero bélico apenas em Pearl Harbor (2001), opta por uma direção mais contida, ainda que não menos estilizada. A câmera tremida, por vezes claustrofóbica, tenta mimetizar a urgência dos combates. Mas aqui há um claro esforço de aproximação com o real, algo entre Black Hawk Down (Ridley Scott) e Sniper Americano (Clint Eastwood). Não é coincidência. Bay parece mirar numa estética do “realismo dramático militar”, mas sem abrir mão do virtuosismo visual que o tornou famoso — drones que sobrevoam em travellings coreografados, slow motions pontuais e luzes artificiais que iluminam ruínas com uma beleza quase pictórica.
Nesse conflito estético — entre o realismo tenso da guerra e o virtuosismo plástico da ação hollywoodiana — está o melhor e o pior do filme. Por um lado, 13 Horas é eficiente em gerar tensão. Há cenas de combate noturnas que são impressionantes, especialmente o segundo ataque à base da CIA, em que a coreografia do caos é conduzida com uma precisão quase militar. Por outro lado, há momentos em que o filme trai seu próprio pacto de sobriedade e cede à estética de videogame, tornando o drama humano um pano de fundo para o balé das balas. Isso enfraquece a promessa de verossimilhança que Bay parecia perseguir — o realismo, aqui, é muitas vezes apenas um disfarce para o espetáculo.
No elenco, os destaques são John Krasinski, numa tentativa clara de romper com sua imagem de bom moço cômico de The Office, e James Badge Dale, um veterano subestimado que confere intensidade e gravidade ao seu personagem. Krasinski, com barba cerrada e olhar carregado, tenta incorporar o trauma de um homem que perdeu a fé nas instituições e encontrou sentido apenas no vínculo com seus companheiros. Ele convence em parte, mas ainda há momentos em que a transição dramática soa superficial. Badge Dale, por sua vez, domina suas cenas com naturalidade e precisão. Há uma sequência particularmente marcante em que seu personagem, com o rosto coberto de fuligem e olhos marejados, contempla o desfecho da missão com uma mistura de frustração, cansaço e derrota silenciosa. Essa cena, talvez mais do que as sequências de ação, encapsula a alma do filme.
13 Horas também é um filme ideologicamente ambíguo. Ao evitar qualquer posicionamento político explícito, a narrativa foca exclusivamente na ação dos soldados. Isso pode ser lido como um acerto — o filme não quer ser um manifesto, mas uma crônica da sobrevivência. No entanto, ao suprimir o contexto político mais amplo, Bay corre o risco de transformar uma tragédia geopolítica em entretenimento puro, onde os vilões são genéricos e as motivações complexas são apagadas. Não há aqui uma análise crítica sobre o papel dos EUA no pós-Kadhafi, nem uma reflexão sobre as consequências da terceirização da segurança militar. É um filme que mira no real, mas evita as implicações reais.
Ainda assim, é injusto dizer que 13 Horas é apenas uma pirotecnia disfarçada. O filme possui méritos formais consideráveis. A fotografia de Dion Beebe — oscilando entre luz quente e sombras densas — é eficaz em capturar o clima de guerra urbana. A montagem, por mais nervosa que seja, consegue manter a coerência espacial dos tiroteios. E a trilha sonora de Lorne Balfe, embora discreta, contribui para a construção emocional de algumas cenas-chave. A tensão é palpável, e a sensação de urgência nunca desaparece por completo.
O momento mais emblemático talvez seja o instante em que, após horas de combate, um dos soldados olha para o céu e diz: “Estamos sozinhos.” Não é um gesto grandioso, mas é carregado de significado. É o reconhecimento de que, por trás de toda a maquinaria militar, os homens que lutam são apenas isso: homens. Vulneráveis, abandonados, e muitas vezes esquecidos por aqueles que os enviaram.
Michael Bay não renuncia totalmente aos seus vícios — a glorificação da ação, o uso emocional de bandeiras ao vento, o retrato quase mitológico dos combatentes. Mas em 13 Horas, esses elementos são atenuados por uma intenção mais honesta de retratar o horror da guerra sem camadas de verniz patriótico exacerbado. É um filme que caminha numa linha tênue entre o espetáculo e a denúncia, entre o realismo e a estilização, entre o drama e a ação. E nesse jogo de contrastes, encontra uma identidade mais madura.
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi talvez não seja o filme que transforma Michael Bay num cineasta político, mas é, com certeza, sua obra mais séria e coesa até aqui. Um filme tenso, imperfeito, por vezes contraditório — mas que, justamente por isso, merece ser debatido. Porque se há algo que o cinema de guerra deve provocar, mais do que aplausos ou repulsa, é reflexão. E nesse sentido, Bay, surpreendentemente, acerta.
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi, 2016 / Estados Unidos)
Direção: Michael Bay
Roteiro: Chuck Hogan
Com: John Krasinski, James Badge Dale, Pablo Schreiber, David Denman, Dominic Fumusa, Max Martini
Duração: 144 min.

Ari Cabral
Bacharel em Publicidade e Propaganda, profissional desde 2000, especialista em tratamento de imagem e direção de arte. Com experiência também em redes sociais, edição de vídeo e animação, fez ainda um curso de crítica cinematográfica ministrado por Pablo Villaça. Cinéfilo, aprendeu a ser notívago assistindo TV de madrugada, o único espaço para filmes legendados na TV aberta.
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
2025-05-28T08:30:00-03:00
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