As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne

As Aventuras de Tintim - O Segredo do LicorneCriado pelo belga Hergé, em 1929, o jornalista metido a detetive, Tintim é o herói de muita gente. Dos quadrinhos para o desenho animado foi um pulo, tanto a série da televisão como alguns longametragens, mas faltava uma aventura digna para a grande tela. Assim, Steven Spielberg uniu-se a Peter Jackson para nos brindar com uma das técnicas mais impressionantes de animação 3D. Tudo em As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne é bem realizado, nos mínimos detalhes. Pena que o roteiro a três mãos não atingiu o mesmo primor, ainda que seja bastante fiel à obra original.

As Aventuras de Tintim - O Segredo do LicorneO roteiro mistura elementos de três aventuras de Tintim: Os Caranguejos das Tenazes de Ouro, O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham, O Terrível. No filme, o jovem jornalista começa a se envolver em um mistério ao comprar uma réplica de um antigo navio. Parece que todos querem aquele artefato, mas Tintim insiste em levá-lo para casa. Por isso, seu apartamento será roubado, sua carteira afanada e ele ainda será sequestrado, entrando de vez na aventura que envolve um segredo do antigo navio Licorne, um tesouro perdido e um homem misterioso, Sakharine. É nessa aventura também que Tintim conhecerá o Capitão Haddock, seu amigo de diversas aventuras, ao lado do seu inseparável cãozinho Milu. E claro, não poderia faltar os atrapalhados investigadores Dupont e Dupond.

As Aventuras de Tintim - O Segredo do LicorneApesar de se manter fiel a obra original, o roteiro acaba sendo o único senão para As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne entrar para o hall de obras primas da animação cinematográfica. Com diálogos extremamente infantis, costuras frouxas e excesso de cenas pastelão, a narrativa pode até mesmo cansar alguns. Mas, não deixa de ter um certo brilho em tom de aventura. Quando critico o roteiro, não quer dizer que ele seja ruim, apenas frágil, confuso até, e com potencial para muito mais. E principalmente, não fica a altura da técnica exposta por Steven Spielberg e Peter Jackson em tela.

As Aventuras de Tintim - O Segredo do LicorneA começar, esta não é uma animação comum, mas criada a partir de captura de movimento (motion capture - mocap). Ou seja, os atores não apenas emprestaram as vozes para os desenhos, mas toda a sua interpretação corporal e expressões faciais. O resultado na mão desses dois gênios é incrível. Os bonecos parecem reais, nos convencem e encantam. Há movimentos realistas, há brilho nos olhos dos personagens. Aliás, toda a construção de cenário, objetos de cena e figurino também é impressionante. Fora o jogo de profundidade dentro de tela, não apenas pela tecnologia de projeção em 3D, mas por todos os cuidados de organização de cena e enquadramentos que Spielberg imprime ao filme.

As Aventuras de Tintim - O Segredo do LicorneO diretor de clássicos, como E.T., demonstra aqui todo seu talento na construção de detalhes. Há montagens de cenas incríveis como os dois personagens diminuindo e um pé chegando para pisar em uma poça, dando além de um ótimo efeito visual, um significado a mais do inimigo pisoteando os heróis perdidos. Ou quando uma mão se abre e um novo cenário surge. Isso sem falar na montagem em paralelo do flashback com a alucinação do Capitão Haddock, sempre construída de forma criativa e engraçada.

Outro ponto positivo no filme é a sequência de abertura em 2D, dando um resumo do personagem e ambientando o público no ambiente retratado. Isso sem falar na trilha sonora muito bem empregada de John Williams. Tintim, de fato, ganha vida aqui, e é homenageado em diversos aspectos e detalhes, como quando o retratista mostra para ele o desenho que acabou de fazer e é exatamente um desenho de Hergé. Isso sem falar na clássica imagem dele e Milu correndo com uma luz ao fundo. São vários detalhes que os fãs vão adorar observar e descobrir.

Então, Steven Spielberg construiu seu filme para agradar a todos. Apesar das falhas no roteiro, As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne é um belo filme. Admirável em vários aspectos e diversão garantida para todos, principalmente para os fãs do jovem jornalista.


As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn): 2012 / Bélgica, Nova Zelândia, Estados Unidos)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish
Com: Jamie Bell, Daniel Craig, Andy Serkis, Nick Frost.
Duração: 107 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.