O Enigma do Horizonte : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Enigma do Horizonte

O Enigma do Horizonte - filme

Paul W.S. Anderson não é um diretor muito bem visto por fãs de algumas franquias. Para muitos, é o responsável por "destruir" Resident Evil nos cinemas. Para outros, foi o diretor capaz de tocar Alien vs Predador que, de certa maneira, irritou fãs das duas séries. De qualquer forma, ele consegue bons resultados em tela, e O Enigma do Horizonte acaba sendo um deles.

Na trama, uma equipe de astronautas precisa ir até a órbita de Netuno para resgatar a nave Event Horizon que estava há muito tempo desaparecida e alguns acreditavam ter explodido no espaço. Mas, a bordo dela, eles vão perceber que algo muito pior que uma explosão aconteceu ali.

O Enigma do Horizonte - filmeDe certa maneira, a estrutura do roteiro lembra muito Alien, o oitavo passageiro. Só que o oitavo aqui é o próprio Dr. William Weir, interpretado por Sam Neill, o homem que inventou a nave Event Horizon e fará de tudo para protegê-la da tripulação assustada com os acontecimentos. O fato de estarem ali, presos em uma nave no espaço, cria o clima de terror e perigo iminente.

Há um certo fundo científico, mas não podemos dizer que O Enigma do Horizonte seja exatamente uma ficção científica. A nave possui um núcleo que consegue dobrar o tempo e espaço, fazendo a nave saltar distâncias e chegar a destinos antes não possíveis. Porém, isso é quase a desculpa para a trama existir. O que temos mesmo é um filme de suspense, onde pessoas correm perigo em um local fechado.

O Enigma do Horizonte - filmeE, nesse ponto, o filme consegue ser bem sucedido. Ainda que com clichês e um desenvolvimento que força um pouco as situações, principalmente pela evolução da personalidade do Dr. Weir. Apesar disso, ele consegue criar uma boa tensão e nos envolver no drama das personagens que também conseguem criar algum carisma. Principalmente o Capitão Miller, vivido por Laurence Fishburne.

O Enigma do Horizonte - filmeAliás, a atuação de Laurence Fishburne e Sam Neill são o ponto alto do filme. Ambos conseguem nos passar emoção e convencer com suas nuanças. Os demais atores também não estão ruins em tela e conseguem segurar a história, ainda que algumas sub-tramas também incomodem e se tornem quase inverossímeis como no caso da médica e seu filho.

A própria premissa do buraco negro e da força maior que rege as situações ali podem ser consideradas extremamente forçadas. É uma temática muito comum no final dos anos noventa, o medo dos caminhos da ciência. A pretensão do homem de querer mudar as leis naturais das coisas e brincar de Deus. É como se, por ousar ir além, o homem precisasse ser punido, pois mexeu com algo que não entende. Tudo isso acaba se tornando tolo, principalmente aos olhos atuais.

De qualquer maneira, o filme não tem a pretensão de ser um 2001, nem mesmo um Alien. Não parece querer marcar a história e o gênero. Apenas busca uma trama envolvente para um entretenimento pontual. É bom também se divertir com ele.


O Enigma do Horizonte (Event Horizon, 1997 / EUA)
Direção: Paul W.S. Anderson
Roteiro: Philip Eisner
Com: Laurence Fishburne, Sam Neill, Kathleen Quinlan, Joely Richardson, Richard T. Jones, Jack Noseworthy, Jason Isaacs, Sean Pertwee
Duração: 96 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.