A Vida Secreta de Walter Mitty : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Vida Secreta de Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter MittyBaseado no conto de James Thurber, que também já foi inspiração para o clássico O Homem de 8 Vidas (1947), A Vida Secreta de Walter Mitty é o filme mais consistente da tímida carreira de diretor de Ben Stiller (Trovão Tropical). Porém, por não saber dosar o drama e a comédia, acaba sendo menos interessante do que poderia.

Walter Mitty é um homem tímido e introspectivo que trabalha na seção de negativos da Revista Life. Porém, ele vive sonhando acordado com as aventuras mais mirabolantes, onde é sempre um herói destemido. Sua vida está prestes a viver uma reviravolta, no entanto. A Revista onde passou a sua vida trabalhando irá fechar a parte de impressão, migrando totalmente para a versão online e quando o negativo daquela que seria a capa da última edição some, ele terá que embarcar em uma aventura real para dar sentido a sua vida.

A Vida Secreta de Walter Mitty
Definitivamente, é uma história com potencial, e possui um humor e leveza que nos fazem criar empatia com o tímido Walter. Embarcamos junto com ele em suas imaginações divertidas e exageradas. Aprendemos a nos solidarizar com seus temores. Porém, quando o sonho vira realidade, tudo fica irreal demais. É pouco crível que em tão pouco tempo, ele faça algumas coisas como escalar o Monte Everest praticamente sozinho, por exemplo. Uma coisa é perder o medo e embarcar em aventuras, outra é se tornar um Rambo de uma noite para o dia.

De qualquer maneira, este caminho tortuoso acaba ajudando a nos afastar de outro plot frágil que vinha sendo construído na empresa. O velho clichê do chefe novato babaca que pega no pé do nosso protagonista. Há um tom de exagero também nisso. O personagem de Adam Scott simplesmente escolhe Walter Mitty para Cristo, perseguindo-o e expondo-o ao ridículo inúmeras vezes de maneira gratuita. Nem cabe à postura de um profissional que foi contratado para fazer a transição de uma maneira menos dolorosa para os funcionários.

A Vida Secreta de Walter MittyJá o personagem de Sean Penn, apesar de exótico e quase absurdo, é interessante. É quase um folclore, mas funciona diante da mística criada. É mais fácil acreditarmos no que o vemos fazer próximo a um vulcão do que na maioria das aventuras de Walter. Porém, nada é muito trabalhado, porque o filme não parece definir o seu tom predominante. Ao mesmo tempo que parece buscar uma atmosfera realista, traz esses toques surreais, que também envolvem o certo atendente de um site de relacionamentos.

Diante das aventuras, da realidade, da mística, da fantasia, A Vida Secreta de Walter Mitty ainda arruma tempo para um plot amoroso. Cheryl Melhoff, vivida por Kristen Wiig, é uma funcionária recente da Revista que encanta Walter. Mas ele não tem coragem de se declarar, preferindo procurá-la em um site de paqueras que nunca dá certo. A sub-trama acaba sendo pouco desenvolvida, tornando-se apenas um estepe para algumas situações e piadas, ajudando a resumir os sentimentos de Walter.

A sensação final que fica é de que A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme cheio de boas intenções, mas que esbarra em uma falta de foco, ou tentativa de atingir a todos. O filme não fica crível, nos coloca e tira da trama a todo momento, raciocinando sobre algumas situações, mas que tem também ótimos momentos. Daqueles filmes que ficam no meio do caminho.



A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, 2013 / EUA)
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Com: Ben Stiller, Kristen Wiig, Adam Scott, Shirley MacLaine
Duração: 114 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.