Wall Street : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Wall Street

Michael DouglasEm 1987, Oliver Stone nos brindou com um filme sobre os bastidores do mundo econômico de Wall Street. Ainda não tínhamos Advogado do Diabo ou O Diabo Veste Prada, então, este foi o melhor exemplar da lógica capitalista, quase sempre cruel e sem escrúpulos. “Greed is Good”, definiu o personagem de Michael Douglas ("A ganância é boa", em tradução literal). Como em breve, o mesmo diretor e o mesmo ator voltam a tela com a continuação desse clássico, resolvi resgatá-lo aqui.

"O dinheiro nunca dorme" é o subtítulo da continuação, tirado de outra frase de Gordon Gekko no primeiro filme e que define bem a história que Oliver Stone e o roteirista Stanley Weiser criaram. Bud Fox, em um belo trabalho de Charlie Sheen, é um jovem corretor de ações que quer subir na vida. Para isso, se aproxima do empresário Gordon Gekko, um homem que vive do jogo pesado em ações. Para impressioná-lo, Fox aceita seguir por caminhos escusos da espionagem industrial, arriscando não apenas sua carreira como também sua consciência.

Charlie SheenO filme é uma construção rara que consegue envolver mesmo aqueles que não entendem absolutamente nada de ações e das regras de Wall Street. O jogo maior é da ética, a vida e o sistema em que vivemos. A ponto de nos fazer vibrar com aqueles números verdes subindo ou descendo. O dinheiro é o objetivo, não importa o que você faz, nem como faz. Acumular é a regra do jogo, vencer por cada centavo. A Bíblia de Gekko é A Arte da Guerra de Sun Tzu. Com este aprendizado, ele encara o mercado econômico e passa suas regras para Fox. Em dado momento, o rapaz sufocado pela ganância pergunta: O que é o bastante? Quantos iates ainda quer comprar? Gekko não responde, pois não há um limite. Quanto mais se tem, mais se quer e mais difícil é viver sem o dinheiro.

A atuação de Michael Douglas é magistral, não por acaso ele ganhou o Oscar por esse papel. Gordon Gekko é aquele homem frio, sem escrúpulos, que não vacila em seus objetivos. Não tem pena de passar por cima nem da própria mãe. Pela insistência e ousadia de Fox, ele resolve ajudar o rapaz a entrar em seu mundo, mas nem por isso irá passar a mão em sua cabeça. Ele não sabe o que são sentimentos, não tem ilusão em nenhum relacionamento. Provavelmente só vê cifras à sua frente. Isso torna o jogo mais instigante, pois parece impossível dobrá-lo.

Cartaz Wall StreetA direção de Oliver Stone é um primor. Ele brinca com os enquadramentos e com as metáforas. Tem uma cena linda, quando as ações de determinada empresa caem e Fox está desolado olhando os números. A câmera para na mesa de computador a sua frente, e enquadra um bonequinho ensanguentado, tendo o personagem ao fundo, com a mão no queixo. A subjetiva de Fox quando ele começa a espionar empresas também é bastante feliz, dando algum suspense e só revelando o personagem quando ele é visto por outros. São esses detalhes que fazem o diretor nos contar uma história instigante. A trilha sonora também é muito boa e ainda tem um brinde para os brasileiros ao ouvir os acordes de Tom Jobim na casa de Gekko.

Pode não ser uma obra-prima como Platoon, mas Wall Street - Poder e Cobiça é um belo exemplar de filmes sobre o mundo empresarial, o capitalismo selvagem e a forma como as pessoas esquecem seus valores em nome de bens tão frívolos como o dinheiro e o poder. Após revê-lo, começo a ficar ansiosa pela continuação, até pela razão do próprio diretor que disse ter resolvido fazer esse filme, porque, infelizmente, a realidade da bolsa de valores não mudou. Esperemos 24 de setembro.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.