A Era do Rádio
Woody Allen é um diretor que tem legiões de fãs e críticos ferrenhos. Em 45 anos de carreira, já fez quase 50 filmes, muitos sucessos absolutos como A rosa púrpura do Cairo, Hannah e suas irmãs, Noivo neurótico, noiva nervosa ou o recente Match Point. Mas, um tem um tom especial, trata-se de A Era do Rádio. Um retrato auto-biográfico de sua infância no Brooklyn dos anos 40, quando o veículo era o grande difusor de notícias, entretenimento e comunicação.
A primeira cena é uma verdadeira obra-prima. Dois ladrões entram em uma casa no momento em que um programa de rádio liga para lá. Para não fazer muito barulho, um dos invasores atende ao telefone e participa de um quiz musical. O desfecho é extremamente engraçado, irônico e inteligente.
Todo construído com recortes, narra histórias diversas que envolvem o rádio e a vida daquela comunidade judia em torno dele, relacionando, por vezes, com seus programas favoritos e as histórias de seus artistas. Woody Allen utiliza tudo com maestria, inclusive o famoso caso da transmissão de "A Guerra dos Mundos" que causou pânico nos Estados Unidos porque as pessoas acreditaram que estava mesmo acontecendo uma invasão alienígena.
Para nós, um plus especial é ver a brasileira Denise Dummont cantando em uma pequena cena a música "Tico-Tico no Fubá" em referência à Carmem Miranda. Para quem não ligou o nome a pessoa, a atriz é filha do compositor Humberto Teixeira e ajudou na construção do documentário O homem que engarrafava nuvens. A cantora portuguesa abrasileirada ainda é homenageada em uma cena hilária onde a prima e dois tios do narrador dublam “South American Way”.
O filme é uma grande homenagem ao rádio, com uma certa nostalgia já que, na década seguinte ele seria substituído em grau de importância pela televisão, mas sempre com muito humor, típico do diretor. Uma obra fundamental que pode divertir a todas as idades.
A primeira cena é uma verdadeira obra-prima. Dois ladrões entram em uma casa no momento em que um programa de rádio liga para lá. Para não fazer muito barulho, um dos invasores atende ao telefone e participa de um quiz musical. O desfecho é extremamente engraçado, irônico e inteligente.
Todo construído com recortes, narra histórias diversas que envolvem o rádio e a vida daquela comunidade judia em torno dele, relacionando, por vezes, com seus programas favoritos e as histórias de seus artistas. Woody Allen utiliza tudo com maestria, inclusive o famoso caso da transmissão de "A Guerra dos Mundos" que causou pânico nos Estados Unidos porque as pessoas acreditaram que estava mesmo acontecendo uma invasão alienígena.
Para nós, um plus especial é ver a brasileira Denise Dummont cantando em uma pequena cena a música "Tico-Tico no Fubá" em referência à Carmem Miranda. Para quem não ligou o nome a pessoa, a atriz é filha do compositor Humberto Teixeira e ajudou na construção do documentário O homem que engarrafava nuvens. A cantora portuguesa abrasileirada ainda é homenageada em uma cena hilária onde a prima e dois tios do narrador dublam “South American Way”.
O filme é uma grande homenagem ao rádio, com uma certa nostalgia já que, na década seguinte ele seria substituído em grau de importância pela televisão, mas sempre com muito humor, típico do diretor. Uma obra fundamental que pode divertir a todas as idades.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
A Era do Rádio
2010-04-27T08:42:00-03:00
Amanda Aouad
Carmem Miranda|critica|drama|Mia Farrow|Woody Allen|
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