O sexto sentido : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O sexto sentido

Haley Joel OsmentAinda no clima Avatar vs M. Night Shyamalan, percebi que não falei de seu grande filme aqui no blog. Por isso, resolvi resgatar O Sexto Sentido. Esse é daquele tipo de filme que nos marca pela coerência interna e total surpresa na revelação final. Um roteiro incrível com uma bela direção. Além das grandes interpretações de Bruce Willis e do menino Haley Joel Osment. Vou tentar não entregar os segredos do roteiro, apesar de acreditar que a grande maioria já viu, ou pelo menos conhece a verdadeira história.


Quando Shyamalan apresentou O Sexto Sentido ao mundo, algo mudou no gênero de suspense. Diversos filmes vieram "inspirados" em sua narrativa. Os Outros, O mistério da Libélula e Passageiros são apenas alguns exemplos. E seria injusto enquadrar o longametragem do indiano apenas como suspense, pois trata-se de um drama humano, familiar intenso. Com uma carga emocional magistral. Um psiquiatra infantil e seu trauma, não conseguiu curar um paciente que dizia ouvir o mundo invisível. Um novo garoto e sua chance de redenção. Ele tem um segredo e vive amedrontado. Sua mãe dedicada não consegue ajudá-lo, pois não compreende o seu drama.

O Sexto SentidoO filme já começa sacudindo o espectador da cadeira. Dr. Malcolm Crowe e sua esposa Anna chegam em casa após um evento onde o médico é homenageado e são surpreendidos por um homem atormentado. Ele acusa Malcolm de não o ter ajudado e atira nele. Suspense, não sabemos o que irá acontecer. O filme avança para um ano depois do fato, e vemos o mesmo Malcolm, totalmente recuperado, estudando o caso do garotinho Cole. Começa a relação de médico e paciente que inevitavelmente passa pela identificação e cumplicidade múltipla. Cole, então, lhe revela seu segredo: Eu vejo pessoas mortas e elas às vezes não sabem que já morreram.


Para nós, espectadores, isso não é exatamente um segredo, afinal, desde o princípio vemos Cole temendo o invisível. Mas, na verdade Shyamalan nos dava ali a primeira pista do seu segredo. Quem viu ou sabe o final, vai entender. Todas as pistas são sutis, estão nas entrelinhas, são sugeridas e quando finalmente é revelado em sua cena final, faz absolutamente todo o sentido. Revendo, podemos perceber todos os detalhes que o diretor / roteirista construiu, tornando lógico o que parecia ilógico. Não há falhas nesse processo, tudo é perfeitamente explicado.E olha que já vi várias vezes para analisar cada cena.

O Sexto SentidoA direção nos surpreende também, na construção de seu ponto de vista, sempre enquadrando câmeras subjetivas do invisíveis que nos dão a sensação de espíritos observando os personagens. Os movimentos de câmera, os enquadramentos, a montagem de cenas, privilegiam o drama exposto naquela história instigante, não caem no fácil terror puro, o que torna tudo ainda mais rico. A trilha sonora ajuda no clima e nos deixa colados aos protagonistas. Tudo muito bem orquestrado. As interpretações também são todas emocionantes, desde os já citados Bruce Willis e Haley Joel Osment, a Toni Collette ou mesmo Olívia Willians que pouco aparece, mas tem cenas fundamentais.

Tudo está em seu perfeito lugar em O Sexto Sentido, nos envolvendo em uma história emocionante que traz no impacto do seu final uma reviravolta nas crenças de muitos telespectadores. É belo, instigante e, de certa forma, revolucionário. Esse foi o problema de Shyamalan. Estrear para o grande público com sua obra-prima é cruel. Difícil de sustentar tanta expectativa de superação. Um filme obrigatório para qualquer cinéfilo.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.