Os Infratores : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Infratores

Os InfratoresA Lei Seca nos Estados Unidos criou lendas que perduram até hoje, tanto que já gerou diversos filmes de gangsters. Os Infratores baseia-se no livro de Matt Bondurant para contar a história dos irmãos Bondurant que fabricavam e contrabandeavam bebidas alcoólicas no estado da Virginia.

O líder deles era Forrest em mais uma boa performance de Tom Hardy, mas é no personagem de Shia LaBeouf, o caçula Jack, que a trama se concentra. Ele é aquele garoto que quer provar o seu valor, mas sempre acaba criando confusões. Sua persistência, no entanto, acaba gerando bons momentos. Apesar de foras da lei, os irmãos possuem o respeito da região por manterem uma atitude relativamente íntegra, usando de violência apenas em casos extremos de defesa pessoal. Enquanto que o representante do governo, Charlie Rakes, o personagem de Guy Pearce, é o verdadeiro bandido, sem escrúpulos.

Os InfratoresA tensão está nessa inversão de papéis, onde os ditos bandidos são os heróis pelos quais torcemos, enquanto que o dito herói é um bandido repulsivo. O jogo de gato e rato, fica, então, mais eletrizante. John Hillcoat consegue imprimir um ritmo envolvente, ainda que sem uma mão autoral. Os Infratores é apenas mais um filme de gangsters realista, com muita violência explícita e bem realizado. Mas, não chega a empolgar em nenhum momento, com cenas memoráveis a exemplos de Os Intocáveis, por exemplo.

Os InfratoresÉ interessante, no entanto, a forma como Hillcoat valoriza a lenda dos irmãos Bondurant. A população acredita que eles sejam imortais e que nada possa atingi-los. E essa visão é reforçada, principalmente, pelos acontecimentos com o personagem Forrest. Seja nas lutas em que se envolve, derrotando os adversários com socos rápidos, ou questões mais sérias que são quase impossíveis. E o filme ainda brinca com isso, quando a situação vai sendo contada cada vez de uma forma mais fantasiosa, até que ele mesmo reconhece que também acreditou no fato.

Os InfratoresA humanização da família vem através de Jack, não apenas por ser aparentemente o mais frágil, mais por ser o que mais demonstra suas emoções. Ele começa apenas como o motorista dos irmãos, sem se envolver nos negócios, e vai crescendo aos poucos. Ele é quem se apaixona e tem que procurar a moça. Ele é quem tem um amigo inseparável. Ele é que demonstra fraqueza. Ele é quem não desiste nunca. Então, sua transformação é a mais esperada da trajetória. E apesar de clichê, não deixa de ser interessante.

O único problema dessa humanização toda é a aproximação excessiva com as comédias românticas quando se trata do romance de Jack com Bertha Minnix, personagem de Mia Wasikowska. Seja em incidentes como no culto de lava pés, passeando no bosque ou tirando fotografias. E a trilha sonora desses momentos ajudam nesse incômodo. Mas, aqui, pelo menos as músicas românticas combinam, ao contrário da música colocada na cena chave do personagem Tom Hardy.

Os Infratores é, então, um bom filme de gangsters. Morno, mas bem realizado, com bons momentos e boas atuações. Não é o filme definitivo da época, nem precisava ser, mas é um bom retrato da época da Lei Seca e seus desdobramentos fora do já visto e revisto em Chicago.


Os Infratores (Lawless, 2012 / EUA)
Direção: John Hillcoat
Roteiro: Nick Cave
Com: Tom Hardy, Shia LaBeouf, Guy Pearce, Jason Clarke, Gary Oldman, Jessica Chastain e Mia Wasikowska
Duração: 116 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.